O verde e o amarelo estão tomando conta não só das ruas de Nova Iguaçu, mas também das escolas municipais. A proximidade da Copa do Mundo da África do Sul, em junho, está servindo de assunto para várias disciplinas escolares, e ajudando a despertar o interesse dos alunos nos estudos. Além de servir de base para matérias como geografia, história e matemática, os professores estão organizando gincanas e campeonatos que, além de educar, ensinam que competir também é importante.
Os alunos da Escola Municipal Daniel Nogueira Ramalho, no Parque Estoril, situada na área rural da cidade, confeccionaram bandeiras de todos os países participantes da Copa e realizaram uma competição de meninos contra meninas para identificar as capitais de cada país. "No momento, os alunos estão aprendendo geografia da África e seus conflitos e cultura", disse a diretora adjunta da unidade, Adna Maia. Na mesma escola, os professores de matemática usam as medidas do tempo, do campo de futebol e leitura e interpretação da tabela dos jogos e números ordinais.
A Escola Municipal Herbert Moses, no Cobrex, também está realizando projetos interdisciplinares com alunos do 6º ao 9º ano. Além das bandeiras e línguas faladas nos países que jogarão a Copa, os estudantes aproveitaram a comemoração da Abolição da Escravatura, em 13 de maio, para pesquisarem também a localização geográfica, os costumes e problemas sociais da África do Sul.
Já a Escola Municipal Ivonete dos Santos Alves, em Jardim Pernambuco, vai promover o projeto "Africanidades" – sobre a cultura afro – nos meses de junho e julho. Entre as atividades estarão um torneio de futsal, exposição sobre o tema e competição entre as turmas. Outras unidades envolvidas com o tema Copa do Mundo são as escolas Municipais Leonel de Moura Brizola, Mascarenhas de Morais e o CIEP 022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário