sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Alunos se encantam com a Biblioteca “Palavras do Bairro”


Estudantes e moradores do bairro Jardim Pernambuco estão comemorando a inauguração da Biblioteca “Palavras do Bairro”. O espaço cultural, que fica no mesmo terreno da Escola Municipal José Ribeiro Guimarães, com acervo de 800 livros foi entregue à comunidade nesta quinta-feira com as presenças dos secretários de Educação, Dilcéia Quintela e de Cultura, Ecio Salles.

Dilcéia falou da importância da leitura para a formação das crianças, ressaltando a proposta de educação integral e o Bairro-Escola. “Fico feliz porque conseguimos em pouco tempo resolver a carência de professores. A prefeita convocou quase 500 profissionais para resolver o problema”, afirmou, acrescentando que houve avanço também na merenda escolar. Atualmente as crianças têm no cardápio frutas, legumes, carne de 1ª, leite, chegando a 64 itens, o que é bem superior aos 34 fornecidos até o mês de abril.

A biblioteca é resultado dos projetos “Palavras do Bairro”, desenvolvido com as crianças do Bairro-Escola e “Minha Rua tem História”, realizado pelos alunos do ProJovem. De acordo com o secretário de Cultura, Ecio Salles, os dois projetos foram premiados pelo Ministério da Cultura. A escola ganhou R$ 18 mil do projeto Ludicidade/Pontinhos de Cultura e investiu o prêmio na construção do espaço, que teve ainda a doação de R$ 500,00 feita pelos alunos do ProJovem. “A biblioteca nasceu do desejo da comunidade com o apoio do poder público”, contou Ecio.

Para a diretora Luciene Négis, a biblioteca representa um legado cultural inestimável. “Este é um momento especial para nossa escola.Realizamos o desejo da comunidade”, contou. Mãe de dois estudantes da escola, a dona-de-casa Dalva Rosa Souza teve que explicar ao filho o que é uma biblioteca. “Ele não sabia que era um local onde tem muitos livros. Ele ficou maravilhado”, explicou.

Já as estudantes do 4º ano Iana Rodrigues, 10 anos e Gabriele Cesar de Souza comemoraram. “Gosto muito de ler. O último livro que li foi “Chuva de Manga”, que conta a história e as dificuldades de um menino que mora na África”, lembrou Iana. “Eu vou pegar bastante livro emprestado”, disse Gabriele.

A inauguração contou com uma performance da boneca “Emilia”, personagem do Sítio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato, que fez sucesso entre estudantes e adultos. Já a emoção ficou por conta da interpretação do Hino Nacional, com Malena Xavier e Moduan Matos, que recitou um poema, sem título, do livro “Vinte um Poetas de Iguassu”. Ele também fez a doação de seis livros para a biblioteca

Nenhum comentário:

Postar um comentário