O Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação (SEMED) de Nova Iguaçu reuniu 600estagiários do Acompanhamento Pedagógico para esclarecer dúvidas sobre o Bairro-Escola, programa de horário integral da prefeitura. Eles são estudantes do Cidade Universitária, Programa de Apoio à Formação Superior, e alunos do ensino médio que participarão do Bairro-Escola. O encontro, que durou apenas um dia, foi dividido em dois grupos de discussão: estrutura e funcionamento do Horário Integral e oficina de fala e escuta: conversando sobre ética.
De acordo com Ana Paula Cerqueira, que integra a equipe de formação do Departamento Pedagógico, o objetivo principal do encontro foi tirar dúvidas sobre o Bairro-Escola e as funções de cada estagiário no programa, que beneficia 60 mil alunos. "A proposta do Bairro-Escola é aproximar a escola com a comunidade. Quem ganha com isso, em primeiro lugar, são os alunos. As crianças têm outras possibilidades de aprendizado, pois levamos a escola para além dos muros", afirmou Ana Paula.
Estudante do curso Normal, Juliana Souza, 18 anos, atua na alfabetização de crianças da Escola Municipal Manoel João Gonçalves. "Acho interessante a proposta do Bairro-Escola. Conheci o projeto pela mídia e resolvi me inscrever. O Bairro-Escola vai abrir muitas portas para mim", disse a estagiária, que deseja cursar Pedagogia.
Assim como Juliana, todos os jovens vão contribuir nas atividades do Bairro-Escola participando das oficinas de aprendizagem, das ações de esporte e cultura e ainda de acompanhamento pedagógico dos alunos do ensino integral da rede municipal. Para realizar a tarefa, os estagiários recebem uma bolsa-auxílio de R$ 180 (nível médio) e R$ 300 (nível superior) para carga horária, respectivamente, de 20 horas e 12 horas semanais, sendo que os universitários devem dedicar 4h ao planejamento e 8h para atividades pedagógicas.
O encontro foi realizado no último dia 29, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no Bairro da Luz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário