quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Educação discute ampliação de pré-técnico de cinco para 13 escolas

Com o objetivo de discutir a ampliação do curso pré-técnico de cinco para 13 escolas municipais, a Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (Semed) promoveu nesta terça-feira, dia 15, encontro de sensibilização com alunos bolsistas do programa de cotas da UERJ. O encontro atende uma determinação da prefeita Sheila Gama. A meta é que cada uma das nove Unidades Regionais de Governo (URGs) tenha um pré-técnico. Criado em 2007, o curso atende estudantes do 9º ano e a comunidade e hoje funciona nas Escolas Municipais Professor Marcio Caulino, Monteiro Lobato, Darcilio Ayres Raunheitti, Janir Clementino Pereira e Herbert Moses. As inscrições para este ano já estão abertas nas respectivas unidades.

A Secretária Municipal de Educação, Dilcéia Quintela, acredita que embora os cursos pré-técnicos não sejam uma atribuição do ensino fundamental, o investimento na educação plena do estudante vale à pena. "O futuro profissional e intelectual dos alunos do 9º ano é uma preocupação da prefeita Sheila Gama, que está dando total apoio ao projeto. Embora ainda não tenhamos o número total de alunos que foram vitoriosos nesta trajetória, sabemos que alunos das escolas Marcio Caulino, Janir Clementino, Darcilio Ayres e Monteiro Lobato passaram para FAETEC, IFRJ e CEFET, o que demonstra que estamos no caminho certo”, afirmou a secretária.

Atualmente, 42 professores-alunos da UERJ que ingressaram por meio do sistema de cotas e são moradores de Nova Iguaçu-,que recebem uma bolsa-auxílio da prefeitura, atuam no projeto. Nos próximos dias 19 e 26, das 9h às 17h, na Escola Municipal Monteiro Lobato, os bolsistas participam de encontros para esclarecer o método de trabalho do pré-técnico. Eles serão orientados sobre o número de disciplinas abordadas e funcionamento do curso.

Estudante do curso Ciências da Computação, Wesley Nunes da Silva, 22 anos, conta que sempre estudou em escola pública. “Será gratificante participar da formação e capacitação dos alunos para os concursos de admissão para as escolas técnicas. Graças a cursos preparatórios comunitários consegui realizar meu sonho de estudar em uma universidade pública”, disse Wesley.

Para Reinaldo Moreira, secretário Adjunto de Projetos Especiais, o pré-técnico auxilia os alunos na escolha de novos caminhos na área técnica profissional. “É importante para os nossos estudantes cursarem o ensino médio em escolas técnicas estaduais ou federais. Lá, eles são capacitados para o mercado de trabalho”, afirmou Reinaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário