terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Alfabetizadores do Brasil Alfabetizado participam de formação continuada até maio


Os 168 alfabetizadores que atuam no programa Brasil Alfabetizado, em Nova Iguaçu, estarão em formação até maio. Na capacitação, que começou na última sexta-feira, dia 11, os professores estão recebendo orientação de como trabalhar a matemática na alfabetização. Atualmente, o programa tem 3.700 inscritos e 3.341 alunos divididos em 255 turmas. São alfabetizandos cujas médias de idades variam de 15 a 80 anos. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação mantém duas turmas na 52º DP, onde jovens e adultos reclusos são alfabetizados.

A Secretária Municipal de Educação, Dilcéia Quintela, participou da abertura da formação, no auditório da Escola Municipal Monteiro Lobato, onde os encontros acontecem às sextas-feiras, das 18h às 21h e aos sábados de 9h às 17h. Dilcéia falou da importância da alfabetização de adultos e lembrou da luta dos movimentos populares para trazer programas desta natureza para a Baixada Fluminense na década de 80 e hoje é realizado pela prefeitura em parceria com Ministério da Educação/Secad//FNDE.

As formaturas do Brasil Alfabetizado foram as primeiras atuações da prefeita Sheila Gama ao assumir o governo em abril do ano passado, quando cinco mil pessoas receberam o certificado. Ao todo, o programa já tirou do analfabetismo mais de 20 mil pessoas.

De acordo com a subsecretária de Projetos Especiais, Marciana Moreira, a idéia é ensinar matemática de forma prática. “Vamos trabalhar partindo da vivência do aluno. Temos o caso de uma aluna que calculava a porcentagem que recebia pelas vendas de um produto e achava que não sabia matemática”, explicou.

Por conta disso, a equipe de projetos especiais está trabalhando dinâmicas de grupo onde são usadas cédulas semelhantes às usadas no mercado para ensinar o valor das notas para os alfabetizandos. Também estão sendo trabalhados textos com as temáticas: “Porque é difícil para os alunos fazer conta no papel” e “O que se espera que os alunos aprendam”. As turmas do Brasil Alfabetizado começaram em outubro, período em que os alfabetizadores estão participando de formações continuadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário