quinta-feira, 18 de junho de 2009

Oficinas pedagógicas para alunos com necessidades especiais


A Educação Especial está desenvolvendo, desde março, o projeto “Proposta Curricular Oficina Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos”. O programa atende alunos com deficiência mental, a partir de 15 anos, adequando o conteúdo programático da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além de escolarizar os estudantes o projeto visa à integração social do aluno que aprende a lidar com as questões do dia a dia, como, por exemplo, pegar ônibus, ir ao supermercado, pentear os cabelos e a ter cuidado com a higiene pessoal.

O projeto está sendo realizado pela manhã, na Escola Municipal Professora Venina Correa Torres, à tarde na Escola Municipal Paul Harris e à noite na Escola Municipal Darcilio Ayres Raunheitti. Todas as turmas estão formadas com até 15 alunos. Aluna da E.M. professora Venina, Mônica Soares de Moura, 33 anos, leva uma vida normal. Participa de competições esportivas e namora há quatro anos. Como ela, Carmem Melo, 22 anos, também namora há quatro anos e planeja casar.

De acordo com a professora Márcia Almeida, o objetivo do projeto é contribuir para construção da cidadania ativa dos alunos. “A idéia é aprofundar o aprendizado fortalecendo vínculos, propondo a escolarização através de abordagens atuais e um trabalho lúdico, garantindo-lhes o direito de ir e vir”, disse Márcia.

Segundo a professora Cássia Arariba, da Escola Municipal Venina Correa Torres, os estudantes vão sempre acompanhados dos pais e estão ambientados no cotidiano escolar. Alguns alunos já são alfabetizados e outros estão estudando pela primeira vez.

“Trabalhamos com jogos educativos, alfabeto móvel, caixa numérica e contação de história”, explicou Cássia. Todos os alunos desenvolvem conhecimentos matemáticos através de jogos, tendo excelente desempenho, segundo a professora.

2 comentários:

  1. Muito bacana a iniciativa do blog!!!!
    Todos os envolvidos estão de parabéns! Informa e é gostoso de ler.
    Gostei muito dessa informação sobre oficina pedagógicas para os alunos especiais, como tenho um carinho especial por essa matéria, fico feliz em saber que Nova Iguaçu, preocupa-se em desenvolver ações que permitam que esses alunos possuam uma vida melhor.

    Daniele Guedes

    ResponderExcluir
  2. Estava gestora neste ano na E.M. Venina Correa Torres e para mim foi e sempre será uma alegria lembrar de cada minuto que vivi com esses fantáticos alunos/mestres porque muito aprendi com cada uma deles...E parabenizo a Professora Cassia Arrarriba pelo excelente trabalho realizado...
    PROFªELIENAI GANDRA

    ResponderExcluir