sexta-feira, 8 de outubro de 2010

História de ícones afrodescendentes é tema de oficina

A prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta terça-feira (06/10), a oficina “Áfricas em nós: Cidadãos Afro-brasileiros e suas histórias”. O encontro serviu para mostrar aos professores a importância de personalidades afrodescendentes na história Brasil, como Chiquinha Gonzaga, Tia Ciata e Machado de Assis. Essa oficina faz parte do projeto “Olhares Iguaçuanos: Retratos de um Brasil em preto e branco”, em que alunos da rede municipal de ensino vão produzir um acervo fotográfico da parcela afro descendente da cidade.

De acordo com a Ana Paula Cerqueira, do Departamento Pedagógico da Semed, a oficina é importante para o sucesso do projeto. “As professoras passam a descobrir quantas pessoas importantes têm no nosso país e que não sabemos”, disse Ana Paula, que acredita que o projeto vai elevar a autoestima e o autorreconhecimento tanto dos professores quanto dos alunos.

Ainda segundo Ana Paula, os professores vão levar a experiência das oficinas para as salas de aula. “No caso de um quebra-cabeça, os professores podem utilizar a figura de jogadores de futebol, cantores e representantes da comunidade em que a escola está inserida. Assim eles vão se identificar com outras personalidades afrodescendentes”, afirmou Ana Paula, acrescentando que os trabalhos de campo começam a partir do dia 23 de outubro.

O encontro contou com professores das 125 escolas da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu. Eles assistiram à apresentação de Malica, personagem baseada na história da Princesa marroquina Malika Oufkir, que viveu durante 20 anos como escrava, após seu pai ter sido assassinado. Segundo a professora Cátia Regina Barbosa, a idéia de criar a personagem que ela mesma interpreta surgiu durante o projeto “Cor da Cultura”. “As crianças adoram e se identificam, principalmente, por causa da cor e das roupas que ela usa”, diz a professora da Escola Municipal Doutor José Reis, no km 32, que também se apresenta em outras unidades escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário