A prefeitura de Nova Iguaçu realiza hoje e amanhã, dias 14 e 15 de setembro, às 8h, na Universidade de Iguaçu (Unig), o Seminário Municipal de Educação Integral. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, tem como objetivo consolidar a educação em tempo integral e dar esclarecimento aos gestores sobre financiamento e transferência de recursos. Durante a solenidade, a cidade receberá o prêmio Caixa “Melhores Práticas em Gestão Local”.
Nova Iguaçu foi escolhida pelo trabalho desenvolvido no horário integral Bairro-Escola/2009. A experiência vem desde o ano de 2006, quando a educação municipal implantou este sistema em todas as escolas, que oferecem aos alunos atividades esportivas, culturais, de reforço escolar, oficinas de aprendizagem e cinco refeições diárias.
De acordo com a secretária de Educação, Dilceia Quintela, o seminário vai esclarecer dúvidas, mas principalmente fortalecer na rede municipal de ensino a prática do horário integral, que levou Nova Iguaçu à premiação pela Caixa Econômica Federal. “A integralidade é uma preocupação da prefeita Sheila Gama, que tem dado todo o apoio para que nossas escolas possam manter as crianças em maior período na escola, com boa alimentação e praticando atividades culturais e esportivas”, explicou Dilceia.
Palestras
“Perspectivas e Desafios para a Educação Integral: Financiamento e Gestão” é o tema da palestra da professora Lucenir de Andrade Pinheiro, Consultora técnica da Coordenação Geral de Ações Educacionais e Complementares do Ministério da Educação-MEC/OEI.
Já na quinta-feira (15/09), o professor José Pacheco vai falar de “Educação Integral em tempo Integral”. Mestre em educação da criança pela Universidade do Porto, em Portugal, é idealizador da Escola de Ponte, que é embasada na autonomia dos alunos e professores na qual, se aprende a liberdade responsável e a solidariedade. Esta escola não usa o sistema de seriação ou ciclos adotado no sistema de ensino de Portugal.
Profissionais da rede, que atuam diretamente no horário integral, participarão de quatro grupos de trabalho, cujas discussões resultarão em um documento final com tudo o que foi relatado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário