Nova Iguaçu inicia pré-matrícula dia 16 de novembro A Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (Semed) inicia no próximo dia 16 a pré-matrícula dos alunos da rede municipal. O prazo final é 30 de novembro nas 125 unidades escolares. De acordo com levantamento do setor de matrículas, atualmente 66.651 alunos estão matriculados em 2.061 turmas. Ainda segundo informações do setor, em 2009, foram oferecidas 12 mil novas vagas, mas a previsão de oferta para o próximo ano ainda está sendo levantada.
Os interessados na matrícula devem procurar a escola mais próxima de sua residência, com a cópia dos seguintes documentos: certidão de nascimento, declaração de escolaridade, comprovante de residência e identidade do responsável. No ato da pré-matrícula, os pais ou responsáveis devem indicar três locais onde gostariam que os filhos estudassem. A rede municipal de ensino da cidade atende da educação infantil ao 9º ano, além das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Além de oferecer ensino no horário regular, as escolas da rede pública municipal atuam em horário integral no programa Bairro-Escola. Criado 2006 pela Prefeitura de Nova Iguaçu, o programa está sendo ampliado para 107 escolas da rede municipal de ensino. Antes atendia alunos de 58 unidades escolares oferecendo atividades esportivas, culturais e de reforço escolar para mais de 30 mil alunos. Com a ampliação, a expectativa é atender cerca de 70 mil estudantes.
O Bairro-Escola recebe aporte financeiro do Programa Mais Educação, do governo federal. As crianças contam com oficinas de cinema, música eletrônica, bandas e fanfarras, rádio, horta escolar, laboratório, dança, ginástica olímpica entre outras atividades. Neste conceito de educação todos participam: escola, família e comunidade. Os espaços das aulas extra-curriculares são cedidos por parceiros nos bairros onde as escolas funcionam.
quero saber e ver onde existe este bairro escola anunciado porque na Hauler Ferreira o que temos e um destroço de bairro-escola. as crianças ficam só dentro da escola e não me contam nada disso, inclusive a escola fica perto da escola de cinema. e quanto ao reforço escolar, a professora Delma, desta escola, disse que foi cortado e meus filhos ficam lá só brincando, fazendo dobraduras e ainda dizem que eles fazem muita bagunça e que eu é que não resolvo o problema deles.
ResponderExcluir