sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Novos professores reforçam equipe das escolas


A chegada dos novos professores está dando novo gás às 126 unidades escolares da rede Municipal de Ensino de Nova Iguaçu. Os profissionais já foram lotados nas escolas e a grande maioria já está em sala de aula. Para os diretores que viviam com problemas de carência, o concurso veio sanar o problema. Ao todo são 416 profissionais divididos nas categorias de PII (da educação infantil ao 5º ano) e PI (do 6º ao 9º ano).

O professor Rodrigo Peixoto, 29 anos, é um dos 111 professores de Educação Física aprovados no concurso.  "Foi uma surpresa muito gratificante receber o telegrama em minha casa. Sabia que seria um dos chamados, pois fui bem na prova”, disse o professor, que ficou feliz por ser lotado na Escola Municipal Engenho Pequeno, pela boa classificação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

De acordo com a diretora-adjunta da Escola Engenho Pequeno, Daniele Mesquita Mello, a unidade escolar recebeu sete novos professores, sendo cinco para Professor II e dois para Professor I, na disciplina de Educação Física.  "É imprescindível à chegada desses novos professores. É primordial termos profissionais fixos e que por isso não sofreremos com a falta de professores", concluiu Daniele. 

Com 26 turmas no total, a Escola Municipal Osires Neves recebeu quatro novos professores, dois de Ciências e dois de Geografia. “Assim como não existe escola sem alunos, também não existe escola sem professor. Estamos felizes, pois estávamos  trabalhando com sistema de dobras desde o início do ano”, contou a diretora Fátima Pereira. 

Alan dos Santos do Carmo, 31, já atua na rede. O professor de Educação Física leciona na Escola Municipal Professora Lucia Vianna Capelli, em Iguaçu Velho. Ele escolheu a Escola Municipal Professor Paulo Roberto Fiorenzano de Araújo, em Miguel Couto, para sua segunda matrícula. “Gosto de trabalhar na rede municipal. Os alunos são respeitosos e interessados. Além disso, somos valorizados e participamos constantemente de formações”, concluiu o educador.

Já Denise dos Anjos, 29, vai realizar o sonho de trabalhar com estudantes das séries iniciais. “Foi uma surpresa ver o meu nome entre os convocados. Não esperava. O que me incentivou a integrar a rede de Nova Iguaçu foram salário e também as formações continuadas”, afirmou Denise, que mora em Jacarepaguá e foi lotada na Escola Municipal Kerma Moreira Franco, em Austin.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Nova Iguaçu lança 4ª edição projeto "Literatura e Africanidade"


A palestra de João Carlos Araújo, do Instituto Palmares, marcou o lançamento, nesta segunda-feira, dia 24, da 4ª edição do concurso “Literatura e Africanidade em Histórias em Quadrinhos”. Realizado pela Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Educação, a competição tem como objetivo promover o aumento da autoestima e a produção do conhecimento. Participarão da disputa  estudantes do 1º ao 9º ano das 126 escolas da rede municipal de ensino. A final da competição será no dia 22 de novembro.
Aproximadamente 60 profissionais, entre professores de Incentivo à Leitura e Produção Textual (ILPT) e Incentivadores da Palavra participaram do lançamento. Além da palestra de João Carlos, pela manhã, os profissionais assistiram à tarde apresentação da professora Patrícia Góis, da Secretaria de Educação de Duque de Caxias, que falou da experiência das histórias em quadrinhos nas salas de leitura.
A assessora Técnica de Gestão Pedagógica, Odenize Monteiro Ferreira, ressaltou a satisfação de promover mais um concurso que tem o objetivo de estimular entre os estudantes o reconhecimento da sua raça, através da Lei 10.639 - que trata das questões afirmativas da história africana e indígena na grade curricular. “Queremos contribuir para o aprendizado dos nossos estudantes, levando a eles uma nova prática pedagógica”, finalizou Odenize.
Para a composição das histórias em quadrinhos com as crianças, os educadores participarão de formações continuadas sobre o gênero literário. O concurso está dividido em duas categorias: Infantil e Juvenil. Na primeira, os estudantes das séries iniciais, com apoio dos Incentivadores da Leitura, farão histórias em quadrinhos com no máximo seis cenas. Já na segunda, com auxílio de professores de ILPT, os alunos das séries finais farão tirinhas de três cenas. 
Segundo Vanessa Gnisci, responsável pelo Incentivo à Palavra na Semed, o tema proporciona aos estudantes o conhecimento das origens do povo brasileiro e também a ampliação dos conhecimentos dos gêneros literários. “As histórias serão elaboradas pelos estudantes, com a contribuição dos professores. Através destes concursos estamos incentivando a aplicabilidade da Lei 10.639 nas escolas”, disse Vanessa.
A professora de ILPT da Escola Municipal Monteiro Lobato, Sandra Maria Pereira, acredita que o “Literatura e Africanidade” é importante para o trabalho feito dentro de sala de aula. “É indispensável que sejam feitos trabalhos voltados para o autoconhecimento dos estudantes. Hoje, eles respeitam muito mais as adversidades e estão mais conscientes no que se refere à história dos negros no país”, afirmou Sandra. 
Para Ana Lúcia Rodrigues, Incentivadora à Palavra da Escola Municipal Meninos de Deus, o concurso intensifica nos estudantes o interesse pela leitura e diminui os vícios de linguagem. “As crianças precisam ser incentivadas e para isso é fundamental a realização desses projetos”, disse a educadora, que elogiou o fato das produções em histórias em quadrinhos, inserindo  os alunos em um novo gênero literário. 
Palestra com João Carlos Araújo
Representante do Instituto Palmares, João Carlos Araújo destacou a importância do trabalho sobre literatura e africanidade nas salas de aula. Ele falou sob as perspectivas da oralidade com foco na necessidade do relato dos personagens no cenário dos fatos. “Os professores têm a necessidade de dar atenção aos fatos, sejam eles quais forem, pois quem narra sabe da necessidade de que os outros cresçam e passem o que ouviram para outros”, disse João.
Ele agradeceu pelo convite e parabenizou a iniciativa da Semed em realizar um concurso com o formato das histórias em quadrinhos. “Ao se trabalhar a africanidade, consequentemente aumenta a autoestima e também a comunhão entre os negros e os não negros. Trabalhar essa questão é se preocupar com as diversidades racial, social e outras”, concluiu João Carlos, que acompanhou relato das experiências realizadas na Escola Municipal Ivonete dos Santos Alves, ministrada pela professora Raquel Natal da Costa.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Pré-vestibular intensifica aulas com a proximidade do Enem


As aulas do Pré-Vestibular da Prefeitura estão a todo vapor. Com a proximidade dos exames do Enem, com provas marcadas para os dias 3 e 4 de novembro, os professores estão intensificando as aulas e orientando os estudantes a focarem cada vez mais nos estudos. Ao todo, a Prefeitura oferece o curso em seis escolas municipais. Em 2011, 146 estudantes passaram para universidades públicas e 27 para instituições particulares. O Pré-Vestibular começou em 2006 e desde então já aprovou mais de 600 jovens.
As aulas acontecem nas Escolas Municipais Júlio Rabelo Guimarães, Rui Barbosa, Rubens Falcão, Douglas Brasil, Dr. José Froes Machado e Monteiro Lobato.  Com aulas dinâmicas e apoio de apostilas, os professores, que são graduandos de Língua Portuguesa, Geografia, História, Biologia, Química, Espanhol e Física, estão correndo contra o tempo.
Na Escola Municipal Monteiro Lobato, onde as aulas acontecem somente aos sábados, os estudantes não se importam em estudar das 8h até às 17h.  Juliana Miranda, 17 anos, relatou que optou por estudar no Pré-Vestibular da Prefeitura pela organização. "Tem um curso perto de minha casa, mas amigos meus me falaram bem daqui. É mais organizado", contou A menina que disse ainda que não teria condições para pagar um curso particular.
Aos 25 anos, Geisa Amara decidiu voltar aos estudos. "Terminei o ensino médio em junho e agora vou buscar uma vaga na área da saúde", disse Geisa, que conta com o apoio dos professores, que orientam ao grupo a estudarem todos os dias. "Eles têm que treinar os exercícios e ler todos os dias", explicou o professor Alexandro de Amico, acrescentado que as provas exigem raciocínio lógico e boa interpretação de texto. A dica dele é entre outras coisas leitura diária calma e, treinar redação, que equivale a uma nota de uma disciplina inteira e não usar estrangeirismo no texto.
Aulas noturnas
Nas demais cinco escolas, as aulas acontecem às  terças, quartas e quintas-feiras, das 18h30 às 21h. Cada escola representa um polo, que será composto por 150 estudantes, sendo 50 em cada turma. Ainda é possível se inscrever para estas escolas no horário de funcionamento das aulas, basta levar comprovante de residência e documento de identificação.
Outras informações podem ser obtidas pele telefone 2768-2353, Setor de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação, das 9h às 16h30.
Polos:
Escola Municipal Júlio Rabelo Guimarães- Rua Dom Henrique, 230- Dom Rodrigo
Escola Municipal Rui Barbosa- Rua Felipe Salomão, 178- Austin
Escola Municipal Rubens Falcão- Rua Carlos Pereira Leal, 452- Santa Eugênia
Escola Municipal Douglas Brasil- Rua Mendes, 128- Cerâmica
Escola Municipal Dr. José Froes Machado- Rua Monica, 157- Valverde

Pré-Vestibular é destaque no jornal O DIA


Ônibus Escolar em Nova Iguaçu é matéria no jornal O DIA


sábado, 22 de setembro de 2012

Palestras e Oficinas marcam lançamento da 4ª edição do Literatura e Africanidade


A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza na próxima segunda-feira, dia 24, às 9h, no auditório da Universidade Iguaçu (Unig), o lançamento da 4ª edição do concurso "Literatura e Africanidade". Durante a abertura acontece palestra com João Carlos Araújo, do Instituto Palmares, sobre a importância da discussão da africanidade nas escolas. À tarde, será realizada oficina de histórias em quadrinhos, ministrada por Patrícia Góis, da Secretaria de Educação de Duque de Caxias.

O concurso é voltado para estudantes do 1º ao 9º ano das 126 escolas da rede municipal de ensino. A finalidade da competição é unir o encantamento das histórias em quadrinhos, também conhecidas como HQs, às práticas literárias voltadas para a contribuição da cultura africana na formação da literatura afro-brasileira e, assim, incentivar ações de aplicabilidade da Lei 10.639/03 - que trata das questões afirmativas da história africana e indígena na grade curricular.

Além disso, a competição será dividida em duas categorias: Infantil, para alunos das séries iniciais, com histórias em quadrinhos com o máximo de seis cenas e juvenil, para séries finais e com tirinhas de no máximo três cenas.   

De acordo com o regulamento, as histórias deverão ser encaminhadas ao setor de Incentivo à Leitura até o dia 9 de novembro, com nome da unidade escolar, nome do aluno e do professor que o auxiliou e função e título da história em quadrinhos. As HQs serão avaliadas pela Comissão Julgadora da Semed.

A competição terá alguns critérios de seleção, como a coerência, o título e a ilustração, de acordo com o tema literatura e africanidade, clareza nas ideias e estruturação do roteiro e sequência lógica, com ilustração e texto.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Apresentação dos professores nas escolas vai até o dia 27

Os professores PII (da educação infantil ao 9º ano) começaram a escolher escolas nesta quinta-feira, dia 20, no auditório da Escola Municipal Monteiro Lobato.  De acordo com o Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação, a lotação dos servidores obedece à ordem de classificação e da carência do profissional nas escolas, o que pode ocorrer nos turnos da manhã ou tarde.  
A entrega dos memorandos, com a indicação das escolas onde o servidor irá trabalhar, vai até a próxima quinta-feira, dia 27 de setembro. Nesta sexta-feira, dia 21, os professores II, num total de 146 continuam a escolha de unidades escolares.
Para a secretária de Educação, Sandra Gusmão, os novos concursados são uma importante conquista para a educação de Nova Iguaçu, já que o último concurso foi realizado em 2007.  "Este concurso foi muito bem pensado. Temos uma carência de professores que é real, principalmente fora das áreas centrais da cidade", explicou a Secretária.
A Secretaria de Administração (Semad) está verificando com os peritos o caso de professores que estão nos laudos  como aptos, mas com restrição. Assim que a situação esteja resolvida, os profissionais serão chamados para tomar ciência.
Inovação
Como já trabalha em outra rede de ensino, a professora Roseane Lazarine, 32, optou pelo horário da tarde em Nova Iguaçu. "Espero encontrar uma rede organizada e ao mesmo tempo quero contribuir para o crescimento dos estudantes. Gosto de inovar, sair da sala de aula, mesmo que seja no pátio da escola", contou Roseane que foi lotada no Ciep 099 Simon Bolivar.
Danielle da Silva Santos, 25 anos, já atua na rede. Dá aulas na Escola Municipal França Carvalho, na Prata e faz dobra no Ensino de Jovens e Adultos (EJA), no CIEP 071 Maximiano da Fonseca. "Gosto do EJA. Os alunos têm um brilho no olhar e querem recuperar o que não conseguiram anos atrás", disse a professora.
 A escolha de escolas continua na próxima segunda-feira, dia 24, com os professores de Português, Artes, História e Geografia que serão atendidos a partir das 7h30. E na parte da tarde será a vez dos professores de Matemática, Espanhol, Inglês e Ciências escolherem escola.
Já os 111 professores de Educação Física terão dois dias para a escolha.  Na manhã do dia 25, quem ficou entre a 1ª a 27ª colocação; 1º e 2º (PCD); 2º ao 5º (Nel) se apresentam pela manhã. Da 29ª a 52º colocação; 4º e 5º (PCD); 6º ao 9º (Nel) o atendimento será 13h. No dia 26, às 7h30 fazem escolha, os profissionais classificados da 53ª a 74ª; 6º (PCD); 10ª a 9ª Nel.
E os professores II que vão atuar na sala de recursos, P II Libras, PII Braile, P II Intérpretes de Libras, P I Itinerante comparecem na quinta-feira, dia 27, às 7h30.


quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Concursados se apresentarem nesta quarta



Foram convocados 416 profissionais, da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental, aprovados este ano.

A Secretaria de Educação de Nova Iguaçu (Semed) elaborou um calendário para que os 416 professores empossados na semana passada escolham a escola onde serão lotados. A escolha segue a ordem de classificação do servidor, que deve comparecer, às 7h30 ou 13h, nos dias 20, 21, 24,25, 26 e 27 de setembro, no auditório da Escola Municipal Monteiro Lobato- Rua Luiz de Lima, s/n- Centro.
De acordo com o responsável pelo Departamento de Recursos Humanos da Semed (RH), Luís Eduardo Garcia Ribeiro, após a escolha da escola, o professor é encaminhado direto para a unidade escolar. Ele disse ainda, que quem não comparecer nas datas previstas deverá se apresentar no dia 1 de outubro, às 9h, no RH, localizado à Rua José de Alvarez, 330. 
Para a Secretária Municipal de Educação, Sandra Gusmão, a lotação destes professores nas 126 escolas representa mais um compromisso do governo. “Assumimos com o compromisso de investir no servidor público, especialmente na educação. Com esse concurso vamos resolver o problema da carência”, comemorou a secretária.      

 Esses profissionais foram aprovados no concurso realizado pela Prefeitura em junho deste ano. Os primeiros a se apresentarem serão os professores II classificados entre a 1ª e 30ª colocação; 1º e 2º (portador de necessidades especiais- PCD) e 2º ao 9º (Negros e índios- NeI).  A tarde é a vez dos classificados entre a 31ª a 55ª colocação; 3º e 4º (PCD) e 10º a 16º (NeI).

Já no dia 21, pela manhã, os professores II se apresentam na seguinte ordem: do 57º ao 82º; 5º e 6º (PCD) e 17º ao 22º (NeI). Do 83º ao 111º;  8º (PCD) e 23º ao 29º Nel), a apresentação acontece às 13h.
A apresentação dos professores I começa na segunda-feira, dia 24. Os de Português, Artes, História e Geografia tem o comparecimento para o horário da manhã. E na parte da tarde é a vez dos professores de Matemática, Espanhol, Inglês e Ciências escolherem escola.

Os 111 professores de Educação Física escolhem escola em dois dias.  Na manhã do dia 25 é a vez de quem ficou entre a 1ª a 27ª colocação; 1º e 2º (PCD); 2º ao 5º (Nel). Da 29ª a 52º colocação; 4º e 5º (PCD); 6º ao 9º (Nel) se apresentam às 13h. No dia 26, às 7h30 fazem escolha, os profissionais classificados da 53ª a 74ª; 6º (PCD); 10ª a 9ª Nel. 

Os professores II que vão atuar na sala de recursos, P II Libras, PII Braile, P II Intérpretes de Libras, P I Itinerante comparecem na quinta-feira, dia 27, às 7h30.    

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Práticas de planejamento é tema de palestra em Nova Iguaçu


Com o objetivo de proporcionar a troca de experiências entre profissionais, a Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (Semed) promoveu na última sexta-feira, dia 14, Formação  Continuada sobre Práticas de Informática Educativa (ProInfo) da rede municipal de ensino. Realizado no auditório da Universidade Geraldo Di Biase (UGB), o encontro contou com certa de 100 Coordenadores de Aprendizagem e Mediadores Tecnológicos - profissionais responsáveis pelos laboratórios de informativa educativa do ProInfo.
A assessora técnica de gestão pedagógica da Semed, Odenize Monteiro Ferreira, ressaltou que o auditório lotado se deve ao comprometimento que todos os profissionais possuem em relação à educação. “A secretaria de Educação está se empenhando cada vez mais pela melhora da condição de trabalho dos educadores. E esta forte presença de profissionais é o resultado deste investimento”, disse Odenize.
Durante o encontro, profissionais assistiram palestras das professoras da rede municipal de ensino, Adriana da Rocha Monteiro, que atua na Escola Municipal Professora Dulce de Moura Raunheitti e Neiva Menezes, do Centro Municipal de Educação Especial Paul Harris. Elas mostraram o trabalho realizado nas salas de informáticas das respectivas unidades escolares e deram dicas de como trabalhar a informática com os alunos.  
 A professora Adriana Monteiro mostrou o planejamento desenvolvido na escola. Na Dulce Raunheitti foi detectada entre os alunos a dificuldade na leitura e escrita e, com isso, o foco do trabalho foi voltado para esta área. “Fizemos o projeto político pedagógico “Educação e Computador: Uma Ótima Combinação!”. Realizamos um trabalho integrado com a sala de aula com biografias de personalidade, contos, cartas  e produção de textos”, afirmou a professora.
Já Neiva Menezes, mostrou o trabalho realizado no Paul Harris. “A maioria de nossos estudantes são portadores de necessidades especiais. Com isso, o trabalho acaba sendo diferente. Devido a isto, fazemos atividades, como completar palavras, músicas e cantigas, entre outros”, disse Neiva.
De acordo com Tatiana Eliza Carvalho, da Semed, o encontrou proporcionou aos profissionais o entendimento sobre a importância do planejamento no trabalho pedagógico. “O uso dos softwares educativos permite que os nossos alunos aprendam brincando”, concluiu Tatiana.
Professores
Entre os educadores que participaram, o planejamento é uma ferramenta considerada fundamental para o bom desenvolvimento da aprendizagem. Uma delas é a Coordenadora de Aprendizagem da Escola Municipal Paulo Roberto Fiorenzano Araújo, Rita de Cássia da Cruz Araújo. Para ela, o planejamento é o foco principal de cada atividade. “Cada ação precisa ser bem planejada, já que temos alunos de diversas séries e com níveis diferentes de aprendizagem”, disse a Coordenadora. 
 Já Cláudia Patriota Campos, Coordenadora de Aprendizagem da Escola Municipal Aminthas Pereira, afirmou que o planejamento é fundamental para o processo de ensino. “Com o planejamento nossas ações vão direto ao foco. Além disso, vemos os nossos avanços e aquilo que ainda não funcionou”, concluiu Cláudia.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Estudantes aprovam ônibus escolar


Segurança e conforto durante o trajeto de ida e volta para a escola. Isto é o que os alunos da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu estão vivendo, desde que o ônibus escolar da Prefeitura começou a circular, no mês passado. Atualmente, 10 dos 19 ônibus estão transportando os estudantes que são acompanhados por um monitor durante todo o trajeto.
Os ônibus têm plataforma para acessibilidade, cinto de segurança, identificação escolar e brasão do município. Além disso, o vidro traseiro dos veículos é adesivado com o desenho da aluna Raissa Seabra, da Escola Municipal Rui Barbosa, que venceu o concurso "A Caminho da Escola". Os ônibus começaram a circular experimentalmente em julho.
O transporte foi bem recebido pelos estudantes, que muitas das vezes tinham que andar quilômetros, como é o caso da aluna da escola municipal Hebert Moses, Nathália dos Santos, 13 anos. "Eu saía da escola às 11h45 e chegava em casa às 12h20. Agora chego rapidinho e com segurança", disse a menina, que mora no bairro Cobrex e está no 7º ano.
Quem também gostou da novidade foi a aposentada Maria Gonçalves, 73 anos. Ela acompanhou a neta Mariana Brito, 8 , que pela primeira vez utilizou o ônibus, que sai da porta da Escola Municipal Guinle, onde estuda. "Achei muito bom. Vou pedir autorização à mãe dela para que ela possa usar este transporte e assim ficaremos mais tranquilas", disse a avó.
Aluna do 9º ano da Escola Estanislau Ribeiro do Amaral, no bairro Cerâmica, Hortência Amanda da Silva, 15, caminhava meia hora até o ponto do ônibus. "Achei ótimo o transporte escolar. Não preciso mais andar e agora embarco no ônibus na porta da escola", comemora.

Ao todo, os ônibus escolares vão atender a 17 rotas na cidade. O transporte escolar que sai da Escola Municipal Guinle, na Posse, por exemplo, segue uma das mais movimentadas rotas. São sete escolas, o que exige quatro viagens do motorista até a proximidade da Escola Municipal Maria Eliondas dos Santos, no Cobrex.
Desfile cívico
Os ônibus escolares foram apresentados também nos desfiles cívicos de Sete de Setembro. Eles foram utilizados no transporte das bandas escolares de alunos das escolas, como o Centro Municipal de Educação Especial Paul Harris. Quem assistiu a parada cívica pode ver, na prática, o funcionamento dos elevadores, já que o equipamento foi acionado para que uma estudante cadeirante pudesse sair do veículo para entregar flores para a prefeita Sheila Gama.

Educação promove 2º Concurso de Paródias da Rede Municipal

 
A Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (Semed) começou a 2ª edição do Concurso de Paródias da rede municipal de ensino. As seletivas das escolas localizadas no centro foram realizadas nesta quarta-feira, dia 12 de setembro, na Escola Municipal Monteiro Lobato. A Escola Municipal Profª Ornélia Lippi Assumpção foi a grande campeã, com um rap sobre a Rio+20 que misturou encenação e canto. Assim como em 2011, a competição tem o Meio Ambiente como tema. Participam do projeto estudantes da educação infantil ao 9º ano. 
As eliminatórias acontecerão em outras oito regiões da cidade, com final prevista para o dia 31 de outubro, no Campus Nova Iguaçu da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRRJ). No ano passado, a Escola Municipal América Xavier da Silveira foi a campeã da primeira edição com a paródia "Ambiente, vamos cuidar!". 
A competição multidisciplinar propõe a integração de conteúdos e a concepção única do conhecimento, que além da música pode ser trabalhado de diversas formas. Na educação infantil, por exemplo, o trabalho pode ser feito através da construção de brinquedos. 
Segundo Márcia Machado, responsável pelo Setor de Educação Ambiental e Educação no Campo da Semed, o grande desafio desta competição é convidar a comunidade escolar a um movimento de apresentação do mundo social e natural, na perspectiva de um projeto educacional. Além disso, desenvolve o espírito de equipe entre os estudantes, além de devolver a autoestima. 
“As paródias vão ser analisadas por uma comissão julgadora, indicada pela Assessoria Técnica de Gestão Pedagógica da secretaria. Serão avaliados, entre outros itens, a criatividade da letra, a fidelidade ao tema e também a coreografia”, afirmou Márcia, acrescentando que os estudantes poderão utilizar durante as apresentações instrumentos musicais, assim como roupas fiéis ao tema. 
Calendário das Seletivas: 
17/09 – Às 14h – Ciep 099 – Dr. Bolivard Gomes de Assunção – Unidades das URGs Posse e Comendador Soares; 
19/09 – Às 9h – Escola Municipal Alfredo José Soares – Unidades da URG KM 32;
 01/10 – Às 14h – Escola Municipal Darcílio Ayres Raunheitti – Unidades da URG Cabuçu; 
03/10 – Às 9h – Escola Municipal José de Anchieta – Unidades da URG Austin; 
10/10 – Às 9h – Escola Municipal Vale do Tinguá – Unidades das URGs Vila de Cava, Tinguá e Miguel Couto;
 31/10 – Às 9h – UFRRJ/Nova Iguaçu – Final.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Missa e atividades esportivas marcam os 55 anos de escola

Uma missa de ação de graças marcará o início das comemorações pelos 55 anos de fundação da Escola Municipal Heitor Dantas, em Moquetá, Nova Iguaçu. A celebração acontece nesta quarta-feira, dia 12, às 16h, na própria unidade. Também serão realizadas caminhada com a participação de alunos, professores e moradores do bairro, apresentação - da equipe do Mais Educação e do projeto Escola Aberta - com de karatê  e jantar com a comunidade. A comemoração se estende até o final do mês.
De acordo com a diretora da unidade, a Heitor Dantas quer oferecer momentos de confraternização e também confirmar a integração da escola com a comunidade do entorno. “Esta é a hora de valorizarmos os momentos de amizade, crescimento pessoal e profissional vividos dentro de nossa escola. Somos uma família unida e não apenas um grupo de funcionários. E é isso que uma escola necessita”, afirmou Fátima Holtz Maia Caffé, diretora geral.
A escola atende aproximadamente 300 estudantes, da Educação Infantil ao 5º ano e  pretende, através das atrações que serão apresentadas, priorizar o aumento da qualidade de vida, diminuição do sedentarismo e a importância da cooperação, solidariedade e integração social. De acordo com a diretora, a ideia da mobilização e para que a comunidade escolar e os familiares vejam a instituição como parte da vida deles.
"Temos que parabenizar toda a comunidade escolar da Escola Municipal Heitor Dantas pelos seus 55 anos. A escola tem uma diretora comprometida com a gestão e por um ensino de qualidade", disse a secretária de Educação, Sandra Gusmão.
Ainda segundo Fátima, completar 55 anos é uma emoção. “É algo diferente. Hoje, a escola está bonita e podemos oferecer aos nossos alunos uma educação de qualidade. A maioria de nossos professores e alunos é do bairro e vivenciaram todos os momentos felizes e tristes que a unidade passou”, concluiu.
Depois do ato ecumênico, as comemorações continuarão. No dia 15, às 9h, será realizada uma apresentação de Karatê com os alunos do Karatê do projeto Escola Aberta e também do Mais Educação.  Já no dia 21, às 18h, será realizado um jantar dançante, com apresentação de música ao vivo e jantar junto à comunidade. Para fechar, no dia 30, a partir das 7h30,  será realizada uma caminhada pelo bairro, com a participação de toda a comunidade.


terça-feira, 11 de setembro de 2012

Desfile na Via Light encerra comemoração da Semana da Pátria


A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros abriram os desfiles da Independência, na Via Light, na última sexta-feira (07/09), onde a Classe Hospitalar do Hospital da Posse, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e o Centro de Educação Especial Municipal Paul Harris estiveram entre as primeiras apresentações, que arrancaram aplausos da prefeita Sheila Gama, que fez questão de acompanhar do chão o desfile das escolas. A seu lado, a secretária Municipal de Educação, Sandra Gusmão, assistiu e cuidou dos detalhes junto com a Comissão de Desfiles Cívicos. 

Desta vez, o patriotismo estava aliado à luta pelo fim da violência proposto no tema “Nova Iguaçu Promovendo a Cultura de Paz”, que a Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretária Municipal de Educação, definiu com a Comissão de Desfiles Cívicos. E pelo que se viu na Via Light e nos bairros a proposta foi bem acolhida pelas unidades escolares.

Os idosos do Espaço Municipal da Terceira Idade (Esmuti) mostraram vitalidade e harmonia. A instituição tem mais de mil idosos cadastrados e completa oito anos no dia 27 de setembro. Os integrantes da casa, que oferece uma série de atividades demonstraram algumas delas em pleno desfile, como tai chi chuan, dança e artesanato.

Com balões vermelhos ou brancos a Escola Municipal Dr. Rubens Falcão deu sua mensagem de amor e paz. Já Dr. Rui Berçot de Mattos, que estava acompanhada pela banda Dragões do Alvorada, pediu tolerância religiosa, paz no futebol e adotou a frase “plantando a paz, colhendo o bem”.

Batismo

A pedido do maestro Rogério Perez, a prefeita Sheila Gama batizou o novo uniforme da banda, da Escola Estadual Barão de Tinguá, que desfila por sua escola e apoia outras demais. A banda é uma da mais aplaudidas em todos os desfiles que participa por sua qualidade musical e coreografias.

A Banda Combato, da Escola Municipal Monteiro Lobato, foi outra que estreou uniforme novo. Além disso, a unidade escolar apresentou um pelotão de bandeira, skatistas e outras modalidades esportivas.

Quem também deu um show foi a banda Sonho Musical, da Escola Municipal Padre Agostinho Pretto. Ao som da Timbalada, os instrumentistas fizeram o público dançar e se emocionar com os percussionistas mirins Eric e Caio, que além de tocar se requebram ao som de suas próprias músicas. Teve ainda, apresentação de capoeira da Escola Municipal Meninos de Deus.

De acordo com a diretora da Padre Agostinho, Daniele Luciana Chaves de Oliveira, os professores não tiveram dificuldade para desenvolver o tema. “Já trabalhamos a temática na escola e acho importante que todos façam isso”, analisou. 

“Todos os anos venho assistir aos desfiles cívicos. Achei muito interessante a escolha da paz como tema. Nova Iguaçu e o mundo precisam abraçar esta ideia e agir de forma que vivamos com mais qualidade e segurança”, disse a dona de casa, Elzi da Silva.

ônibus que fazem o transporte escolar dos estudantes de Nova iguaçu, encerraram os desfiles cívicos. Os veículos têm elevador para o transporte de cadeirantes e atuam em 17 rotas. Também participaram do encerramento os veículos da Secretaria de Trânsito.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Luta do bem contra o mal é mostrado em desfile cívico de Miguel Couto

A luta de anjos do bem contra o mal, por uma Nova Iguaçu sem violência, foi destaque na Escola Municipal Janir Clementino Pereira, em Miguel Couto, no penúltimo dia dos desfiles cívicos de Nova Iguaçu, que neste feriado de 7 de Setembro terá mais 26 unidades escolares desfilando na Via Light, a partir das 8h. Com o tema “Nova Iguaçu Promovendo a Cultura de Paz”, 20 escolas, municipais, estaduais e particulares desfilaram para um público de mais 10 mil pessoas em Miguel Couto.

De acordo com a Secretária de Educação, Sandra Gusmão, a descentralização dos desfiles valoriza os bairros, que comparecem em peso para assistirem a apresentação das escolas. “A Semana da Pátria está sendo um sucesso. Por meio dos desfiles cívicos, o trabalho dos professores e diretores é valorizado”, disse Sandra, acrescentando que o Dia da Independência serve para marcar o espírito cívico nos adultos e crianças. 

E civismo não faltou às escolas que participaram da Parada Cívica nesta quinta-feira. A grande maioria reafirmou a importância da paz entre as nações e nos estádios de futebol. A Escola Municipal Flor de Lis e a Escola Municipal Janir Clementino soltaram uma pomba branca, que durante algum tempo ficou posada nos braços do locutor David Avelar e voou para as mãos da prefeita Sheila Gama.

Assim como a pomba, os anjos foram marca nas unidades escolares que aproveitam o símbolo do Cristianismo para propagar a paz. Eles estavam presentes nas escolas municipais, estaduais e particulares de ensino. Vestida de anjo, Ana Clara Mendonça da Silva, 8 anos, estava feliz. “Estou me sentindo bem vestida assim. Queria que todas as crianças fossem felizes”, disse a menina, que está no 3º ano.

A Casa do Menor São Miguel Arcanjo mostrou os projetos desenvolvidos na escola, comprovando que a educação e a profissionalização dos jovens é uma das formas de manter a paz. Já o Centro Educacional Cristão lembrou os militares que trabalham em missões de pacificação pela Organização das Nações Unidas. Algumas crianças vestiam roupas militares e outras representavam a Cruz Vermelha.

Com uma das melhores bandas fanfarra, o Colégio Estadual Vicentina Goulart encerrou os desfiles cívicos mostrando as oficinas do horário integral, como dança, malabares, fitas e arcos olímpicos entre outras coisas. As apresentações foram acompanhadas pelas representes da Coordenadoria Metropolitana I, Flavia Amorim e Mônica Machado, ambas da diretoria pedagógica. 


Público

A dona de casa Adriana Cristina Inácio acompanhou os desfiles atentamente. Ela queria ver a filha, Geovanna Cristina Silva, que está no 6º, desfilando na Escola Municipal Antônio Pinheiro Victory. “Acho importante que desde cedo os estudantes saibam a importância de valorizar o país em que vive e amar a Pátria”, disse a mãe da menina, que elogiou o tema escolhido para este ano. 

Quem também acompanhou de perto a passagem dos alunos e professores foi a dona de casa Rosângela da Silva Pereira. Para ela, assistir à Parada Cívica é sempre uma emoção diferente. “Todo ano gosto de assistir o desfile. Emociona-me o fato das crianças valorizarem o país desde pequenas”, finalizou Rosângela.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Escolas comemoram independência em desfile na Posse e Rancho Novo

Ao som da Liras, Trompetes e outros instrumentos musicais, milhares de estudantes das redes municipais e estaduais de ensino de Nova Iguaçu desfilaram ontem pela Semana da Pátria. Ao todo, 29 escolas comemoraram a Independência nos bairros da Posse e Rancho Novo. E mais uma vez a criatividade dos professores e diretores emocionou quem assistiu as apresentações. No Rancho Novo, a banda Dragões Iguaçuanos encerrou o desfile.

Até o dia Sete de Setembro, milhares de crianças ainda vão comemorar a Semana Cívica, cujo tema é “Nova Iguaçu Promovendo a Cultura de Paz”. “Não existe caminho para a paz, a paz é o caminho” é uma das frases mais apresentadas nos pelotões das escolas. De autoria de Mahatma Gandhi, ela expressa o sentimento de paz que os professores e alunos estão demonstrando na parada cívica. Além das frases, os alunos trazem também a pomba nas roupas e cartazes.

Para os diretores, a escola e a família são importantes para as crianças aprenderem os valores, como o respeito e o amor. A Escola Municipal Maria Eliondas dos Santo, por exemplo, levou os alunos ao 20º BPM para ensiná-los que os policias trabalham para manter a ordem e a segurança
.

“Eles tiram fotos com os PMs, que os entregaram flores. Fotografamos este e outros momentos deles na escola,.om gestos de abraço e afeto com os colegas”, explicou a diretora-adjunta da escola, Gabrielly Santana, acrescentando que todas as fotos foram mostradas durante a apresentação da escola.

No Rancho Novo, o Centro de Educação Especial Castorina Faria de Lima abriu os desfiles. Embalados pela Banda Fênix, os estudantes também deram sua contribuição para a reflexão pela paz. Depois foi a vez da Escola Municipal de Educação Infantil São Benedito se apresentar para o público.

Bandas são destaques na Parada

Com boinas azuis ou brancas compondo o uniforme das bandas, os pequenos instrumentistas demonstraram o que o Programa Mais Educação tem feito em suas vidas escolares. Composta por alunos com idades entre 10 e 12 anos, a banda da Escola Municipal Engenho Pequeno emocionou, não só a diretora Iara Paz, mas todos as autoridades e o público que compareceu aos desfiles no Rancho Novo. Ao comando do maestro Celso Ricardo Conceição, eles tocaram instrumentos de sopro, chequerê, atabaque, bumbo e pratos e demonstraram que a paz pode vir através da música.
Também fizeram bonito, as bandas das Escolas Municipais Douglas Brasil, Orlando Melo, Estanislau Ribeiro do Amaral, Alice Couto, Guinle. Os uniformes dos integrantes da maioria das bandas municipais nas cores azul e branco também chamaram a atenção.

“Mudou tudo para mim depois que entrei para a banda de minha escola. Este é o segundo ano que toco corneta. Quero tentar outros instrumentos, como o piano”, contou a aluna do 5º ano da Escola Municipal, Engenho Pequeno.

Personalidades mundiais são lembradas em desfile


O primeiro dia de desfiles cívicos em Nova Iguaçu, realizados nos bairros de Vila de Cava e Tinguá, foi marcado pelas homenagens a personalidades pacifistas e a preocupação pela banalização da violência. As atividades do Programa Mais Educação, como capoeira, dança de rua, banda, esporte e teatro também estiveram representadas. Os alunos e professores foram prestigiados com a presença da prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama e a secretária de Educação, Sandra Gusmão.

O tema “Nova Iguaçu promovendo a cultura de paz” esteve presente nos desfiles de escolas dos dois bairros. Em Vila de Cava, a Escola Municipal Marcílio Dias, por exemplo, levou para a pista o tema “Cada um tem responsabilidade de fazer crescer a paz dentro de si, para que a paz se torne um movimento geral”, que é uma frase de Dalai Lama.

Os cerca de 1.400 estudantes levaram de todos os estados brasileiros, representando a união da nação pela paz. Os alunos também não esqueceram do bullying, que vem sendo combatido pelas escolas. Ao final, alunos do horário integral fizeram apresentações de ballet, capoeira, maculelê e dança, mostrando que o esporte é o caminho para a pacificação.

Já a Escola Municipal Aminthas Pereira fez uma apresentação de tai-chi-chuan. Além disso, mostrou o esporte como responsável pela união das nações, através das olimpíadas. Neste pelotão, alunos do Mais Educação se apresentaram e trouxeram um cartaz com frase “Que a tão sonhada paz seja realidade”.

Em Tinguá, a Escola Municipal Barão de Tinguá veio com tema “Paz é algo que cresce, vive e depois se espalha”. Os aproximadamente Os estudantes levaram placas, como “Fique esperto! Aprenda a resolver os problemas de sua vida pacificamente. A paz começa com você!” e “Vá em frente! Se você começar, outros vão acompanhar e contar com harmonia”. A unidade não se esqueceu das personalidades que lutaram pela paz, como Nelson Mandela, Betinho, Mahatma Gandhi e Martin Luther King.

A banda CMLV, comandada pelos maestros Jonathan Thomás e Reinaldo, da Escola Municipal Professora Lucia Vianna Capelli, deu show de apresentação. Com uma batida diferente e cativante, o grupo empolgou o público que assistia ao desfile na Praça de Tinguá demonstrando a importâncias das oficinas do Mais Educação do desenvolvimento dos alunos.

A dona de casa Ester Lima Barbosa dos Santos, 67 anos, era uma das mais animadas com a realização do desfile em Vila de Cava e conseguiu um local privilegiado na pista. "Desde que meus filhos eram pequenos que acompanho os desfiles. Agora, eles estão grandes, mas não deixei de acompanhar. O amor à nossa pátria é algo que devemos sempre buscar", concluiu a dona de casa, que acredita ser importante nesses momentos também tratar da paz mundial.

O aluno do 2° ano da Escola Municipal América Xavier da Silveira, Carlos Augusto de Souza, 8, estava nervoso. “Esta não é a minha primeira vez desfilando, mas a cada ano é uma emoção diferente. Sempre desfilei porque gostava e nunca fui obrigado a vir”, disse Carlos. Ao contrário dele, a aluna Yasmin Gomes dos Reis, do 2° ano da Escola Municipal Aminthas Pereira, estava estreando nos desfiles. “Estou animada, mas ao mesmo tempo nervosa. Gostei do clima dos desfiles e quero vir mais vezes”, concluiu Yasmin.

Com o tema Paz, Semana da Pátria é aberta em Nova Iguaçu

Com bolas brancas tingindo o céu azul e simbolizando a paz mundial, a Prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama declarou aberta ontem, dia 31 de agosto, a Semana da Pátria, que acontecerá em dez locais até o dia 7 de setembro. Com o tema “Nova Iguaçu Promovendo a Cultura de Paz”, a Secretaria Municipal de Educação, quer incentivar nos estudantes atitudes de paz e dizer não à violência, que tem sido banalizada mundialmente e atingido escolas públicas e particulares.

“Como a prevenção à violência já faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) e vem sendo abordado em toda a rede municipal de ensino, propomos que a paz fosse o tema dos desfiles cívicos 2012”, disse a secretária de Educação, Sandra Gusmão, que acredita que o público verá belas apresentações das escolas, que contarão com cem bandas para acompanhá-las.


Durante a solenidade, a pequena Natiely Vitória Ferreira, estudante do 1º ano da Escola Municipal Maria Eliondas dos Santos, hasteou a bandeira do Brasil e não se conteve de alegria. “Estou muito emocionada. Gostei muito de ter vindo para cá e representar a escola. Vou falar para todos os meus colegas o que eu fiz”, contou a estudante.


Visita ao gabinete


A abertura da Semana da Pátria, no Paço Municipal, teve a participação especial das bandas Combato, da Escola Municipal Monteiro Lobato e Dragões Iguaçuanos, do Colégio Novo Horizonte. Ao final do evento, os estudantes das 126 unidades escolares visitaram o gabinete da Prefeita, onde Matheus Henrique, 17 anos, e Jonathan Alves, 15 , deram um show de saxofone. Os músicos tocaram para prefeita Sheila Gama composições do repertório da banda Combato, da qual eles participam.
Eles integram a banda Combato.


Compareceram à solenidade, os secretários de Governo, Marcelo de Melo Silva, do Direito da Pessoa com Deficiência (Semdpdef), Daniela Marques Cardoso, de Comunicação, Alberto Aquino, de Transportes, Rholmer Louzada, de Despesa e Planejamento, Ernesto Baccherini, de Assistência Social e Prevenção a Violência, Marcia Vieira, de Coordenação Política e Institucional, Josemar Freire, as secretárias-adjuntas de Educação, Lídia Maria de Lima Ferreira e Marionice Alexandre Boechat. Também estiveram presentes o presidente da Empresa de Limpeza Urbana (Emlurb), João Gomes Deiró Duarte, a presidente da Fundação Educacional de Nova Iguaçu (Fenig), Mariana Duayer, o diretor da Apae, Wanderlei Sabino, a diretora da Regional Metropolitana I, Neide Aparecida Braga da Fonseca, a representante do Rotary Club Leste, Sada Milton, e a equipe pedagógica da Semed.