quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Ciep 099 completa 25 anos com festa

A Secretária Municipal de Educação, Dilceia Quintela, participou nesta terça-feira, dia 30, das festividades de 25 anos do Ciep 099- Bolivard Gomes de Assumpção, no bairro Carmari. A unidade escolar, que foi municipalizada no ano de 2009, tem 900 alunos da educação infantil ao 9º e festejou o jubileu de prata durante o mês de agosto com atividades que envolveram alunos e a comunidade, que aprendeu a história da escola, além de participarem de oficinas de cinema e de palestras sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e violência doméstica.

No encerramento das festividades, na manhã desta terça-feira, os estudantes do primeiro turno e do segundo turno apresentaram coreografias baseadas nas músicas “Capeão” e “Eu sem Você” em homenagem ao CIEP, cuja atual diretora, Ana Claudia Martins, está na unidade escolar há 21 anos, dos quais dois anos como diretora.

“Trago um abraço em nome da prefeita Sheila Gama que não pôde estar aqui. Estamos fazendo um esforço para negociar com a Cedae a melhoria do abastecimento de água aqui para o bairro. Este é um problema que afeta outros lugares”, explicou Dilceia, já que o Ciep sofre constantes faltas d’água.

Quem também assistiu a festividade foi à secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Semdpdef), Daniela Marques da Silva Cardoso, que se colocou a disposição das famílias que têm filhos com necessidades especiais. A Semdpdef funciona no 1º andar, no prédio da Prefeitura, na Rua Athaíde Pimenta de Moraes, 528.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Alunos de Nova Iguaçu fazem simulados para a Prova Brasil

Com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu na Prova Brasil, as unidades educacionais desenvolveram projetos voltados à melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O projeto passa por simulados, aulas especiais de português, matemática e oficinas de aprendizagem e controle de freqüência. Na cidade, participarão aproximadamente 12 mil estudantes da rede municipal.

A Prova Brasil acontecerá entre os dias 7 e 18 de novembro com a participação de todas as escolas com 20 ou mais estudantes matriculados no quinto ano (quarta série) e no nono ano (oitava série) do ensino fundamental localizadas nas zonas urbana e rural.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) aplicará as provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil. As avaliações vão aferir o conhecimento de estudantes brasileiros em matemática, com foco em resolução de problemas e língua portuguesa com ênfase em leitura.

Já para a amostra do Saeb serão avaliadas as escolas que tenham de dez a 19 alunos matriculados no quinto ano e no nono ano do ensino fundamental regular público, e os estabelecimentos de ensino com dez ou mais estudantes no quinto ano e no nono ano do ensino fundamental regular da rede privada. As escolas com dez ou mais estudantes na terceira série do ensino médio regular das redes pública e privada também participarão da amostra.

Os resultados obtidos nas avaliações serão usados no cálculo das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de cada unidade escolar pública, município, unidade da federação e país.

Profissionais da rede participam de formação do programa Procel

Profissionais da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu participaram nesta quinta-feira, dia 25, na Escola Municipal Monteiro Lobato, Centro, do curso "Procel nas Escolas". O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e a Light. A finalidade da formação é conscientizá-los para a importância de um consumo de energia consciente.

O curso é dividido em três módulos, totalizando 12 horas. No encontro realizado nesta quinta-feira, o tema tratado foi "O Panorama Energético Brasileiro". Nele, coordenadores de aprendizagem e professores participaram do primeiro módulo da formação, através de debate, leitura de textos e questionamentos sobre energia e eletricidade.

Segundo o secretário adjunto pedagógico, José Reginaldo Bastos da Cruz, o curso tem como objetivo levar a professores e alunos informações e reflexões significativas sobre produção e consumo de eletricidade. "Esta formação possibilita que os nossos professores tenham conhecimento da preservação do meio ambiente na utilização de recursos e, consequentemente, passar para os nossos estudantes", falou o secretário.

De acordo com a coordenadora do Cima (Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente), Mara Rosa, as 70 escolas da rede municipal que estão cadastradas no programa receberão DVDs, jogos educativos, livro do professor e livros do infantil ao ensino médio fornecido gratuitamente pelo Cima e pela Light. "O foco é a formação de consumidores conscientes em eletricidade, combatendo o desperdício e contribuindo para cuidar do meio ambiente e diminuir a conta de luz da família", disse Mara Rosa.

Para a professora Denise Nascimento, da Escola Municipal Francisco de Oliveira, essa formação está sendo muito importante. "Participar dessa formação me faz refletir sobre como evitar o desperdício e pretendo passar para os meus alunos essa conscientização" explicou a professora. Todos os participantes receberão um certificado expedido pela Semed e Light.

O próximo encontro será na terça-feira, dia 30, no mesmo local, onde os profissionais participarão de oficina coletiva de conceitos ambientais e energéticos e a leitura do livro do professor para esclarecer a metodologia do Programa de Educação Ambiental. O último módulo será realizado no dia 1º de setembro, quando será realizada a oficina "Reciclando Atitudes".

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Jovens e crianças participam da 2ª Gincana da Apae em Nova Iguaçu

Mais de 400 crianças e jovens portadores de necessidades especiais participaram da 2ª Gincana das Pessoas com Deficiência de Nova Iguaçu nesta quarta-feira, dia 24. O evento faz parte Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que teve início no último sábado, dia 20, e foi organizado pelas secretarias municipais de Educação, Esporte e Lazer e do Direito da Pessoa com Deficiência. Os jovens atletas vibraram com os jogos de hóquei sobre o piso, basquete, atletismo, tênis de mesa e skate, além de participarem de oficina de arte terapia, oferecido pela Semed.

Para a secretária de Educação, Dilceia Quintela, a gincana representa um momento de integração entre secretarias municipais de Educação, Esporte e Lazer e do Direito da Pessoa com Deficiência e a concretização do processo de inclusão de crianças com necessidades especiais. "A secretaria tem se esforçado em promover a inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas. Atualmente, a rede municipal de ensino de possui mais de 600 estudantes com algum tipo de necessidade especial", afirmou Dilceia, acrescentando que isso mostra a preocupação da prefeita Sheila Gama em garantir o acesso à educação para todos.

Mãe da jovem Jessie Vasconcelos, de 16 anos, a dona-de-casa Naraci Vasconcelos comoveu-se ao ver sua filha participando das competições. Ela lembrou dos momentos difíceis que passou e das vitórias alcançadas. "Desde que ela nasceu toda a família sofreu, mas conseguimos dar a volta por cima. Este evento mostra que os portadores de necessidades podem ser incluídos na sociedade", disse, frisando também que deveriam existir outros encontros como este.

O pequeno Isaac Antônio da Silva, de 5 anos, gostou muito da gincana. Estudante do Centro de Educação Especial Paul Harris, o menino participou de várias competições. "Fiquei feliz quando soube que viria para cá. Participei de corrida, da capoeira e do paraquedas", afirmou Isaac, que mostrou com orgulho as medalhas que recebeu nas competições.

Estiveram presentes na gincana os alunos da Vila Olímpica, do Centro Integrado de Educação Especial Castorina Faria Lima- Ciesp, da Apae de Nova Iguaçu e do Rio de Janeiro, os estudantes do Centro de Educação Especial Paul Harris e das salas de recursos, como os das Escolas Municipais Luis de Lemos, Dom Adriano Hipólito, Murilo Costa, Souza e Mello, José Fróes Machado, Julio Rabelo, Monteiro Lobato, Darcílio Ayres Raunheitti, Kerma Moreira Franco, Althair Pimenta de Moraes, Profesora Enilza B. dos Santos Chiconelli, Aymée Carreiro Figueiredo e Ciep 071 – Maximiano Ribeiro da Silva.

A Secretaria Municipal de Saúde contribuiu com serviços como vacinação e saúde bucal e a do Direito da Pessoa com Deficiência realizou cadastro de pessoas que possuem algum tipo de necessidade especial.

Estudantes também participaram de oficina

Ao mesmo tempo em que aconteciam as competições, os pequenos participaram da oficina de arte terapia, realizado pela equipe de Educação Especial da Semed. Os estudantes fizeram a montagem de um mamulengo, espécie de fantoche feito com isopor e retalhos de pano e montaram uma história com ele. Segundo Márcia Carvalho, coordenadora da equipe, "O objetivo desta oficina é despertar a criatividade, o desenvolvimento sócio afetivo, cognitivo e a coordenação motora", explicou Márcia.

Secretário destaca inclusão social

Da arquibancada, torcendo pelo time de futsal da Vila Olímpica, o secretário Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Fausto Azevedo, destacou a importância do esporte para a inclusão social. "Em nome da prefeita Sheila Gama, a Semel se sente honrada em participar deste dia, deste momento de alegria ", ressaltou.

Moradora do bairro Corumbá, Marilene Nascimento Melo, levou o filho Marlon, de 5 anos, para participar pela primeira vez da gincana e aprovou o resultado. "Estas atividades são muito importantes para incentivar estas pessoas. Muitos acham que eles não são capazes e este evento prova o contrário. Ano que vem estarei aqui de novo", concluiu.

Cadastro

A secretária Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Semdpdef), Daniela Marques, creditou o sucesso do evento ao trabalho da comissão organizadora. Ela aproveitou a ocasião para convidar os participantes a auxiliarem na elaboração do banco de dados de identificação dos portadores de necessidades especiais de Nova Iguaçu. "Contamos com um banco de dados para cadastrar pessoas com deficiências e encaminhá-las aos setores de trabalho, pois a demanda é muito grande por parte das empresas", disse. Para participar, basta entrar em contato pelo endereço semdpdef.ni@gmail.com ou ligar para a Secretaria, no telefone 2667-7649.

Programação

Amanhã, quinta-feira, ainda dentro das atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, o auditório Silvio Coelho, na Firjan, sediará mais um encontro. A partir das 9h, serão discutidos os Direitos das Pessoas com Deficiência. A programação completa da Semana pode ser encontrada no site www.novaiguacu.rj.gov.br.

Profissionais de educação participam de formação em alfabetização

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com a Faculdade Estadual da Baixada Fluminense (FEBEF/UERJ), realiza nesta quinta-feira, 25 de agosto,das 8h às 11h 30m, na Primeira Igreja Batista de Nova Iguaçu, uma formação em alfabetização para cerca de 100 profissionais, entre orientadores educacionais e coordenadores políticos pedagógicos.

A formação é voltada para os professores e orientadores pedagógicos com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento desses profissionais que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental e contribuir para melhorar a alfabetização e letramento doa alunos. De acordo com a assessoria de formação da Semed, a formação será baseada na implantação do ensino fundamental de nove anos na Baixada Fluminense.

O tema da palestra será “Letrar e Alfabetizar construindo o sucesso escolar” ministrada pelo professor, Ivanildo Amaro de Araújo, professor da UERJ.

Todos os professores que participarem da formação receberão um certificado com carga horária de 120 horas. O documento será expedido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

A Igreja Batista fica Localizada à Rua Coronel Francisco Soares, nº. 472, Centro

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Garantia dos direitos universais é tema dos desfiles cívicos em Nova Iguaçu


“Nova Iguaçu na garantia dos direitos universais: Inclusão, Diversidade e Cidadania” é o tema dos desfiles cívicos que começam no dia 1º de setembro. A abertura será feita pela prefeita Sheila Gama, às 9h, no Paço Municipal com a presença de alunos das 125 escolas da rede municipal. A escolha do tema é uma forma de chamar a atenção para a importância da garantia do acesso à educação, saúde e outros direitos. A comemoração da Semana da Pátria acontecerá em todas a cidade até o dia 7 de setembro, com encerramento na Via Light.

Segundo a secretária Municipal de Educação, Dilceia Quintela, o tema mostra a preocupação da prefeita Sheila Gama em garantir o direito à cidadania, a inclusão e a diversidade dos moradores da cidade. “Atualmente, cerca de 600 estudantes com necessidades especiais estão incluídos em turmas regulares na rede municipal de ensino”, afirmou Dilceia.

Vale lembrar, que recentemente a prefeita criou a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e assinou decreto garantindo a reserva de 20% das vagas em concursos públicos para afrodescendentes e indígenas, sendo o primeiro município do estado a adotar o sistema de cotas para o preenchimento de cargos públicos.

A escolha do tema foi feita pela Comissão Organizadora do Desfile, composta pelas Secretarias Municipais de Educação, Comunicação, Governo, Trânsito e Serviços Públicos, Assistência Social e Prevenção à Violência Saúde, Cultura e Turismo, Cidade, Esporte e Lazer, Defesa Civil, Empresa de Limpeza Urbana (EMLURB), Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (Codeni) e a Metropolitana I.

Desfiles espalhados por toda a cidade

Os desfiles começam em Miguel Couto, com início às 14h do dia 1º de setembro, na Rua Professora Marli Pereira Carvalho. Já no dia 2, será a vez dos alunos do KM 32, às 8h, na Alameda São Bernardo (Praça do KM 32) e Cabuçu, a partir das 14h, na Rua Severino Pereira. No terceiro dia de desfile, será a vez de Vila de Cava, às 8h, na Rua Muniz Barreto e Tinguá, às 14h, na Praça de Tinguá.

No dia 5, Posse e Rancho Novo receberão os desfiles, sendo a primeira na Rua Gama, às 8h, e a segunda na Rua Luiz Sobral, às 14h. Já no dia 6, Comendador Soares e Austin recebem a parada cívica, às 8h e às 14h. Em Comendador Soares, o desfile começa às 8h, na Rua Tomás Fonseca e em Austin, às 14h, na Rua Felipe Salomão. O último dia de desfile, no dia 7 de setembro, será na Via Light, com alunos do Centro e tem início para às 8h.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Dia do Folclore é comemorado por escolas municipais


Com intuito de celebrar o Dia do Folclore, comemorado nesta segunda-feira, dia 22, e também resgatar a cultura do país, as Escolas Municipais França Carvalho, Professora Izabel dos Santos Soares Mello e Professora Lúcia Vianna Capelli preparam várias festividades para a data. As unidades realizarão exposições culturais, de lendas, cantigas, danças e pratos típicos das cinco regiões brasileiras para alunos e comunidade. As festividades acontecerão entre os dias 22 a 26 de agosto, exceto o França Carvalho, que será no dia 24 de setembro.

A Escola Municipal Professora Izabel dos Santos Soares Mello, no bairro Caonze, realizará as festividades entre os dias 22 e 31. Os estudantes vão participar de cantigas de roda, adivinhações, teatro, provérbios e brincadeiras folclóricas. “Cada região brasileira tem sua peculiaridade, tentaremos mostrar isso através das comidas, das músicas”, explicou Tatiana Lopes Nogueira, coordenadora político-pedagógica (CPP) da unidade.

Ainda de acordo com Tatiana, o evento será aberto para toda a comunidade . Durante as comemorações serão servidas comidas típicas de cada região do país, como angu a baiana, comida típica da região sudeste, feijão tropeiro, de Minas Gerais, feijoada, do Rio de Janeiro, churrasco, de origem gaúcha e peixe com pirão e arroz, da região Centro-Oeste.

Outra unidade que comemora o dia do folclore é a Escola Municipal Professora Lúcia Vianna Capelli (Iguaçu Velho). De acordo com Gilcleide Bernardo, coordenadora de aprendizagem, a unidade está fazendo, já há alguns dias, a exposição de um mural, confeccionado pelos estudantes, abordando temas do folclore brasileiro, como as lendas, do Saci Pererê, da mula- sem- cabeça e a do boitatá.

Na Escola Municipal França Carvalho (Prata), haverá mostras culturais de cada região do Brasil. A unidade mostrará danças, comidas, vestuário e lendas, dando ênfase à diversidade cultural. “A finalidade é fazer com que os alunos reconheçam a importância da cultura e, principalmente, da diversidade cultural. E nada mais adequado que a semana do folclore para que esse debate entre em cena”, afirmou a orientadora pedagógica, Kátia França.

Profissionais de Educação Infantil e Especial participam de formação

Cerca de 20 profissionais, entre coordenadores político-pedagógicos (CPPs) e agentes pedagógicos de educação especial (Apedes) compareceram ao encontro de formação continuada da Educação Infantil, realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (Semed) nesta segunda-feira, dia 22, na 1ª Igreja Batista de Nova Iguaçu. O tema da reunião foi “Desenho na educação infantil”.

Os encontros acontecem mensalmente e têm como objetivo tornar possível uma maior aproximação entre as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e as equipes de Educação Infantil e Especial. Segundo Isabela Pereira Lopes, da equipe de Educação Infantil da Semed, estes encontros facilitam a compreensão sobre os efeitos da pedagogia no aluno. “Através desses desenhos feitos podemos entender melhor como o aluno se sente quando o pedimos para fazer algo, se sente incentivado e desafiado a criar ou não”, disse Isabela.

A formação foi realizada em formato de dinâmicas e teve como palestrante a professora Helena Barreto, que atua na sala de recursos da Escola Municipal Heitor Dantas. Em relação à dinâmica, Helena explica que este método promove o incentivo à criatividade. “Às vezes, em lugar de incentivá-la, acabamos com ela quando, por exemplo, pedimos desenhos com certo padrão”, afirmou a palestrante.

A coordenadora político-pedagógica da EMEI Bom Pastor, Patrícia do Vabo, gostou de participar da formação. “Nós fizemos desenhos aleatórios, depois a Helena pediu para que, em grupos de três, contássemos uma história baseada no que desenhamos. Foi muito bacana”, contou a coordenadora.

Ainda de acordo com Isabela, os encontros têm caráter disseminador. “É uma oportunidade para realizarmos a troca de experiências entre os profissionais, pois cada unidade escolar tem uma realidade diferente”, afirma Isabela.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Professores participam de seminário sobre Educação no Campo


Cerca de 60 pessoas participaram da abertura do III Seminário de Educação no Campo, promovido pela prefeitura nesta quarta-feira, dia 17, no auditório do campus Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O encontro que acontece até esta quinta-feira, dia 18, tem a finalidade de fomentar as ações de educação integral nas escolas de campo, que atendem 2.890 estudantes em 12 unidades escolares.

A Secretária de Educação, professora Dilceia Quintela, afirmou durante o encontro que a educação no campo é uma de suas preocupações desde que entrou. “No ano passado, sete escolas rurais foram beneficiadas com Kombis para transporte de alunos. Este ano pretendemos ampliar para todas as escolas de campo”, disse Dilceia.

Segundo Márcia Luiza Figueiredo, da equipe de Educação no Campo da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a implementação de práticas pedagógicas compromissadas com a diversidade territorial e cultural da cidade demonstra avanço no setor. “Esta concepção surge no diálogo com os movimentos sociais, cada um ao seu tempo e espaço, produzindo assim uma reflexão sobre o educar e a sociedade”, concluiu Márcia.

Ilda Gomes, diretora adjunta da Escola Municipal Jaceruba acha que o seminário é a oportunidade de se acrescentar coisas novas para as escolas. “O papel da escola é conscientizar os estudantes sobre a importância da preservação da natureza, já que eles moram dentro da Rebio de Tinguá”, afirmou Ilda, acrescentando que trabalha práticas pedagógicas por meio da horta escolar e a Agenda 21 Escolar com os estudantes.

Diretor da Escola Municipal Campo Alegre, Romário Silveira, acredita que a união entre movimentos sociais e o poder público é primordial para que a educação no campo aconteça. “Desde que assumi a direção da unidade, há dois meses, estamos mostrando que a união de todos os membros da sociedade civil dá resultado”, afirmou Romário.

Participaram da abertura o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Anderson de Ávila Alves, Renato de Oliveira, que representou a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Elaine Frossard, Rita de Cássia Rodrigues, Coordenadora da Diversidade Educacional da Secretaria Estadual de Educação, José Cláudio Alves, Pró-Reitor de Extensão da UFRRJ, José Cláudio Alves, Leila Dupret, Diretora do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ, Marília Campos, Coordenadora do Curso de Licenciatura de Educação no Campo da UFRRJ, Elisangela Carvalho, Dirigente Estadual do Movimento Sem Terra (MST) e Padre Geraldo Lima, Coordenador da Comissão da Pastoral da Terra em Nova Iguaçu.

Palestras

Nesta quinta-feira, às 9h, será realizada a palestra “Currículo na perspectiva da Educação no Campo”, ministrada por Marcos Gehrke, do Movimento Sem Terra (MST). Às 10h, Luciana Balbino, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), fará um relato de experiência “Pedagogia na Alternância na Educação no Campo na Paraíba”.

No período da tarde, os professores participarão do painel “Educação Integral no Campo”, que se inicia às 14h e será ministrado por José Roberto Rodrigues, do Secad/MEC. Às 15h o relato de experiência “Educação Integral no Campo no município de Palmas/TO”, promovido pela Professora Joselaine Queli Fianetti, da Secretaria Municipal de Educação de Palmas/TO.



terça-feira, 16 de agosto de 2011

Educação de Nova Iguaçu capacita professores em softwares educacionais


Os professores incentivadores da palavra que ainda não possuem o curso de formação para uso das mesas educacionais terão nova oportunidade no Encontro de Formação das Mesas Educacionais Alfabeto. A capacitação com a equipe de informática educativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed) será no próximo dia 16, das 8h às 16h, na Escola Municipal Rubens Falcão. Os professores também serão orientados usar os softwares das mesas educacionais e combiná-los com a prática pedagógica. Para os profissionais que já participaram do curso, o horário do encontro será de 13 às 16h.

Segundo o secretário adjunto pedagógico, José Reginaldo Bastos da Cruz, a formação é importante para garantir aos professores conhecimento com relação à tecnologia utilizada nas Mesa do Alfabeto. "As Mesas são importantes no aperfeiçoamento da aprendizagem e alfabetização das crianças. Além disso, as formações fazem parte da orientação pedagógica proposta pela Prefeita Sheila Gama e da secretária de Educação, Dilceia Quintela", explicou o secretário.

“O objetivo do encontro é apresentar e mostrar aos Incentivadores da Palavra como os softwares das mesas educacionais podem ajudá-los na prática pedagógica”, explica Tatiana Eliza Carvalho, da equipe pedagógica da Semed. As Mesas Educacionais Alfabeto, uma iniciativa do Governo Federal, são uma importante ferramenta para o auxilio na alfabetização dos alunos desenvolvendo neles a prática da leitura e da escrita. Atualmente, 63 das 125 escolas possuem mesas educacionais com 71 professores Incentivadores da Palavra.

Profissionais de Educação Física participam de formação continuada

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza nesta segunda e terça-feira , dias 15 e 16 de agosto, das 13 às 16h, o 2º Ciclo de palestras Pedagógicas voltada para 300 profissionais de Educação Física da rede municipal, no auditório da Universidade Estácio de Sá em Nova Iguaçu.

Na segunda-feira foram duas palestras: “Uma Nova Escola Psicomotricidade e Qualidade de Vida”, ministrada pelo professor Paulo de Oliveira, do Conselho Regional de Educação Física e “Esportes Contemporâneos Natureza e a Educação Física de Nova Iguaçu”, com Eduardo Rodrigues, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Já no dia 16, o tema será Resgatando Valores na Educação Física, mediada pelo professor Luiz Elesbão, da Universidade Gama Filho.

“O objetivo desse encontro é continuar com o processo de formação iniciado pela prefeita Sheila Gama e a Secretária Municipal de Educação, Dilcéia Quintela. A proposta é atualizar nossos profissionais e com isso melhorar a qualidade de ensino no campo de educação física”, contou Thiago Moraes, coordenador de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação.

Todos os professores irão receber um certificado expedido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e participarão de um sorteio de bolsas para cursos de capacitação na área de Educação Física e material didático oferecido gratuitamente pela Universidade da Saúde, especializada em cursos e treinamentos profissionais para a área da saúde e que trabalha em parceria com a Semed proporcionando cursos de pós-graduação para os profissionais da rede. A Universidade Estácio de Sá fica localizada à Rua Oscar Soares, 1.466, Califórnia

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Prefeitura realiza II Seminário de Educação no Campo

A Prefeitura de Nova Iguaçu realiza nos dias 17 e 18 de agosto o II Seminário de Educação no Campo em Nova Iguaçu. O encontro, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem o apoio da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e acontece no Campus Nova Iguaçu da instituição. O encontro tem o objetivo de oferecer formação continuada aos professores e implementar ações de educação ambiental em todas as escolas da rede. A abertura será no dia 17, com a palestra “Princípios filosóficos da educação no campo”, ministrada pela professora Lia Maria Teixeira, da UFRRJ.

Já no dia 18, acontecerão as palestras “Currículo na perspectiva da educação no campo”, ministrada por Marcos Gehrke, do Movimento Sem Terra (MST), “Pedagogia da alternância na educação no campo na Paraíba”, por Luciana Balbino da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), “Educação Integral no Campo”, ministrada por José Roberto, do Secad/MEC e “Educação Integral no município de Palmas/TO”, com Joselaine Quelli Fiametti, da Secretaria Municipal de Educação de Palmas.

De acordo com José Reginaldo Bastos da Cruz, secretário adjunto Pedagógico, a reunião visa fomentar as ações de educação ambiental nas escolas da rede municipal de ensino. “Queremos desenvolver ações que promovam a tomada de consciência das crianças para as questões ligadas ao meio ambiente e a concepção de rural e urbano”, disse o secretário. Ainda segundo José Reginaldo, esta formação segue proposta da Prefeita Sheila Gama, que é o de garantir uma educação de excelência na cidade.

Segundo Márcia Luiza Machado, do Setor de Educação no Campo da Semed, o encontro tem como público-alvo os professores da rede municipal e conselheiros escolares que atuam nas 12 escolas de campo e, também, que estiver interessado no assunto. “Com a participação dos professores, o encontro oferece a eles uma formação continuada na área de educação no campo, agroecologia e meio ambiente”, disse Márcia.

Ao todo, as 12 escolas municipais de campo da cidade atendem 2.890 estudantes. Elas implementam práticas pedagógicas compromissadas com a diversidade territorial e cultural de Nova Iguaçu.

Agenda do Programa Saúde na Escola na próxima semana

Audiometria, saúde bucal, fisioterapia, pediatria e procedimentos de enfermagem fazem parte dos serviços de saúde oferecidos pela Prefeitura de Nova Iguaçu aos alunos da rede municipal. Os atendimentos são realizados através do Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido pelas secretarias municipais de Saúde e Educação, nas unidades escolares sempre das 9h às 15h.



Confira a programação da próxima semana:

15/08 Creche Municipal Jesus Bom Pastor – Rua: Gilda 535, Rancho Fundo

16/08 E.M. Daniel Nogueira Ramalho – Rua: Vasco da Gama, 1470, Parque Estoril

17/08 E.M. Dr. Juvenil de Souza Lopes – Rua: Dois s/nº, Parque Alvorada

18/08 E.M. Darcílio Ayres Raunhetti – Rua: Abílio Augusto Távora, 5950 – Cabuçu

19/08 E.M. Hauller da S. Ferreira – Rua São Pedro, 108 – Miguel Couto

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Escola Municipal realiza festa sobre folclore brasileiro


O Brasil é um país caracterizado por suas lendas e costumes populares. Pensando nisso e, aproveitando a proximidade do Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto, a Escola Municipal Alice Couto (Caioaba) realiza no próximo sábado, dia 13, uma grande festa para comemorar o dia. Os cerca de 500 estudantes da Educação Infantil ao 5º ano preparam cartazes, artesanato, pesquisas sobre as lendas e comidas típicas dos estados brasileiros, além de ensaiarem danças típicas. O evento será aberto para a comunidade local.

De acordo com a Coordenadora Político Pedagógica (CPP) da unidade, Luciana Hilário, os professores estão trabalhando dentro de sala de aula todo conteúdo a ser mostrado na festa, facilitando a pesquisa dos pequenos. “Cada turma vai trabalhar as lendas, danças e comidas típicas de cada estado brasileiro. Além disso, os monitores do horário integral também estão ajudando os alunos nas pesquisas”, disse Luciana.

Os pequenos da Educação Infantil serão os primeiros a apresentar os costumes dos estados brasileiros para a comunidade. Com a cantiga de roda “O Cravo brigou com a rosa”, os estudantes farão pais e moradores voltarem para a infância. Já os estudantes das demais séries apresentarão as danças Nêga Maluca, oriunda do nordeste, Dança de fitas, comum nos estados do Sul, além da Capoeira e do Maculelê, danças de origem africana e que foram trazidas por nossos ancestrais durante a época da escravidão.

Ainda de acordo com Luciana, o objetivo do encontro não é apenas homenagear o folclore brasileiro, mas também ampliar conhecimentos sobre hábitos, costumes e cultura de todos os estados do Brasil. “Também queremos promover a vivência e a compreensão da adversidade cultural do país, conhecido mundialmente pela sua mistura de crenças e culturas”, disse Luciana.

Bingo e Festival de Dança animam os alunos do Ciep 071

Descobrir novos talentos é a proposta do Ciep 071 - Maximiano Ribeiro da Silva, que neste sábado, dia 13, das 9 às 13 hs, realiza um bingo e festival de dança com a participação de 700 alunos. Secador de cabelos, prancha alisadora, faqueiro e torradeira serão os brindes sorteados neste dia, no evento que será aberto à comunidade.

Segundo a coordenadora político pedagógica da escola da Prefeitura de Nova Iguaçu, Rosineide Freitas, será sorteado também uma cesta básica de alimentos. Ela afirma ainda que uma das perspectivas da festa é atrair para as atividades da unidade os alunos do II segmento, jovens que vão de 11 á 16 anos. “O principal objetivo é atrair e encontrar talentos escondidos e, realizar uma confraternização entre os pais e as crianças e ambos com a escola” esclareceu Rosineide. A escola fica no endereço: rua Itararé, s/nº, Jardim Iguaçu, Comendador Soares

Prefeitura abre inscrições para Programa Brasil Alfabetizado

A Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (Semed) está inscrevendo, até o dia 19 de agosto, das 9h às 16h, alfabetizadores para o Programa Brasil Alfabetizado. Os interessados receberão uma bolsa-auxílio de R$250, podendo chegar a R$500, caso sejam formadas duas turmas de no mínimo 15 alunos. São duas horas e meia diárias de trabalho de segunda a quinta-feira e a exigência para a função é o ensino médio completo. As aulas começam em outubro. A Semed está localizada a Rua José Alvarez, 330, bairro da Luz.

De acordo com a Coordenadora de Projetos Especiais, Marciana Moreira, a flexibilização de horário é uma das principais características do programa. Neste caso, o alfabetizador pode formar as turmas nos horários mais convenientes à realidade das comunidades. "A maioria das donas-de-casa prefere estudar à tarde, após cumprir as tarefas domésticas para não conflitar com a chegada a noite dos maridos", disse a coordenadora, acrescentando que antes do início das aulas das novas turmas, os alfabetizadores passarão por uma capacitação durante três fins de semana.

O programa Brasil Alfabetizado é um projeto do Ministério da Educação em parceria com a prefeitura. O programa é voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos e pode ser realizado em espaços alternativos das igrejas, associações de moradores, e até na residência do alfabetizador. Em Nova Iguaçu, o Brasil Alfabetizado se estende pelas nove Unidades Regionais de governo.

Esta parceria com o MEC para a alfabetização de adultos começou em 2006 em Nova Iguaçu. Na última formatura, em julho, cerca de 2.200 pessoas receberam o certificado de conclusão do curso, que já tirou do analfabetismo 24 mil jovens e adultos. "O Brasil Alfabetizado é um portal de entrada para a cidadania. Ao serem alfabetizadas as pessoas veem o mundo de outra forma. Passam a ter perspectiva de um mundo melhor", disse a Marciana. Segundo ela, a maioria dos alunos é formada por idosos, com histórias de vida que não possibilitava o ingresso na escola. Nos relatos eles contam que a escola era substituída pelo trabalho.

Apresentação de professores temporários

Termina nesta quinta-feira, dia 11, a apresentação dos professores que vão atuar em regime temporário em uma das 125 escolas da prefeitura de Nova Iguaçu. A relação dos selecionados está no site www.novaiguacu.rj.gov.br e o atendimento está sendo realizado no auditório da Escola Municipal Monteiro Lobato, no Centro. Antes de se dirigirem ao local, os candidatos devem verificar com atenção a relação de documentos exigidos no edital.

No ato da apresentação os selecionados devem levar os seguintes documentos: duas cópias e original do PIS ou Pasep, uma cópia da declaração e do recibo do Imposto de Renda 2010 completo, original e uma cópia de atestado de saúde física e mental, duas fotos 3x4 recentes e o original do comprovante de inscrição.

"Muitos professores estão se apresentando sem alguns documentos necessários para efetivar a contratação", disse Thaís Lima, secretária-Adjunta de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), alertando que os profissionais devem conferir, no Diário Oficial, se estão mesmo selecionados para os cargos definidos pela Secretaria Municipal de Educação.

A prefeitura disponibilizou um total de 133 vagas, sendo 94 para professores I (6º ao 9º ano), com carga horária semanal de 14h40 e salário de R$ 859, o que equivale a R$ 14,33 o valor da hora /aula. As demais 39 vagas são para o cargo de professor II (Educação Infantil ao 5º ano) com carga horária de 20 horas semanais e remuneração de R$ 800.

Formada em Pedagogia e monitora de reforço escolar na Escola Municipal Monteiro Lobato, Tereza Cristina Medeiros aguarda ansiosa o início das atividades. "Fiquei feliz da vida ao ver o meu nome entre os escolhidos e ver que posso atuar em algo que gosto muito, que é dar aula. Não sei fazer outra coisa a não ser lecionar", afirmou a professora.

A contratação tem caráter temporário e tem como objetivo suprir as carências de profissionais provocadas por licenças médicas, exonerações, demissões, falecimentos ou aposentadorias. Vale lembrar, que já está na Câmara de Vereadores o projeto de lei da Prefeita Sheila Gama, que institui concurso público para professores. A Escola Municipal Monteiro Lobato fica localizada na Rua Luiz de Lima, s/nº, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 16h.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Professores participam de abertura de formação do Horário Integral

Cerca de 300 profissionais, entre diretores, Coordenadores Político Pedagógico e Coordenadores de Aprendizagem participaram nesta terça-feira, dia 9, no auditório da Universidade Iguaçu (Unig), da abertura da I Formação Continuada da Educação Integral. O encontro, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (Semed), tem o objetivo de proporcionar esclarecimentos, aprendizagem e troca de experiências entre os profissionais que atuam no Horário Integral. A formação ocorre até dezembro e é voltada para monitores, estagiários e mães educadoras.

A Secretária de Educação, Dilceia Quintela, afirmou que as escolas devem oferecer uma educação de qualidade aos estudantes, que segue a proposta da prefeita Sheila Gama. "Hoje, todas as escolas da rede municipal de ensino da cidade oferecem Horário Integral com atividades pedagógicas, esportivas e culturais, de acordo com a realidade da escola", afirmou a Secretária, acrescentando que neste semestre Nova Iguaçu será o primeiro município do estado a oferecer alimentos à base de soja no cardápio.

Anderson de Ávila Alves, secretário Municipal de Cultura e Turismo, disse que é importante a cultura ser integrada à escola. "A educação é fundamental para transformação de vidas e gerar oportunidades no decorrer da vida dos alunos", afirmou o secretário, acrescentando que a pasta também tem a função de oferecer mais subsídios culturais aos alunos.

Para a diretora da Escola Municipal Monteiro Lobato, Rosemary Pompeu, a formação é importante. "Precisamos da união de todos para que aconteça um ensino integral de excelência e, para isso, os envolvidos precisam participar de formações, proporcionando uma potencialização das atividades feitas nas escolas", disse Rosemary.

Ainda durante o encontro, os diretores puderam fazer perguntas à Coordenadora do Horário Integral, Ana Cristina Soares, Tiago Moraes, responsável pelo esporte nas escolas Tatiana Teixeira, responsável pelas Mães Educadoras, Rafael Reina, representando a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e Romulo Sales, pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semctur)

Estudantes fizeram apresentação de dança

O encontro contou com a apresentação de dança das estudantes do Horário Integral da Escola Municipal Rui Barbosa. Composta por estudantes do 3º, 4º e 5º anos, o grupo dançou música de axé e frevo. Segundo Eliana Labanca, diretora da escola, com o horário integral, as alunas ficaram mais interessadas pelo estudo.

Outro resultado positivo do programa é o aumento do interesse pela escola. "Percebemos pelos relatos de pais e professores que o rendimento deles aumentou. Toda a equipe da escola se sente gratificada por ver que todos os esforços estão dando frutos", disse a diretora.





segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Agenda da Saúde na Escola

Triagem auditiva, saúde bucal e avaliação postural serão os serviços de saúde oferecidos aos alunos das seis Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) da rede de ensino da Prefeitura de Nova Iguaçu. Através do Programa Saúde na Escola (PSE), uma parceria das Secretarias Municipais de Saúde (Semus) e Educação (Semed), enfermeiros, dentistas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas realizam nessas unidades, na próxima semana, das 9h às 15h, atendimentos, procedimentos e exames.

Confira a agenda:

08/08 Emei São Benedito – Rua: Freitas Bragas, 226, Andrade de Araújo - Centro

09/08 Emei Hélio Montezano – Rua: Stévia, s/nº, Jardim Paraíso, Cabuçu

10/08 Emei Jardim Europa-Rua: Bagulães, s/nº, Jardim Europa, Km 32

11/08 Emei Patrícia Mª Gaspar Somma Pereira-Rua: Matilde Mª Muzzi, 50, Parque São Carlos

12/08 Emei Profª Nísia de Souza Marcondes-Rua: Reis, 331, Campo Belo, Lagoinha

15/08 Emei Jesus Bom Pastor-Rua: Gilda, 535, Rancho Novo


sábado, 6 de agosto de 2011

Prefeitura faz formação voltada para o Horário Integral


A Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (Semed) realiza na próxima terça, dia 9, às 8h, na Universidade Iguaçu (Unig), a abertura da Formação Continuada da Educação Integral. O evento acontecerá em dois ciclos, sendo o primeiro nos meses de agosto e setembro e o segundo, entre outubro e novembro. O objetivo do encontro é promover esclarecimentos, aprendizagem, troca de experiências e integração entre os profissionais que atuam nas atividades do Horário Integral nas 125 escolas municipais da cidade.

A abertura da formação tem como público-alvo diretores, coordenadores político-pedagógicos (CPPs) e coordenadores de aprendizagem (C.A.) . Já a formação vai até o mês de dezembro, para monitores, estagiários e mães educadoras, mulheres que ajudam crianças do horário integral nas atividades de higiene e alimentação.

Para José Reginaldo Bastos da Cruz, secretário adjunto pedagógico de Nova Iguaçu, a formação faz parte da concepção de educação integral da prefeita Sheila Gama e da secretária de Educação, Dilceia Quintela. Ainda segundo José Reginaldo, existe a necessidade de formar os atores da comunidade escolar para o engajamento dentro da política educacional do município.

"Nós estamos queremos esclarecer a comunidade extraclasse que está envolvida nessa proposta de integralidade na educação o papel de cada um neste sistema educacional", afirmou o secretário.

Durante a formação, acontecerão encontros específicos para mães educadoras, estagiários de nível médio e superior e monitores. As mães educadoras serão orientadas sobre seus deveres, direitos e funções, além de trocas de experiências.

Já os estagiários terão esclarecimentos sobre a lei de estágio, formação de letramento e matemática e os monitores explicações a respeito das diretrizes do programa Mais Educação – projeto do Governo Federal que visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar - e formação sobre o planejamento das oficinas e troca de experiências.

A Universidade Iguaçu (Unig) fica localizada a Estrada Abílio Augusto Távora, 2134, Bairro da Luz, Nova Iguaçu.

Alunos do Ciep-071 dizem não às drogas e recebem diploma do Proerd

Cento e setenta e dois alunos da educação infantil e 5º ano do Ciep Municipalizado 071- Maximiano Ribeiro da Silva, em Comendador Soares, terão nesta segunda-feira, dia 8, sua primeira formatura do Programa Educacional de Prevenção e Resistência às Drogas (Proerd).

Através da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (Semed) e a Polícia Militar do Rio de Janeiro (Pmerj), os alunos fizeram um curso com duração de dois meses e meio. Foram abordadas prevenção e consumo de drogas, além de estratégias preventivas para que as crianças e adolescentes possam evitar o envolvimento com entorpecentes e qualquer tipo de comportamento violento com a família e os amigos.

De acordo com a coordenadora político-pedagógica da escola, Rosineide Freitas, 128 crianças do 5º ano receberam um livro fornecido gratuitamente pelo programa. Já na educação infantil o trabalho de prevenção foi feito de forma lúdica através de brincadeiras. Com elas foram tratados comportamento no trânsito, valores familiares, higiene, saúde e drogas.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Semus orienta para reconhecimento de alunos PNE

Semus orienta para reconhecimento de alunos PNE

Cerca de 150 orientadores educacionais da rede municipal de Nova Iguaçu participam nesta segunda-feira (08/08) da palestra "Encontro com a Educação Especial e Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSi). A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Saúde e acontece das 9h às 12h, na 1ª Igreja Batista de Nova Iguaçu, no Centro.

A palestra tem o objetivo de orientar os profissionais da educação a identificar os alunos com transtornos mentais severos e moderados, viabilizando o encaminhamento para o dispositivo mais adequado de tratamento. "É fundamental identificar se o estudante necessita de cuidados intensivos, pertinentes ao perfil do CAPSi Dom Adriano Hipólito ou moderados, que estão relacionados ao Serviço Ambulatorial Infanto Juvenil", explica a coordenadora do Programa de Saúde Mental do município, Michelle Curi.

A coordenadora do CAPSi, Karla França Fonseca e a psiquiatra Serviço Ambulatorial Infanto Juvenil, Fernanda Evangelista, são as responsáveis pela exposição. "A nossa intenção é que os orientadores educacionais tenham condições de reconhecer e encaminhar os alunos portadores de transtornos mentais severos, como por exemplo, autismo e psicoses graves, entre outros, para receberem acompanhamento clínico no CAPSi e aqueles com transtornos moderados, como déficit de atenção e hiperatividade, para o Serviço de Ambulatório, esclarece Karla.

Tanto o CAPSi como o Serviço de Ambulatório Infanto Juvenil são direcionados as crianças e adolescentes e estão inseridos no Programa de Saúde Mental do município. O primeiro visa prestar atendimento em regime de atenção diária, promovendo inserção social dos usuários através de ações intersetoriais que envolvam educação, esporte, cultura e lazer. O segundo possui suporte em atendimentos psiquiátricos e psicológicos.

O CAPSi Dom Adriano Hipólito funciona na Rua Benjamim Chambarelli, 124, no bairro K-11( telefone 37737843). O Serviço de Ambulatório Infanto Juvenil é realizado no PSF Vila Operária, na Rua Nair Dias, 880, em Vila Operária. Ambos atendem de 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h.

Estudantes do Ciep 071 participam de Café Literário

Visando despertar o gosto pela leitura dos estudantes, o Ciep 071 – Maximiniano Ribeiro da Silva (Jardim Iguaçu) realiza nesta sexta-feira, dia 5, a partir das 8h, um Café Literário com o escritor Cezar Braga Said. Autor de livros, como "O Diário de Carinha", "O menino que aprendeu a gostar de ler e escrever" e "Sol e Lua", Cezar vai eleger os melhores trabalhos feitos por estudantes baseados nos livros escritos por ele. Além disso, o autor será sabatinado pelos alunos e autografará os seus livros para estudantes e professores. A unidade possui 582 alunos, da Educação Infantil ao 9º ano.

Além de escritor, Cezar Braga Said é psicólogo, pedagogo e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele tem trajetória marcada por experiências na educação infantil, fundamental, médio e superior. Seus livros têm como característica o estímulo a mudanças, proporcionando mais harmonia, equilíbrio e alegria para os leitores de seus títulos.

Segundo a coordenadora político pedagógica (CPP) da unidade, Rosineide Oliveira, os estudantes competidores para a escolha do melhor trabalho foram divididos nas seguintes categorias: Educação Infantil ao 2º ano, que usaram o texto "Sol e Lua"; 3º ao 5º ano, que trabalho o livro "O menino que aprendeu a gostar de ler e escrever"; e 6º ao 9º ano, que utilizou "O Diário de Clarinha". "Eles fizeram cartazes, desenhos e poesias, que começaram a ser produzidos a partir do mês de abril", concluiu Rosineide.

Ainda de acordo com Rosineide, a ideia para o Café Literário foi sugerida pela bibliotecária da escola, Regina Maria Azamour, que mora no mesmo prédio que o autor e achou interessante aproveitar o projeto deste ano na escola, que é alfabetização e a vinda de um autor para fazer uma palestra. "Este ano realizamos um projeto de alfabetização e o Café servirá para darmos a chance dos estudantes terem ainda mais gosto pela leitura", disse Rosineide

Ao final do encontro Cesar Braga será entrevistado pelos estudantes e autografará os livros que forem comprados por alunos e professores. O Ciep 071 – Maximiniano Ribeiro da Silva fica localizada à Rua Itararés, s/nº, Jardim Iguaçu.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Alunos de educação infantil serão atendidos por equipe de Saúde Escola


O Programa Saúde na Escola (PSE) da Prefeitura de Nova Iguaçu, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde (Semus) e de Educação (Semed), estará nesta quarta-feira, (03/08), na Escola de Educação Infantil Monte Sol, em Comendador Soares. A equipe ficará no local das 8h ás 15h , com atendimentos de fisioterapia, odontologia e enfermagem. Na terça-feira (02/08), a equipe esteve na Escola Municipal de Educação Infantil Rodrigo Twardowsky Alves, também em Comendador Soares.

De acordo com o secretário-adjunto pedagógico, José Reginaldo Bastos, a importância do trabalho do PSE reside principalmente na orientação que o programa oferece, tendo em vista o estímulo à continuidade da manutenção da saúde. “Esse trabalho coloca nossos alunos em contato direto com profissionais da saúde e suas orientações, assim eles conseguem entender e visualizar melhor a importância de manter uma vida saudável”. afirmou o secretário.

O PSE tem como objetivo promover a saúde das crianças nas escolas. O atendimento é feito por uma equipe de saúde composta por vários profissionais de saúde, como por exemplo, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, otorrinolaringologista e odontologista que fazem visitas periódicas às escolas da rede municipal.

Segundo a diretora da Escola Municipal Rodrigo Twardowsky Alves, Bárbara Hellen, algumas crianças apresentaram alterações na saúde. “Em alguns alunos foram detectados ouvidos inflamados e outros estavam com a carteirinha de vacinação atrasada”, disse Bárbara. Entre as principais ações realizadas na escola estão a atualização do cartão de vacina, a verificação do peso e altura dos estudantes e a orientação postural.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Escolas Municipais de Nova Iguaçu recebem estudantes com festa na volta às aulas


Os cerca de 65 mil estudantes da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu voltaram às aulas nesta segunda-feira, dia 1º, e deram início ao segundo semestre do ano letivo de 2011. Várias unidades escolares fizeram recepção para os seus alunos, entre elas a Escola Municipal Adrianópolis, que realizou contação de histórias, com o tema “Boas Maneiras”, falando da relação entre aluno e professores, teatro sobre o texto, brincadeiras de roda, música e desenho. A unidade atende 104 estudantes, da Educação Infantil ao 5º ano.

Para a diretora da unidade, Sônia Maria Pontes, é sempre uma emoção ver os seus alunos voltando para a escola. “É muito gratificante esta recepção, porque este é o resultado do esforço de todos os professores em garantir um ensino de qualidade”, disse a diretora, acrescentado que os projetos que acontecem na unidade é o que motiva os estudantes a gostarem de estudar.

Um deles é o “Histórias Contadas e Encantadas”, realizado desde 2009, em que cada professor trabalha nas turmas contos africanos, fazendo o resgate do orgulho negro, ajudando na construção de uma identidade e conhecimento da história africana. “Me sinto em casa aqui e não quero sair mais daqui. Gosto muito de escutar as histórias que a professora conta e enquanto ela conta eu fico viajando nas histórias”, afirmou Lucas Ricardo, aluno do 1º ano.

Segundo Sônia, o projeto acabou com os estereótipos entre os pequenos. “O tema foi trabalhado em todas as turmas e está dentro do nosso plano de ação pedagógica”, afirmou Sônia, acrescentando que o projeto será inserido em uma revista acadêmica da Universidade Cândido Mendes.

Elizabeth Araújo, incentivadora da palavra, acredita que os alunos passaram a gostar mais da escola desde que o projeto começou a ser feito na escola. “Sempre trabalhamos a africanidade, mas por ser uma escola rural trabalhamos a conscientização do meio ambiente. Eles adoram atuar das dramatizações das histórias que contamos”, concluiu Elizabeth, que durante o primeiro dia de aula contou o texto “Boas Maneiras”.