
A prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama, participou na noite desta segunda-feira, 5 de julho, da formatura de 300 alfabetizandos na Igreja Vinde Amados de Meu Pai, em Austin. Outros 4.700 receberão o certificado de conclusão do curso de alfabetização, do Programa Brasil Alfabetizado, realizado em parceria com o governo federal, em outras três solenidades. “Esta é uma noite especial. Tiramos grande parcela da população da escuridão que é o analfabetismo. Agora vocês têm cidadania plena”, disse a prefeita.
Sheila incentivou os alfabetizados a continuar os estudos e deu como exemplo, sua antiga cozinheira que hoje é contadora e estuda direito. A prefeita falou ainda da convocação dos 344 professores para as 125 unidades escolares de ensino e do concurso público que pretende realizar para a área da educação no final do ano.
A secretária Municipal de Educação, Dilcéia da Rocha Quintela, destacou o empenho dos estudantes para concluir o curso. “Vocês estão de parabéns. Embora cansados de um dia trabalho, entenderam que ler e escrever faz compreender o mundo e os tornam cidadãos”, comemorou, lembrando que só por meio da educação é que se pode fazer um mundo e um país melhor. A solenidade também com as participações do secretário Adjunto de Projetos Especiais, Reinaldo
Para os irmãos Jandir 60, Antonio Carlos, 71 e Jurandir de Oliveira, 72 anos, o curso de alfabetização representou uma libertação. “Quando éramos crianças tivemos que trabalhar e não pudemos dar continuidade ao estudo. Agora decidimos voltar juntos para a sala de aula”, disse Jandir. Porteiro da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Jurandir contou que o fato de ter aprendido a ler o está ajudando no trabalho.
Outra que também não escondeu a alegria foi a aposentada Rita Ribeiro de Souza. “Sempre tive vontade de estudar, mas tive que trabalhar em casa de família. Agora me aposentei e tudo vai ser diferente”, disse Rita, que apesar das lutas incentivou o filho a estudar e a se formar em educação física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário