Com o tema "A Escola que Fazemos", a Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu promoveu uma aula inaugural para centenas de professores da rede nesta quinta-feira (10/02), no Sesi, dando início aos preparativos para o ano letivo deste ano, que começa dia 22 de fevereiro. A aula teve como palestrante Ana Elisa Siqueira, diretora da Escola Municipal Desembargador Amorim Lima, de São Paulo, que desenvolve um projeto pedagógico inovador envolvendo toda a comunidade escolar.
A proposta de trazer a professora para a aula inaugural foi de demonstrar que é possível cada escola construir seu projeto político pedagógico. A meta do secretário de Educação, Jailson de Souza e Silva, é que cada uma das 124 unidades escolares possa construir seu projeto político pedagógico com autonomia. As discussões neste sentido estão sendo realizadas desde o ano passado, quando foram eleitos os coordenadores políticos pedagógicos. "Cada escola deve pensar seu projeto político pedagógico, assim como devemos construir um conselho escolar fortalecido", afirmou o secretário.", afirmou o secretário.
De acordo com a diretora, o professor deixa de ser detentor do saber e passa a ser um colaborador para a sua construção. Neste novo conceito educacional, a prática do ensino é compartilhada e solidária. "O professor não trabalha mais sozinho e com apenas uma turma. A formação é diversificada e múltipla, com a participação de professores de todas as disciplinas", explicou. Neste caso, segundo ela, o profissional trabalha incentivando os alunos e os colegas a pesquisarem e não a ficarem presos apenas ao conteúdo programático. A escola Amorim Lima, que fica no bairro Vila Indiana, na capital paulista, adotou roteiros temáticos que são conhecidos por todos.
Após a palestra, a diretora visitou a Escola Municipal Janir Clementino, em Miguel Couto, que inicia este ano o projeto experimental "Reconstruindo Diferentes Saberes", com 360 alunos do 6º ano. O projeto vai atender aos três turnos com grupos de 120 alunos em uma sala reformada especificamente para a proposta inovadora de avaliação pedagógica. Nela, os professores vão trabalhar integrados na mesma sala, com avaliação diária do trabalho e dos estudantes.
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