terça-feira, 26 de outubro de 2010

PSE promove ações de saúde na Escola Monteiro Lobato

A Prefeitura de Nova Iguaçu, através das Secretarias de Saúde e Educação, realizou ações de promoção e prevenção à saúde, na Escola Municipal Monteiro Lobato, no Centro, nesta quinta-feira (21). Foram desenvolvidas atividades de saúde bucal, audiometria, imunização, estimulação de aprendizagem, verificação de peso e medição, e consultas com otorrino, que fazem parte do Programa Saúde Escolar.

A fonoaudióloga, Rosana Garcia, atuou estimulando a aprendizagem das crianças, através de contos de histórias e jogos educativos. “Através da atividade lúdica e do jogo, o aluno forma conceitos, seleciona idéias, estabelece relações lógicas, integra percepções, faz estimativas compatíveis com o crescimento e desenvolvimento”, disse

As crianças receberam kit de escovação, aplicação de flúor e orientações de higiene oral. A aluna, Gabriele Cesário Antunes, 7 anos, passou flúor pela primeira vez. “Tem gosto de remédio, mas aprendi que o flúor ajuda a evitar a cárie”, disse. Já a estudante Geovana Vaz Silva, 8 anos, descobriu a importância de escovar a língua, além dos dentes e gengivas .“ Não sabia que precisa escovar a língua. Agora vou limpá-la na hora da escovação”, ressaltou.

Os alunos também passaram por triagem auditiva, por meio dos exames de audiometria, que tem o objetivo de avaliar o mínino de audição. “Verificamos possíveis alterações no sistema auditivo e/ou a ocorrência de uma perda auditiva. Os estudantes com audição questionável são identificados rapidamente”, afirma a fonoaudióloga, Fernanda Sena Correa, responsável pelos testes. Os alunos que apresentaram alterações auditivas foram consultados pela otorrinolaringologista, Denise Conceição Ramos da Costa.

Para a diretora da escola, Rose Mary Pompeu, a iniciativa é ótima. “Toda ação de promoção à saúde é bem vinda. Muitas crianças perdem os dentes por falta de escovação”, alertou. O PSE é uma parceria pioneira entre a Semus e Secretaria Municipal de Educação, com a finalidade de contribuir para formação integral dos alunos, por meio de ações de promoção e prevenção à saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário