A partir de 2010 a Prefeitura de Nova Iguaçu vai destinar 30% dos recursos da merenda escolar para a compra de produtos orgânicos, que serão incluídos no cardápio nutricional dos alunos das 125 escolas da rede municipal. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 18/11, durante a apresentação do Programa Educando com a Horta Escolar, no Sesc da cidade.
De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente,Fernando Cid, além de garantir alimentos mais saudáveis aos alunos do município, a medida vai fomentar a agricultura familiar na região. Segundo ele, os produtores rurais estão sendo cadastrados para que a Secretaria Municipal de Educação possa fazer a compra de produtos como abóbora, inhame, aipim, sala e cebolinha e banana.
Responsável pela alimentação escolar, Rojane Dib, falou da adesão à compra dos produtos da agricultura familiar. “A alimentação faz parte do currículo educacional. Não pode ser vista isoladamente. Temos que oferecer uma alimentação mais rica, já que muitos estudantes só fazem suas refeições na escola. Dados do Ministério da Saúde mostram que a obesidade infantil e juvenil cresceu 40% esse ano e a medida visa acima de tudo reverter esse quadro.
Além de oferecer alimentos mais saudáveis aos alunos, a Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu também anunciou que vai proibir a permanência das cantinas nas unidades escolares a partir do ano que vem.
Ainda com a preocupação de oferecer novos hábitos alimentares, sete escolas da cidade aderiram ao programa “Educando com a Horta Escolar”, uma parceria da Prefeitura com o governo federal. Em algumas dessas escolas, os alunos já estão colhendo alface, cenoura, abóbora, salsa e cebolinha. “É importante destacar que o projeto também faz parte de uma política educacional do governo e contribui para as práticas pedagógicas”, disse a professora Patrícia Tortelote, responsável pelo projeto na Semed.
De acordo com Maria do Carmo Araújo, consultora do governo federal e responsável pelo projeto Educando com a Horta, dos quatro municípios do Rio inseridos no projeto, Nova Iguaçu é o que mais se destaca. “Iniciamos o curso de formação em abril, mas Nova Iguaçu já está apresentando resultados”, disse ela, acrescentando que sem a parceria com a Secretaria de Agricultura não seria possível avançar.
O evento no Sesc reuniu representantes das unidades escolares, dos produtores rurais e da Secretaria Municipal de Saúde. Todos assistiram a um vídeo com as experiências de Nova Iguaçu, além de saborearem um lanche com produtos orgânicos da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário