Atividades dos Programas Mais Educação e Escola Aberta estão presentes em quase todas as escolas que estão participando da Semana da Pátria em Nova Iguaçu. Seja nas bandas de fanfarras, capoeira, artesanato, dança ou hip hop, as ações estão sendo demonstradas e repercutindo de forma favorável no público nestes cinco dias de desfile. As apresentações estão sendo adaptadas dentro do tema "Nova Iguaçu na Garantia dos Direitos Universais: inclusão, diversidade e cidadania. Tudo sob o olhar atento da prefeita Sheila Gama, que nesta terça-feira, dia 6, assistiu os alunos de Comendador Soares e Austin.
Seja nas escolas das redes pública ou particular, alunos das 35 escolas contribuíram para chamar a atenção para direitos como, saúde, educação, cidadania,inclusão e respeito. "É na diversidade que reside a grandeza e a riqueza das trocas das aquisições de heranças valiosas", dizia a frase da Escola Municipal Ivonete dos Santos Alves", que desfilou em Comendador Soares e apresentou sua banda própria, que além dos instrumentos tradicionais participou com integrantes do "Ivonete in Lata",que utiliza latas na percussão.
Também chamaram atenção as bandas das Escolas Municipais Nicanor Gonçalves Pereira, Professora Iramar da Costa Lima Miguel e Souza e Melo, que apesar de criada há apenas dois meses fez uma performance de quem já está na estrada há tempos, arrancando aplausos de todo o público, para orgulho da secretária de Educação, Dilceia Quintela, que tem apostado no Mais Educação juntamente com a prefeita Sheila Gama.
A Escola Municipal Leonel de Moura Brizola abriu seu desfile com o pelotão de bandeiras formados por alunos especiais, incluindo uma cadeirante. Além disso, uma de suas alas representou as várias culturas do país através de ritmos musicais, como axé, forró, funk, samba, baião entre outros.
Para a diretora da Escola Municipal Rui Barbosa, Eliana Labanca, as atividades do Horário Integral e Mais Educação torna os alunos mais cidadãos. "Nós temos atividades esportivas de cultura e reforço escolar", explicou a diretora, cuja escola tem cerca de 360 alunos na integralidade e levou para o desfile a frase " Praticando a cidadania no horário integral".
Para a dona de casa Andreia de Souza Walher Rifi, o comportamento da filha mudou após ter ingressado no horário integral, onde participa das oficinas de lazer, esporte e desenho . "Minha filha ficou mais comunicativa com os colegas e participa de diversas atividades na Escola Municipal Armando Pires", comemora a mãe, que assistiu o desfile da filha em Comendador Soares.
Os vereadores Marcos Rocha, Jorge Marote, Jorge de Austin,Denilson Ambrósio e Nicolasina Acarisi prestigiaram o evento. A vereadora e prefeita distribuíram flores para os diretores das escolas em Comendador Soares. Os secretários municipais da Cidade, José Rogério Namen, de Esporte e Lazer, Fausto Azevedo, de Trânsito e Serviços Públicos, Rholmer Louzada, de Saúde, Josemar Freire, de Cultura e Turismo, Anderson de Ávila Alves, de Governo, Marcelo Melo, dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Daniela Marques Cardoso, do coordenador de Defesa Civil, Acácio Sperândyo, dos secretários-adjuntos de Educação, José Aureo Valença, José Reginaldo Bastos Cruz , Reinaldo Moreira e Cátia Griffo, da Secretária Municipal de Assistência e Prevenção a Violência, Mario Faria, do Ouvidor Geral, José Antonio Batista e Alessandra Vilela, da Coordenadoria Metropolitana I.
Nenhum comentário:
Postar um comentário