terça-feira, 2 de agosto de 2011

Escolas Municipais de Nova Iguaçu recebem estudantes com festa na volta às aulas


Os cerca de 65 mil estudantes da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu voltaram às aulas nesta segunda-feira, dia 1º, e deram início ao segundo semestre do ano letivo de 2011. Várias unidades escolares fizeram recepção para os seus alunos, entre elas a Escola Municipal Adrianópolis, que realizou contação de histórias, com o tema “Boas Maneiras”, falando da relação entre aluno e professores, teatro sobre o texto, brincadeiras de roda, música e desenho. A unidade atende 104 estudantes, da Educação Infantil ao 5º ano.

Para a diretora da unidade, Sônia Maria Pontes, é sempre uma emoção ver os seus alunos voltando para a escola. “É muito gratificante esta recepção, porque este é o resultado do esforço de todos os professores em garantir um ensino de qualidade”, disse a diretora, acrescentado que os projetos que acontecem na unidade é o que motiva os estudantes a gostarem de estudar.

Um deles é o “Histórias Contadas e Encantadas”, realizado desde 2009, em que cada professor trabalha nas turmas contos africanos, fazendo o resgate do orgulho negro, ajudando na construção de uma identidade e conhecimento da história africana. “Me sinto em casa aqui e não quero sair mais daqui. Gosto muito de escutar as histórias que a professora conta e enquanto ela conta eu fico viajando nas histórias”, afirmou Lucas Ricardo, aluno do 1º ano.

Segundo Sônia, o projeto acabou com os estereótipos entre os pequenos. “O tema foi trabalhado em todas as turmas e está dentro do nosso plano de ação pedagógica”, afirmou Sônia, acrescentando que o projeto será inserido em uma revista acadêmica da Universidade Cândido Mendes.

Elizabeth Araújo, incentivadora da palavra, acredita que os alunos passaram a gostar mais da escola desde que o projeto começou a ser feito na escola. “Sempre trabalhamos a africanidade, mas por ser uma escola rural trabalhamos a conscientização do meio ambiente. Eles adoram atuar das dramatizações das histórias que contamos”, concluiu Elizabeth, que durante o primeiro dia de aula contou o texto “Boas Maneiras”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário