sexta-feira, 19 de março de 2010

Aula de Prè-Universitário de Nova Iguaçu lota ginásio


Início do cursinho reuniu cerca de mil estudantes, que se espelham em
outros 500, e sonham em garantir vaga nas universidades públicas


Com direito a show de MPB, os estudantes do curso Pré-Universitário de Nova Iguaçu participaram da aula inaugural na noite desta quinta-feira (18/03). O ginásio da Vila Olímpica ficou lotado com a presença dos novos alunos que sonham em garantir vaga nas universidades. De acordo com levantamento parcial da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), parceira da prefeitura nesse programa, só este ano 205 estudantes foram aprovados para instituições públicas. E o número deve aumentar já que a UFRJ ainda não divulgou sua lista de aprovados do Vestibular 2010.

Desde 2006, quando foi criado, o pré-vestibular gratuito é responsável pela aprovação de mais de 300 estudantes em universidades públicas, com um total de mais de 500 aprovações. Para o prefeito Lindberg Farias os números mostram que a educação de Nova Iguaçu está no caminho certo. “Estamos investindo em nossos jovens garantindo que o filho do cidadão tenha condições de chegar à universidade”, afirmou, acrescentando que o governo investiu na valorização do professor, que hoje tem um dos melhores salários do estado.

O secretário de Educação, Jaílson de Souza e Silva, citou seu próprio exemplo de superação para entrar na universidade. Ele falou aos jovens das dificuldades enfrentadas por sua família, comparando-a com a realidade da maioria dos brasileiros. “Para a classe média a universidade é uma necessidade. Para vocês chegarem a ela têm que transformar o desejo em necessidade”, enfatizou.

Professora há 30 anos, a Pró-Reitora de Extensão da UFRJ, Laura Tavares, vê a parceria da prefeitura com a instituição como um avanço importante para o fim da desigualdade. “A universidade está abrindo as portas para o povo. Estamos realizando um debate nacional para que o ENEM seja uma grande porta unificada de seleção”, disse ela.

Hoje o pré-universitário tem 1200 estudantes matriculados e as aulas são realizadas em sete unidades escolares. Sonhando com o curso de Medicina, Rafael George da Silva, 21, é aluno da Escola Municipal Rubens Falcão. “Vou mergulhar de cabeça para conseguir a aprovação. Os professores são bons e vou me esforçar”, garantiu o aluno. Quem também está confiante é a gari Maria Auxiliadora Gomes, 45. “Meu sonho é fazer letras. Quero recuperar o tempo perdido, após 24 anos sem estudar”, aposta.

Show

O final da aula inaugural teve direito a muita música. Desta vez o espetáculo ficou por conta do cantor e compositor Vidal Assis, que deixou de lado as aulas de biologia para mergulhar nas águas da MPB, entoando canções de Djavan, Milton Nascimento e outros cantores consagrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário