A Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (Semed) lançou nesta terça-feira, dia 7 de junho, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro o Projeto Interdisciplinar de Educação Ambiental “Cidadania e Meio Ambiente”. Criado há 10 anos na Escola Municipal Nicanor Gonçalves Pereira, o projeto envolverá os professores de todas as disciplinas nas 125 escolas da rede, sempre com foco no meio ambiente. O encontro contou com a participação de 120 Coordenadores Políticos Pedagógicos (CPPs).
Ao abrir a solenidade, a secretária de Educação, Professora Dilceia Quintela, enfatizou que a educação ambiental faz parte da proposta há muito tempo. “Estamos à frente de outros municípios quando o assunto é meio ambiente. O desfile cívico do ano passado foi sobre biodiversidade e no final do ano realizamos, com sucesso, o “Natal dos 3Rs”, as escolas expuseram no Paço Municipal os enfeites Natalinos feitos com material reciclável”, disse a Secretária.
Segundo a idealizadora do projeto, Márcia Luiza Figueiredo, a metodologia é interdisciplinar com exibição de vídeos e slides e entrevistas com moradores do entorno da escola. “Tudo será trabalhado dentro das disciplinas em sala de aula. Os alunos vão trabalhar com conceitos matemáticos através da medição de dados sobre desperdício de água e energia. Em geografia diagnosticar os problemas ambientais na região onde a escola está localizada”, afirmou Márcia, acrescentando que ao final os estudantes participarão de um concurso de paródias em toda a rede.
Para a CPP da Escola Municipal Dom Adriano Hipólito, Neuzimar Inocêncio, o projeto vem a reforçar as práticas que acontecem nas unidades. “Este projeto nos incentiva a ousar em nossas produções com os alunos”, concluiu Neuzimar, afirmando que os alunos já trabalham com reciclagem. Também participou do encontro a Professora Vera Abdelquader, representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam).
Nenhum comentário:
Postar um comentário