sexta-feira, 22 de julho de 2011

Brasil Alfabetizado forma mais de dois mil alunos em Nova Iguaçu

A prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama, entregou na última quarta-feira na RioSampa, os certificados de formatura de 2.199 pessoas, que durante oito meses participaram do Programa Brasil Alfabetizado. A solenidade contou ainda com um show do cantor Gustavo Lins. Com histórias que muitas vezes se convergem pela dureza de vida na infância e na fase adulta, os novos leitores deixaram para trás relatos de vergonha e de medo causados pelo analfabetismo. Para a grande maioria escrever o próprio nome e não mais precisar sujar os dedos de tinta na hora de assinar documento é uma grande vitória.

Pelo menos 950 alunos do Brasil Alfabetizado já se inscreveram no EJA e já devem começar a estudar no próximo semestre que começa no dia 1º de agosto na rede municipal de ensino. Sheila Gama afirmou que apenas a educação é capaz de libertar o cidadão. Ela incentivou o grupo a dar continuidade aos estudos através do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) oferecido em 22 escolas da rede municipal. “Não deixem de sonhar e deem continuidade aos estudos. A educação é a base de qualquer economia no mundo”, enfatizou a prefeita, que desde que assumiu, convocou mais de mil professores do concurso de 2007 e ampliou o número de professores em dobra de carga horária nas escolas.

Já a secretária de Educação, Dilceia Quintela, parabenizou o esforço dos alunos (a maioria mulheres) pela coragem de frequentarem a escola vencendo o cansaço do dia a dia e os afazeres domésticos. “A educação é o caminho para o conhecimento. Traz a luz a todos que superando obstáculos não mediram esforços para chegar ao dia de hoje”, declarou a secretária. Dilceia lembrou ainda o esforço da prefeita Sheila Gama tem priorizado e investido na Educação.

Com 76 anos, Nadília Severina da Silva Melo, que recebeu o certificado das mãos da prefeita, é um exemplo de superação. Ela participa da turma de alfabetização no Espaço Municipal da Terceira Idade (Esmuti). “Não vou parar de estudar. Minha professora é ótima e estou feliz”, contou a nordestina, que subiu ao palco e ganhou um abraço do cantor Gustavo Lins.

O aposentado José Santana, 79, estava feliz em poder comemorar a nova fase como leitor. “Lá no interior do Espírito Santo meu pai não deu importância à escola. Comecei a trabalhar na roça aos oito anos e não tive tempo para estudar. Depois fui para a construção civil. Agora já leio e faço contas, que era uma grande dificuldade”, contou. A mesma felicidade estava estampada no rosto de Maria Lúcia da Conceição, 61 anos. “Sentia-me uma pessoa cega. Agora leio melhor os preços no supermercado, reportagens e a Bíblia”, contou a aposentada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário