Cerca de 300 profissionais, entre diretores, Coordenadores Político Pedagógico e Coordenadores de Aprendizagem participaram nesta terça-feira, dia 9, no auditório da Universidade Iguaçu (Unig), da abertura da I Formação Continuada da Educação Integral. O encontro, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (Semed), tem o objetivo de proporcionar esclarecimentos, aprendizagem e troca de experiências entre os profissionais que atuam no Horário Integral. A formação ocorre até dezembro e é voltada para monitores, estagiários e mães educadoras.
A Secretária de Educação, Dilceia Quintela, afirmou que as escolas devem oferecer uma educação de qualidade aos estudantes, que segue a proposta da prefeita Sheila Gama. "Hoje, todas as escolas da rede municipal de ensino da cidade oferecem Horário Integral com atividades pedagógicas, esportivas e culturais, de acordo com a realidade da escola", afirmou a Secretária, acrescentando que neste semestre Nova Iguaçu será o primeiro município do estado a oferecer alimentos à base de soja no cardápio.
Anderson de Ávila Alves, secretário Municipal de Cultura e Turismo, disse que é importante a cultura ser integrada à escola. "A educação é fundamental para transformação de vidas e gerar oportunidades no decorrer da vida dos alunos", afirmou o secretário, acrescentando que a pasta também tem a função de oferecer mais subsídios culturais aos alunos.
Para a diretora da Escola Municipal Monteiro Lobato, Rosemary Pompeu, a formação é importante. "Precisamos da união de todos para que aconteça um ensino integral de excelência e, para isso, os envolvidos precisam participar de formações, proporcionando uma potencialização das atividades feitas nas escolas", disse Rosemary.
Ainda durante o encontro, os diretores puderam fazer perguntas à Coordenadora do Horário Integral, Ana Cristina Soares, Tiago Moraes, responsável pelo esporte nas escolas Tatiana Teixeira, responsável pelas Mães Educadoras, Rafael Reina, representando a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e Romulo Sales, pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semctur)
Estudantes fizeram apresentação de dança
O encontro contou com a apresentação de dança das estudantes do Horário Integral da Escola Municipal Rui Barbosa. Composta por estudantes do 3º, 4º e 5º anos, o grupo dançou música de axé e frevo. Segundo Eliana Labanca, diretora da escola, com o horário integral, as alunas ficaram mais interessadas pelo estudo.
Outro resultado positivo do programa é o aumento do interesse pela escola. "Percebemos pelos relatos de pais e professores que o rendimento deles aumentou. Toda a equipe da escola se sente gratificada por ver que todos os esforços estão dando frutos", disse a diretora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário