quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Escola Municipal realiza festa sobre folclore brasileiro


O Brasil é um país caracterizado por suas lendas e costumes populares. Pensando nisso e, aproveitando a proximidade do Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto, a Escola Municipal Alice Couto (Caioaba) realiza no próximo sábado, dia 13, uma grande festa para comemorar o dia. Os cerca de 500 estudantes da Educação Infantil ao 5º ano preparam cartazes, artesanato, pesquisas sobre as lendas e comidas típicas dos estados brasileiros, além de ensaiarem danças típicas. O evento será aberto para a comunidade local.

De acordo com a Coordenadora Político Pedagógica (CPP) da unidade, Luciana Hilário, os professores estão trabalhando dentro de sala de aula todo conteúdo a ser mostrado na festa, facilitando a pesquisa dos pequenos. “Cada turma vai trabalhar as lendas, danças e comidas típicas de cada estado brasileiro. Além disso, os monitores do horário integral também estão ajudando os alunos nas pesquisas”, disse Luciana.

Os pequenos da Educação Infantil serão os primeiros a apresentar os costumes dos estados brasileiros para a comunidade. Com a cantiga de roda “O Cravo brigou com a rosa”, os estudantes farão pais e moradores voltarem para a infância. Já os estudantes das demais séries apresentarão as danças Nêga Maluca, oriunda do nordeste, Dança de fitas, comum nos estados do Sul, além da Capoeira e do Maculelê, danças de origem africana e que foram trazidas por nossos ancestrais durante a época da escravidão.

Ainda de acordo com Luciana, o objetivo do encontro não é apenas homenagear o folclore brasileiro, mas também ampliar conhecimentos sobre hábitos, costumes e cultura de todos os estados do Brasil. “Também queremos promover a vivência e a compreensão da adversidade cultural do país, conhecido mundialmente pela sua mistura de crenças e culturas”, disse Luciana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário