sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Semus orienta para reconhecimento de alunos PNE

Semus orienta para reconhecimento de alunos PNE

Cerca de 150 orientadores educacionais da rede municipal de Nova Iguaçu participam nesta segunda-feira (08/08) da palestra "Encontro com a Educação Especial e Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSi). A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Saúde e acontece das 9h às 12h, na 1ª Igreja Batista de Nova Iguaçu, no Centro.

A palestra tem o objetivo de orientar os profissionais da educação a identificar os alunos com transtornos mentais severos e moderados, viabilizando o encaminhamento para o dispositivo mais adequado de tratamento. "É fundamental identificar se o estudante necessita de cuidados intensivos, pertinentes ao perfil do CAPSi Dom Adriano Hipólito ou moderados, que estão relacionados ao Serviço Ambulatorial Infanto Juvenil", explica a coordenadora do Programa de Saúde Mental do município, Michelle Curi.

A coordenadora do CAPSi, Karla França Fonseca e a psiquiatra Serviço Ambulatorial Infanto Juvenil, Fernanda Evangelista, são as responsáveis pela exposição. "A nossa intenção é que os orientadores educacionais tenham condições de reconhecer e encaminhar os alunos portadores de transtornos mentais severos, como por exemplo, autismo e psicoses graves, entre outros, para receberem acompanhamento clínico no CAPSi e aqueles com transtornos moderados, como déficit de atenção e hiperatividade, para o Serviço de Ambulatório, esclarece Karla.

Tanto o CAPSi como o Serviço de Ambulatório Infanto Juvenil são direcionados as crianças e adolescentes e estão inseridos no Programa de Saúde Mental do município. O primeiro visa prestar atendimento em regime de atenção diária, promovendo inserção social dos usuários através de ações intersetoriais que envolvam educação, esporte, cultura e lazer. O segundo possui suporte em atendimentos psiquiátricos e psicológicos.

O CAPSi Dom Adriano Hipólito funciona na Rua Benjamim Chambarelli, 124, no bairro K-11( telefone 37737843). O Serviço de Ambulatório Infanto Juvenil é realizado no PSF Vila Operária, na Rua Nair Dias, 880, em Vila Operária. Ambos atendem de 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário