sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Prefeitura realiza II Seminário de Educação no Campo

A Prefeitura de Nova Iguaçu realiza nos dias 17 e 18 de agosto o II Seminário de Educação no Campo em Nova Iguaçu. O encontro, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem o apoio da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e acontece no Campus Nova Iguaçu da instituição. O encontro tem o objetivo de oferecer formação continuada aos professores e implementar ações de educação ambiental em todas as escolas da rede. A abertura será no dia 17, com a palestra “Princípios filosóficos da educação no campo”, ministrada pela professora Lia Maria Teixeira, da UFRRJ.

Já no dia 18, acontecerão as palestras “Currículo na perspectiva da educação no campo”, ministrada por Marcos Gehrke, do Movimento Sem Terra (MST), “Pedagogia da alternância na educação no campo na Paraíba”, por Luciana Balbino da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), “Educação Integral no Campo”, ministrada por José Roberto, do Secad/MEC e “Educação Integral no município de Palmas/TO”, com Joselaine Quelli Fiametti, da Secretaria Municipal de Educação de Palmas.

De acordo com José Reginaldo Bastos da Cruz, secretário adjunto Pedagógico, a reunião visa fomentar as ações de educação ambiental nas escolas da rede municipal de ensino. “Queremos desenvolver ações que promovam a tomada de consciência das crianças para as questões ligadas ao meio ambiente e a concepção de rural e urbano”, disse o secretário. Ainda segundo José Reginaldo, esta formação segue proposta da Prefeita Sheila Gama, que é o de garantir uma educação de excelência na cidade.

Segundo Márcia Luiza Machado, do Setor de Educação no Campo da Semed, o encontro tem como público-alvo os professores da rede municipal e conselheiros escolares que atuam nas 12 escolas de campo e, também, que estiver interessado no assunto. “Com a participação dos professores, o encontro oferece a eles uma formação continuada na área de educação no campo, agroecologia e meio ambiente”, disse Márcia.

Ao todo, as 12 escolas municipais de campo da cidade atendem 2.890 estudantes. Elas implementam práticas pedagógicas compromissadas com a diversidade territorial e cultural de Nova Iguaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário