A Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (Semed) realiza nesta quarta-feira, dia 11 de maio, no Centro de Formação de Líderes (Cenfor) o encontro "Conselho Escolar, na mobilização da Educação Integral". O objetivo do evento é mostrar a importância do Conselho Escolar no acompanhamento das ações do horário integral e é voltado para 250 conselheiros dos segmentos dos pais e professores de 125 escolas municipais da cidade, que têm um total de 1.600 conselheiros.
O secretário-adjunto pedagógico da Semed, José Reginaldo Bastos da Cruz, acredita que o Conselho na escola cria um espaço mais democrático e favorável à promoção da educação integral. "Quando existe uma participação de todos os segmentos no processo de gestão escolar, o maior beneficiado é o estudante", afirmou.
Embora os conselhos escolares sejam formados por pais, professores, alunos e funcionários, a escolha de apenas dois segmentos para o seminário foi feita de forma estratégica. Segundo Aparecida Alves, coordenadora dos Conselhos Escolares, os pais ajudam na mobilização para a adesão ao horário integral. Já os professores têm a tarefa de incentivar as crianças a permanecerem na integralidade.
"Os conselheiros precisam ajudar na mobilização e entender a importância do horário integral para o ensino dos estudantes", afirmou Aparecida. Os conselhos escolares foram eleitos em votação direta nas escolas e têm como principais funções auxiliar a gestão da escola nas decisões administrativas.
O Centro de Formação de Líderes (Cenfor) fica na Rua Dom Adriano Hipólito, 8, Moquetá, próximo ao Sesc de Nova Iguaçu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário