quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Começa a primeira fase de matrículas para a rede municipal


O primeiro dia de matrícula na rede municipal de ensino de Nova Iguaçu foi de muita tranquilidade. A avaliação é da Secretaria Municipal de Educação, que solicita aos pais e responsáveis que não deixem para matricular os alunos somente no final do prazo, evitando tumultos sem necessidade. A primeira fase segue até o dia 14, sempre das 8h às 17h. Este período de matricula, aberto nesta terça (11), é direcionado aos estudantes pré cadastrados em novembro. Quem não foi contemplado, agora tem uma segunda chance que vai de 24 a 28 de janeiro.

A previsão da Prefeitura é que sejam preenchidas 19 mil novas vagas da educação infantil ao 9º ano nas 125 unidades escolares. Ao procurar a unidade escolar, os pais ou responsáveis devem ficar atentos à documentação exigida no ato da matrícula que são: duas fotos 3x4, cópias e originais da certidão de nascimento; identidade e CPF (dos responsáveis), original do histórico escolar ou declaração de escolaridade constando a última série concluída e ano de sua conclusão (válido por 30 dias), comprovante de residência atualizado, caderneta de vacinação do aluno menor de sete anos, cartão do SUS do requerente e tipagem sanguínea. Também é preciso apresentar declaração de transferência, no caso de alunos vindos de outras redes.

Muitos pais conseguiram a vaga na primeira escolha. É o caso de Lucia Helena da Silva Costa, 45, que matriculou os dois filhos na Escola Municipal Monteiro Lobato. “Fiz a pré-matrícula para duas escolas e estou feliz por ter conseguido que todos estudem no mesmo lugar”, disse a mãe de Caleb, 6 anos e Ludmila da Silva Costa, 4 anos, matriculados no 2º ano e infantil 4.

Já Ana Lucia da Silva matriculou os três filhos. Ela fez a pré matricula em novembro e apostava na vaga. “Precisei tirá-los da rede privada e tenho boas referências desta escola. Estou muito feliz”, comemora a mãe de Luiz Guilherme (10), Gustavo(7) e Anne Caroline Barbosa (5), matriculados no 5º ano, 2º ano e infantil 5.

Quem também comemorou foi a dona de casa Mônica Cunha Vieira. Ela matriculou o filho Caio César Cunha, 7 anos, no 2º ano. “Acho que fiz uma boa escolha trazendo ele pra cá”, contou a mãe.

No geral, as séries mais procuradas são 1º, 2º, 3º anos e infantil 5. Mas existem exceções. Na Escola Municipal Pêra Flor, no Km 32, as maiores demandas são para a educação infantil e 1º ano. O diretor Alan Calisto Lelis, acredita que os alunos não contemplados na primeira fase terão a vaga no segundo momento. Na Escola Municipal Julio Rabelo Guimarães, o primeiro dia de matricula também foi tranqüilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário