sexta-feira, 11 de março de 2011

Semed promove formação de professores do Escola Ativa

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Educação promove, no próximo dia 15, mais uma cerimônia de formação do Programa Escola Ativa que contempla a área rural. A última aconteceu na semana passada com os professores de educação infantil das escolas Jardim Montevidéo, Barão de Guandu, Adrianópolis, Campo Alegre, Jaceruba e Visconde de Itaboraí. O Escola Ativa é um programa desenvolvido pela Prefeitura de Nova Iguaçu em conjunto com Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo. O projeto tem como principal estratégia a implantação de recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitação dos professores.

A formação é feita em parceria com as Secretarias Municipais de Educação dos municípios. Os profissionais deverão atender em média 25 alunos por turma. Atualmente 12 escolas do município são classificadas como escolas de campo. Elas recebem esta denominação por estarem inseridas em áreas rurais.

De acordo com a proposta do Escola Ativa, as aulas devem ser direcionadas de forma a atender a realidade das pessoas que vivem em áreas rurais. O trabalho realizado nas turmas multisseriadas é bem aceito pelos estudantes, que dividem o espaço escolar com alunos de séries diferentes. "A maior dificuldade, no entanto, é adequar o professor a realidade do campo, por isso trabalhamos essa metodologia especifica para melhorar o entendimento e a aprendizagem dos alunos" explicou o secretario Adjunto Pedagógico, José Reginaldo Bastos da Cruz.

A última formação aconteceu na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e teve a participação de professores regentes e coordenadores pedagógicos de cada uma das unidades escolares. Os profissionais participaram de uma dinâmica de grupo e assistiram ao documentário Josefa, que conta a vida da protagonista de mesmo nome e de seu marido, um grande líder do campo da Baixada Fluminense na década de 50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário