sexta-feira, 20 de julho de 2012

Alunos do Brasil Alfabetizado podem se inscrever no EJA

Superação é o que define os jovens e adultos que durante oito meses enfrentam uma sala de aula no Programa Brasil Alfabetizado em Nova Iguaçu. Com histórias que vão desde trabalho escravo na infância a pressão dos companheiros para suas mulheres não irem à escola, eles esquecem o passado e se dedicam ao ofício de aprender ler. É o caso da auxiliar de serviços gerais, Cirlene da Luz, que tinha dificuldade para arrumar emprego por ser analfabeta. “Não sabia ler nem escrever quando fui trabalhar numa escola. Agora tenho carteira assinada e sei assinar meu nome”, declarou durante a formatura, na Igreja Assembleia de Deus, no KM 32.

Assim como Cirlene, centenas de pessoas de sua região participaram do Programa e saíram do “esconderijo” que é o analfabetismo. Para a Secretária de Educação, Sandra Gusmão, saber ler para os alfabetizandos é apenas o primeiro passo. “Todos os dias estamos aprendendo. Vocês tiveram a oportunidade de ler e escrever o nome, mas também de compartilhar a amizade. Na segunda etapa vocês podem se matricular no Eja e prosseguir com os estudos”, declarou Sandra.

Os irmãos Luiz Carlos Cipriano, 44 e Jorge Cipriano, 50 enfrentaram o trabalho escravo desde os cinco anos de idade, numa fazenda no interior de Minas Gerais. Segundo Jorge, só aos 20 anos de idade quando chegou em Nova Iguaçu, no ano de 1990 conseguiu trabalho remunerado. “Já fui enganado por não saber ler. Uma pessoa recebeu meu dinheiro em meu lugar”, desabafou. Ele contou que os donos da fazenda onde morava não permitia que os pais os levasse a escola.

“Não saber ler é ruim. Estou feliz, agora sei ver o nome e o número dos ônibus”, comemora Luiz Cipriano. Os dois irmão estão firmes no propósito de dar continuidade aos estudos por meio do Estudo de Jovens e Adultos (EJA), cujas inscrições já estão abertas nas escolas.

O sentimento de vitória é o que impulsiona a alfabetizadora Gislene da Cruz. Assim como seus alunos a professora precisou superar obstáculos para alcançar seus objetivos. Ela costuma dize que sua história de vida se confunde com a de seus alfabetizandos.

Ela conta que veio do Nordeste sem perspectivas e teve que trabalhar em casa de família para se sustentar. Hoje, além de ser alfabetizadora é assistente social e junto com o marido vai iniciar um projeto de inclusão social por meio da informática, no bairro onde mora. “Os alunos querem continuar estudando e vamos promover a inclusão digital dessas pessoas”, comemora.  

domingo, 15 de julho de 2012

Prefeitura realiza formatura do Brasil Alfabetiza​do

Duzentos e cinquenta estudantes da Unidade Regional de Governo (URG) de Cabuçu participaram na noite desta quinta-feira (12/07), da formatura do programa Brasil Alfabetizado. A entrega dos certificados, realizada na Igreja Assembleia de Deus, foi marcada pela emoção e pelo sentimento de amizade entre os jovens e adultos.

A dona de casa Julia Menezes, 72 anos, leu uma carta de agradecimento e disse que o Brasil Alfabetizado - programa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Nova Iguaçu - foi um resgate do tempo perdido.
“Não tive a oportunidade de aprender na infância e tenho que agradecer ao programa. O Brasil Alfabetizado faz valorizar o nosso trabalho e a nossa capacidade de aprender. Além disso, nos fez superar as nossas enfermidades e o cansaço do dia-a-dia. A vida é um eterno aprendizado”, afirmou Julia Menezes.
A secretária Municipal de Educação, Sandra Gusmão, parabenizou a todos pela formatura. Ela afirmou que o objetivo da Prefeitura é reduzir cada vez mais a taxa de analfabetismo na cidade, que já tirou mais 25 mil pessoas do analfabetismo em Nova Iguaçu  “Graças ao total apoio que recebemos  da Prefeitura,  o Brasil Alfabetizado  está conseguindo diminuir cada vez mais o índice de analfabetismo na cidade. Esta é a nossa meta”, finalizou a secretária.
Para Maria José da Silva, 66 anos, o recebimento do certificado do Brasil Alfabetizado é um orgulho muito grande. Ela participou do curso na Associação de Mulheres do Bairro Jardim Guandu disse que tudo mudou para melhor quando iniciou o programa. “Foi uma das melhores coisas que fiz em minha vida. Formei amizades que levarei para a vida toda”, concluiu Maria José, acrescentando que agora deseja cursar informática e entrar  no universo digital.
Quem estava muito orgulhosa pela formatura era Maria da Glória dos Santos, 56 anos. “Estudei há anos atrás e acabei deixando de lado os estudos. Voltei e não me arrependi. As aulas foram ótimas e não podemos ficar nunca paradas. Tenho o sonho de ser doutora”, concluiu Maria da Glória, que aconselha as amigas e vizinhas a também se alfabetizarem e irem em frente.

Alunos do Paul Harris dão show em arraiá do Luiz Gonzaga

A alegria marcou o “Arraiá  do Gonzagão” no Centro de Educação Especial Paul Harris, nesta quinta-feira, dia 12. Com direito a casamento na roça, a festa teve apresentação de dança, quadrilha e muitas comidas típicas. Quem também cairá no forró são os alunos da Escola Municipal Pera Flor, que realizam uma festa cultural também em homenagem a Luiz Gonzaga, neste sábado (14/07), das 10h às 15h.
Com 304 alunos, sendo 40 da Escola de Educação Infantil Maria Natália, o Centro de Educação Especial Paul Harris reuniu centenas de pessoas em seu arraiá. As crianças dançaram ao som de Kuduro, mas o que mais se ouviu foram as consagradas canções do Gonzagão, como Asa Branca e Assum Preto.
Representando a Secretária de Educação, Sandra Gusmão, Lidia Maria, prestigiou o evento. Ela assistiu a tudo e parabenizou a diretora da escola, Dilma Martins.
 Além dos quitutes, a animação da garotada contagiou os visitantes. Débora da Silva, 18 anos, era uma das mais animadas. Integrante do grupo de dança e do grupo de balé do horário integral, a menina estava orgulhosa pelo figurino que a escola preparou para os alunos, saia de xadrez com babados para as meninas e camisa xadrez para do memso tecido para os garotos. “Estou muito feliz. Adoro dançar”, Contou a menina, que é aluna do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).
Na unidade escolar há 11 anos, Mariana Mol, não se vê fora da escola. “Adoro estudar. Aqui tenho amigos e participo de todas as festas”, disse, a aluna, que segundo a mãe desenvolveu muitas habilidades após ter ingressado na escola.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Formatura do Brasil Alfabetizado é marcada por sentimento de superação

Os sentimentos de garra, força de vontade e de superação foram marcantes na formatura do Brasil Alfabetizado, realizado pela Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), nesta terça-feira, dia 10/07. Trezentos formandos das unidades regionais de governo (URGs) da Posse, Centro e Comendador Soares receberam o certificado e lotaram o auditório do Teatro Sylvio Monteiro, na Casa de Cultura de Nova Iguaçu.  Com espírito de juventude, Fidélis José de Oliveira, 92 anos, representou os formandos e afirmou que nunca é tarde para ir atrás dos sonhos.
"Esta é uma noite muito especial para todos nós. Temos que aproveitar cada minuto das nossas vidas e sempre nos ocupar com alguma atividade. A vida não pode parar. Quando jovem, estudar era algo muito difícil e somente agora consegui. O estudo é a mola da vida!", disse Fidélis, que desejou aos seus colegas de projeto que continuem indo atrás dos sonhos que almejam. Histórias como a de seu Fidélis são comuns no Programa Brasil Alfabetizado, que acontece em parceria com o Governo Federal. A próxima solenidade será em Cabuçu, na igreja Assembleia de Deus. 
A secretária de Educação, Sandra Gusmão, afirmou durante a solenidade de formatura que os alfabetizandos devem seguir adiante com os estudos. "Esta é uma noite muito especial e emocionante para todos nós. Afinal, este é um momento em que vocês estudantes estão realizando um sonho, que foi deixado de lado devido ao trabalho e para cuidar dos filhos", afirmou Sandra.
Helena Mendes Martins, 65 anos, estava feliz com a sua formatura. Ela afirmou que seguirá em frente com os estudos. "Tenho o sonho de fazer Enfermagem. Sempre quis ter essa profissão e vou realizar este meu desejo. Temos sempre que agir, afinal, os nossos objetivos dependem de nós mesmos", concluiu Helena, acrescentando que está incentivando suas vizinhas e colegas a também entrarem para o curso, que tem duração de oito meses, e também se alfabetizarem.
Outra estudante que ficou emocionada com a formatura foi Wanda Santos, 74 anos. Ela conheceu o projeto ao participar das atividades do Espaço Municipal da Terceira Idade (Esmuti) e aceitou o desafio de segui-lo. "Temos que continuar lutando. Eu me orgulho muito de estar me formando. É algo que levarei para o resto da vida", concluiu Wanda.
A coordenadora do Brasil Alfabetizado, Ana Paula Silva, e a educadora Luciana Nascimento também receberam seus certificados, das mãos da secretária de Educação, Sandra Gusmão, e da subsecretária de Projetos Especiais da Semed, Rita Maria Pereira, respectivamente.
Participaram da formatura os Secretários municipais de Cultura e Turismo, Anderson Ávila Alves e da Cidade, José Rogério Bussinger Namem.

Estudantes se formam no Proerd

Perto de completar 20 anos de existência, em agosto, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) continua empenhado em ensinar os jovens a enfrentarem a pressão pelo uso de entorpecentes e ficar longe da violência. Centenas de alunos da rede municipal de Nova Iguaçu concluíram o curso e estão participando de formaturas em várias escolas municipais.

Nesta quarta-feira, dia 11, foi à vez de 90 estudantes do 5º ano da Escola Municipal Newton Gonçalves de Barros receberem seus certificados. No dia anterior, a Secretária Municipal de Educação, Sandra Gusmão participou das formaturas dos alunos da escola Municipais José Luis da Silva, Walfredo da Silva Lessa, professora Enilza Chiconelli e Rui Barbosa, em Austin.

De acordo com o sargento Valteir da Silva, alunos e pais têm curiosidade nas ações do programa. Com formação no magistério, ele explicou que o Proerd utiliza o lúdico para prender a atenção das crianças durante as 17 semanas do curso. “Aqui na Newton de Barros a receptividades das crianças, direção e professores foi excelente. Estamos trazendo o Proerd pela primeira vez para a região da Estrada de Madureira”, disse o sargento.

Durante a solenidade uma bela surpresa. O Subtenente Coutinho, autor do hino do programa ouviu, o relato de Shirlene Aparecida Moreira, que participou do Proerd há 17 anos e até hoje se lembra da canção. “Quando minha filha chegou em casa perguntando se podia participar do projeto fui a primeira a incentivá-la”, contou a mãe da estudante Suellen Cristine Moreira, 10, anos.     

Já os alunos Pedro Eduardo Lopes, Ana Gabriela de Almeida e Karen Guedes da Silva ganharam medalhas por definirem melhor em redações o que aprenderem no curso. A redação é uma espécie de trabalho final dos alunos. “Fiquei muito orgulhoso e emocionado pela escolha. Não imaginava que minha redação estaria entre os três melhores textos”, disse o menino.         

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Formatura do Brasil alfabetizado é marcada pela emoção

Cento e cinquenta jovens e adultos participaram na noite desta segunda-feira (09/07) da formatura do Brasil Alfabetizado. A solenidade organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), aconteceu na Igreja Reviver, no centro de Austin, e foi marcada pela emoção. Aos 59 anos e enxergando apenas com uma das vistas, o aposentado Amirton Esteves Santiago emocionou a todos ao ler sua carta de agradecimento ao professor que o alfabetizou.
O curso com duração de oito meses certificará este ano um total de 1.914 pessoas, a maioria idosos que deixaram os estudos no passado para trabalhar ou que nunca tiveram acesso à escola.  Serão cinco solenidades, a segunda aconteceu na noite de terça-feira (10/07), na Casa de Cultura de Nova Iguaçu. O Brasil Alfabetizado é um Programa do Governo Federal em parceria com as prefeituras.
Representando a Secretária de Educação, Sandra Gusmão,  Sônia Nunes - adjunta de Educação, se emocionou e destacou em sua fala a importância do professor e dos alunos. “Também fui professora do Mobral, programa semelhante a este que vocês participaram. Não parem. Inscrevam-se no EJA- Estudo de Jovens e adultos”, disse Sônia. 
“Estou muito feliz. Não pretendo parar e quero chegar ao 2º grau. Tive muita ajuda do meu professor”, contou o aposentado. A família da educadora Lucimar Lima tinha motivo especial para comemorar. Lucimar alfabetizou o próprio pai Milton Lopes e os tios Sebastião Lopes de Lima e Nataif Lindolfo de Lima. “Minha sobrinha é ótima. Gostei muito de estudar com ela. Somos de Porciúncula e tínhamos que cuidar de gado. Estudei até a 4ª série, mas naquela época era tudo diferente”, contou o alfabetizando. 
A coordenadora do Brasil Alfabetizado Samia Cristine Salles e educadora Diva Helena Costa também receberam certificados. As duas receberam os documentos das mãos do pastor Paulo David Gonçalves e da subsecretária de Projetos Especiais da Semed, Rita Maria Pereira, respectivamente. 

Profission​ais e alunos de salas de recursos participam de festa junina


Paçoca, bananada, doce de abóbora e danças típicas marcaram o 3º Encontro de professores e alunos  das Salas de Recursos da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu. Realizado no auditório da Escola Municipal Monteiro Lobato, a reunião foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (Semed) e contou também com a presença dos pais dos estudantes, que assistiram palestra com a professora Raquel Gonçalves, que mostrou suas vivências e o desafio de ser mãe de três filhos com deficiência auditiva. 
                                                
Para Márcia Carvalho, responsável pela equipe de Educação Especial da Semed, o encontro foi excelente e além das expectativas. “Não esperava tanto público aqui no auditório. Estou emocionada e com o coração transbordando de alegria. Este encontro serviu para mostrar como o nosso trabalho está sendo realizado pelas professoras dentro das escolas e o envolvimento dos pais e responsáveis com a causa”, afirmou Márcia. 
 
A professora Raquel Gonçalves falou no encontro sobre todos os desafios de ser mãe de filhos com surdez profunda. O primeiro contato com uma criança surda foi no trabalho. “Lembro do nome dele até hoje. Abel. Tinha um amor e imenso por ele e eu mal sabia que teria três filhos portadores de deficiência auditiva”, disse a professora, que ressaltou o fato do tratamento precoce como um dos avanços para os dias atuais

Ainda segundo Raquel, o relato serviu para que os pais confiem cada vez mais nos filhos e que os estimulem. Após passarem pelo Instituto Nacional de Surdos e por turmas regulares em escolas públicas, dois de seus filhos já estão na faculdade. “Lidiane, minha filha mais velha com 26 anos, é formada em pedagogia e é pedagoga bilíngüe de surdos. Já o Samuel, com 23 anos, está cursando administração e está com proposta para trabalhar em grandes empresas”, concluiu Raquel. 

Apresentações de Dança

Um dos destaques  do encontro foi a quadrilha da Escola Municipal José Anchieta. Comandada pela professora da sala de recursos Neila Dutra, o grupo é composto por alunos portadores de dislexia, Transtorno de Deficiência de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e outras deficiências e mostrou sua ginga e que manda muito bem nos instrumentos musicais. “Foi uma grande surpresa quando comecei a treiná-los e descobrir que eles possuem aptidões. Eles têm talentos, mas acabam não desenvolvendo”, disse a professora. 

A pequena Brenda Gomes da Silva, 9 anos, se destacou ao tocar pandeiro durante a apresentação da turma. “Eu aprendi a tocar na igreja, mas na escola eu não tinha a oportunidade de me desenvolver. Gostei muito de participar do grupo e quero aprender a tocar outros instrumentos”, comemorou Brenda, que tem TDAH.

A dona de casa, Elizabeth Batal estava muito feliz com a animação de seu filho, Lucas Batal, da sala de recursos da Escola Municipal Padre Agostinho Pretto. “Antes de ir para a sala ele tinha dificuldade para ler e escrever e era calado. Hoje, ele é muito mais comunicativo e nestes momentos de festa brinca com todos”, disse Elizabeth.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Novos diretores participam de encontro sobre administração escolar

Aproximadamente 60 diretores participaram nesta quinta-feira, dia 05, na Universidade Geraldo Di Biase, de mais um encontro da “I Formação Continuada para Novos Diretores da Rede Municipal de Ensino”. A capacitação tratou de temas relativos ao setor financeiro da Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (Semed), como a prestação de contas, a legislação pertinente ao PDE-Escola e Mais Educação.

De acordo com Janaína Soares, responsável pelo setor de Supervisão Escolar, o objetivo desta formação é esclarecer dúvidas e orientar os novos gestores sobre as ações administrativas e pedagógicas que eles precisam realizar. “A formação tem como finalidade dar respaldo aos diretores para a emissão e assinatura de documentos. Pretendemos tirar todas as dúvidas sobre o funcionamento escolar”, afirmou Janaína. 
Mônica Papaléo, assessora técnica de Gestão Financeira da Semed, afirmou que todo o trabalho deve ser feito em parceria, para que não aconteçam correrias ou problemas no fim do ano. “Nossas portas estão sempre abertas para todos vocês. Nossa maior preocupação é com a utilização dos recursos. Por isso, quando surgir alguma dúvida, entrem em contato com o setor, que iremos solucioná-la da melhor maneira possível”, informou.
A professora Edilene Paula dos Santos, diretora adjunta da Escola Municipal Walfredo da Silva, disse que o encontro foi de fundamental importância para a realização do trabalho na unidade. “Estou há apenas três anos como professora da rede e tudo é muito novo. Quando os professores assumem a parte administrativa das unidades, ficam perdidos e o trabalho demora um pouco a ganhar ritmo”, concluiu.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Luiz Gonzaga é o grande homenageado das festas julinas das escolas

O arraiá já está formado nas 126 escolas da rede municipal de Nova Iguaçu. Se depender da criatividade apresentada nos convites, as festas prometem atrair grande público. Nos “terreirões” não faltarão homenagens ao centenário do Rei do baião, Luiz Gonzaga. Como não poderia deixar de ser, a maioria das unidades escolares vai apresentar as tradicionais quadrilhas, mas também haverá exposições do projeto Escola Aberta, danças, barracas de comidas típicas, brincadeiras, premiação para Sinhozinho e Sinhazinha e a participação de um grupo de forró.

As Escolas Municipais Nena Rodrigues e Adrianópolis, localizadas em Austin e Adrianópolis, respectivamente, às 13h e às 10h, realizarão o “Arraiá do Gonzagão”, no dia 6. As duas unidades prometem muita diversão aos estudantes. O “Trio Mensageiro do Forró” se apresenta na Nena Rodrigues e fará o público dançar coladinho ao som da música nordestina. Já a Adrianópolis, além das tradicionais quadrilhas, terá apresentações de dança.
Localizada no bairro Cacuia, a Escola Municipal Souza e Mello promoverá a sua festa julina na sexta-feira, dia 6. Entre as atrações, estão apresentações de dança e quadrilha. A comemoração também terá barracas de doces e salgados. “Como nossa escola ganhou novas salas e tem mais de 900 alunos, decidimos realizar a festa em dois horários, de 8h às 11h e de 13h às 17h. A festa será inesquecível”, disse Lucéia Neves, diretora geral da escola, acrescentando que o dinheiro arrecadado na festa será revertido para o Dia das Crianças, em outubro.
Já a Escola Municipal Alice Couto, em Caioaba, também no dia 6, das 8h às 12h e das 13h às 16h, realiza o “Arraiá do Tão Tchá Tchá”, que promete agitar toda a comunidade. Já no sábado, dia 7, a diversão continua nas Escolas Municipais Campo Alegre, Professor Nabor Otuki, Dr. Thibau, Julio Rabelo e Presidente Getúlio Dornelles Vargas. No dia 13, será a vez das Escolas Municipais Professora Leopoldina Machado Gonçalves de Barros e Capistrano de Abreu promoverem as suas festas julinas para estudantes e responsáveis.
No dia 14, as unidades Mascarenhas de Morais, José de Anchieta, José Luis da Silva, Flor de Lis e Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Nova Era, realizam seus arraiás. A EMEI prepara o “Arraiá da Alegria”, também homenageando os 100 anos do Rei do Baião. Durante a comemoração, serão eleitos os melhores Sinhozinho e Sinhazinha da festa.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Estudante vence concurso de desenho organizado pela Prefeitura

A estudante Raissa Seabra, 11 anos, da Escola Municipal Rui Barbosa, foi a grande vencedora do concurso de  desenho  “A Caminho da Escola”. A menina, do 5º ano recebeu das mãos da prefeita, Sheila Gama, um netbook, que vai utilizar para fazer os trabalhos de escola e bater papo com as coleguinhas na internet. “Fizemos um concurso para plotagem dos ônibus escolares. A partir de agosto, o desenho da Raissa será visto por toda a cidade”, enfatizou a prefeita, que fez a entrega do prêmio juntamente com a secretária  Municipal de Educação, Sandra Gusmão, durante evento realizado em Austin na quinta-feira, dia 28.

 A arte da menina ficou entre os sete mais votados e estará plotado em 19 ônibus escolares, que circularão, a partir de agosto, por toda a cidade transportando os alunos da rede municipal de ensino. No total, 38.953 estudantes do  1º ao 5º ano, de 126 unidades escolares, se cadastraram no concurso, cujo edital foi publicado em maio.
Surpresa pela escolha, Raissa disse não saber qual será sua reação quando vir o ônibus com o seu desenho. “Não pensei que seria a vencedora geral do concurso. O mais legal é saber que muitas crianças deixarão de ficar paradas na rua esperando ônibus, que nem sempre param para nós. Agora, terá um especialmente para nós alunos”, comemorou a menina.
Quem também não se conteve de felicidade foi sua mãe, Alessandra Seabra. “Ela só ficou sabendo da vitória praticamente na hora de receber a premiação. Ela gosta de desenhar. Reclamo porque o caderno dela tem mais desenho do que dever”, contou, esclarecendo  que quando os ônibus já estiverem  em funcionamento não precisará mais levar a filha à escola.
Para a diretora da Escola Municipal Rui Barbosa, Eliana Labanca, a vitória de Raissa vai refletir positivamente nos demais alunos.  “Na escola, ela concorreu com 200 alunos do 4º e 5º ano. Vamos comemorar muito esta conquista de nossa aluna”, disse Eliana. Os desenhos  foram avaliados pela Comissão de Avaliação do Concurso de Desenho da Secretaria Municipal de Educação, que organizou o concurso. Foram analisados a fidelidade ao tema, criatividade e originalidade.  

Autores Brasileiros fazem parte de evento realizado na E.M Alice Couto

Vinícius de Moraes, Bia Bedran, Ruth Rocha, Ziraldo, Cecília Meireles e Maurício de Souza. Estes e outros autores foram lembrados no “Suco Literário”, realizado nesta sexta-feira na Escola Municipal Alice Couto, em Caioaba, Nova Iguaçu. Desenvolvido em dois turnos, o evento teve jograis, exposição de biografia dos autores, fotos, imagens e citação de obras literárias dos escritores.

Mas o “Suco” não ficou apenas focado nos autores. Luís Gonzaga, o Rei do Baião, que completaria 100 anos em agosto, também foi lembrado. A escola produziu o ABC do Gonzagão, onde cada letra do alfabeto representava uma música de Gonzagão, como por exemplo, Baião de Dois, com a letra B, Asa Branca, com a letra A, Dança, Mariquinha, com a letra D e Imbalança, com a letra I. Outro destaque foi um boneco, onde os estudantes podiam colocar o rosto e se transformavam em reis e rainhas do baião.
“Até o ano passado realizávamos chás literários, mas percebemos que os nossos alunos gostam muito de sucos e preferimos mudar o nome, mas sempre com o objetivo de desenvolver conhecimento das obras literárias dos principais autores brasileiros", explicou a diretora da escola, Janice Maia.
A reciclagem como forma de preservação do meio ambiente não foi esquecida. Com criatividade, a escola foi enfeitada com embalagens de sucos e as maquetes feitas pelo estudantes foram produzidas com caixas de leite. Já o globo terrestre foi feito com copinhos descartáveis. “A meta é despertar os alunos para a literatura, mas também  queremos criar neles a prática do consumo sustentável como um eixo relevante para os dias atuais", concluiu  Janice.
Trabalhos sobre Bia Bedran
Autora de músicas e poemas como “O Telefone”, “O Relógio da Vovó” e “O Dia e a Noite”, Bia Bedran foi lembrada pelos estudantes da Educação Infantil, que produziram cartazes e livros com as músicas e poemas da cantora. Segundo a professora Denise Meyniel, os estudantes se identificam com as obras da artista. “Todo o projeto realizado na Educação Infantil é baseado na música. Então, para eles já é natural trabalhar a musicalidade”, disse a professora.
Uma das mais empolgadas ao visitar os diversos trabalhos expostos era a pequena Yasmim de Souza Salvadori, 4 anos, aluna do Infantil 4. “Adorei fazer os cartazes sobre a Bia Bedran. Sempre ouço as músicas dela e a minha preferida é O Relógio da Vovó”, disse a pequena, que cantou toda a música no pátio da unidade.