quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Nova Iguaçu desfila biodiversidade na Semana da Pátria

Com um território formado por 67% de área de proteção ambiental, Nova Iguaçu, terá sua história "verde" contada pelos mais de 80 mil estudantes que participarão dos desfiles cívicos no período de 1º a 7 de setembro. Cada unidade escolar, seja ela municipal, estadual ou particular, irá desenvolver o tema "Biodiversidade: momento de reflexão". Na rede municipal, por exemplo, a educação ambiental já faz parte do projeto político pedagógico das 125 unidades escolares. E é isso que será mostrado em seis dias. A abertura do evento será nesta quarta-feira, dia 1º às 8h30, no Paço Municipal.

Os desfiles acontecerão nas nove Unidades Regionais de Governo (URGs), com encerramento na Via Light, dia 7 de Setembro. A proposta da Secretaria Municipal de Educação é desenvolver nos estudantes a consciência da preservação do meio ambiente. "Decidimos por um tema atual e também porque temos uma biodiversidade riquíssima", disse a Secretária de Educação, Dilcéia Quintela, referindo-se as APAs do Guandu Açu, Gericinó Mendanha, Morro Agudo, Tinguazinho, Jaceruba, Retiro, Rio D'Ouro e Rebio de Tinguá.

Na Escola Municipal Manoel João Gonçalves,no bairro Monte Líbano, os alunos e professores fizeram um diagnóstico dos problemas do bairros fazem campanha para que a comunidade não jogue lixo no rio e em terrenos baldios. A Escola Municipal América Xavier da Costa, Santa Rita, faz coleta seletiva de envazados Tetra Pack e já coletou mais de três toneladas de caixinhas, que foram levadas para reciclagem. "Todo esse material deixou de ser levado para o aterro sanitário", explicou Patrícia Tortelote, da Educação Ambiental.

Quem também trabalha o coletivo ambiental é a Escola Municipal Ayrton Sena, Parque Flora, que já recolheu mais de 200 kg de caixinha Tetra Pack. A proposta é desenvolver a consciência ambiental e ao mesmo tempo resolver a falta de cobertura da quadra. "Nossa meta é cobrir a quadra da escola com a telha reciclável feita com o alumínio da caixinha. É resistente e bonita", contou a diretora adjunta da escola, Luciana Alves da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário