quinta-feira, 9 de junho de 2011

Arte e cultura são apontados como apoio importante para a educação


A educação e a cultura foram apontadas pelo desenhista Daniel Azulay e pela escritora Lúcia Fidalgo como pontos fundamentais para a formação dos estudantes. Os dois afirmaram isso durante a Jornada Educação Século XXI Escola - Cultura das Artes, iniciada nesta quarta-feira, 8 de junho, no auditório da Universidade Iguaçu (UNIG). No encontro á tarde, a Prefeita Sheila Gama assistiu à palestra do escritor de Sant'anna e ressaltou a importância do papel da educação na transformação da sociedade.

"Hoje temos uma universidade pública, um pré-vestibular comunitário e continuamos trabalhando para melhorar o horário integral. Também estamos melhorando as condições físicas das escolas para que as crianças tenham vontade de permanecer dentro delas. A educação pública tem que ser uma educação de excelência", disse a prefeita.

Já pela manhã, a Secretária Municipal de Educação, Professora Dilceia Quintela abriu o encontro, que é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu, com a empresa Água Grande e vai até o dia 29. Nesta quinta-feira, dia 9, é a vez da palestra do escritor Ferreira Gullar, às 14h, na UNIG.

Dilceia falou da importância de formação continuada para os docentes. "A jornada é muito importante para a qualificação dos professores. Juntamente com a prefeita Sheila Gama, desde que assumimos temos o compromisso de promover avanços na qualidade da educação da cidade", afirmou a secretária.

Já o criador da turma do Lambe-Lambe, Daniel Azulay, disse que atualmente as crianças estão perdendo a criatividade, devido aos avanços tecnológicos. "Fico muito preocupado com a digitalização porque a criança perde a capacidade de desenhar. Cabe aos pais e professores equilibrar os desníveis ocasionados pela tecnologia", contou Daniel.

Para a escritora de livro infanto-juvenil, Lúcia Fidalgo, a escola é fundamental para o desenvolvimento da criatividade. "O ambiente escolar é importante para se despertar o interesse pela cultura. Quando pequena estudei em uma escola de arte e isso despertou mais a minha criatividade", contou a escritora. Para ela é imprescindível trabalhar o resgate de valores.

Professora da Educação Infantil da Escola Municipal Professora Ornellia Lippi Assumpção, Viviane Brito achou interessante o debate e as ideias propostas pelos palestrantes. "É uma oportunidade importante para minha formação. Acredito que o encontro é válido para a reflexão e qualificação profissional", contou Viviane que participará da oficina "A Arte de Colar", com o artista plástico Domi Vieira Junior.

Compareceram no evento a Secretária Municipal de Cultura, Silvia Regina Pereira de Andrade, a Conselheira estadual de educação, Maria Luiza Marques, o secretário Adjunto de educação, José Reginaldo Bastos da Cruz, o diretor da empresa Água Grande, Nelson Freitas e a representante da reitoria e pró-reitoria acadêmica da UNIG, Ana Valéria da Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário