terça-feira, 23 de agosto de 2011

Profissionais de Educação Infantil e Especial participam de formação

Cerca de 20 profissionais, entre coordenadores político-pedagógicos (CPPs) e agentes pedagógicos de educação especial (Apedes) compareceram ao encontro de formação continuada da Educação Infantil, realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (Semed) nesta segunda-feira, dia 22, na 1ª Igreja Batista de Nova Iguaçu. O tema da reunião foi “Desenho na educação infantil”.

Os encontros acontecem mensalmente e têm como objetivo tornar possível uma maior aproximação entre as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e as equipes de Educação Infantil e Especial. Segundo Isabela Pereira Lopes, da equipe de Educação Infantil da Semed, estes encontros facilitam a compreensão sobre os efeitos da pedagogia no aluno. “Através desses desenhos feitos podemos entender melhor como o aluno se sente quando o pedimos para fazer algo, se sente incentivado e desafiado a criar ou não”, disse Isabela.

A formação foi realizada em formato de dinâmicas e teve como palestrante a professora Helena Barreto, que atua na sala de recursos da Escola Municipal Heitor Dantas. Em relação à dinâmica, Helena explica que este método promove o incentivo à criatividade. “Às vezes, em lugar de incentivá-la, acabamos com ela quando, por exemplo, pedimos desenhos com certo padrão”, afirmou a palestrante.

A coordenadora político-pedagógica da EMEI Bom Pastor, Patrícia do Vabo, gostou de participar da formação. “Nós fizemos desenhos aleatórios, depois a Helena pediu para que, em grupos de três, contássemos uma história baseada no que desenhamos. Foi muito bacana”, contou a coordenadora.

Ainda de acordo com Isabela, os encontros têm caráter disseminador. “É uma oportunidade para realizarmos a troca de experiências entre os profissionais, pois cada unidade escolar tem uma realidade diferente”, afirma Isabela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário