Mais de 4.500 professores vão participar da I Semana de Formação Pedagógica de Nova Iguaçu Educação Integral – Uma Realidade, que acontece de 7 a 11 de fevereiro. Promovida pela Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o encontro tem como finalidade a valorização dos professores e professoras da rede. A abertura será realizada pela prefeita Sheila Gama e pela Secretária de Municipal de Educação, professora Dilcéia Quintela, às 8h, na Universidade de Iguaçu (Unig).
Os encontros tratarão dos temas: “Ciclo de Alfabetização”, “O Repensar da Prática Pedagógica”, “A Dinâmica da Prática do Incentivador da Palavra” e a “Baixada Fluminense: História, Sociedade, Ambiente”. Eles vão acontecer na Universidade Estácio de Sá, Espaço Cultural Sylvio Monteiro e em 10 unidades escolares da rede.
O “Ciclo de Alfabetização será um dos principais temas da Semana. A expectativa é que participem cerca de 800 professores de alfabetização, de salas de recursos e de classes especiais. Nele, teorias de alfabetização e letramento de práticas pedagógicas serão os objetos de trabalho abordados pelos palestrantes. Segundo o secretário adjunto pedagógico, Reginaldo Bastos, os professores vão participar da formação nos horários correspondentes ao turno de trabalho. “Vamos mostrar projetos a serem implementados na rede, o que inclui aqueles que tiveram êxito em outras escolas. Isto proporciona uma educação com mais qualidade”, afirmou Reginaldo.
Um exemplo disso é a palestra voltada para os professores de educação física. Neste encontro, serão apresentados trabalhos desenvolvidos com crianças portadoras de necessidades especiais. Já a oficina “O repensar da prática pedagógica”, destinada para professores dos 4º e 5º anos, vai trabalhar com produção textual, sempre exemplificando escolas que já realizam o trabalho. De acordo com Reginaldo, na oficina “A dinâmica da prática do incentivador da palavra”, a professora Aurora Lopes estará compartilhando suas vivências no incentivo à leitura e produção textual com os alunos desde 2007.
Educação Inclusiva, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Meio Ambiente, Educação Infantil, Artes e Educação Física estão entre as palestras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário