quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Professores da rede municipal de ensino participam de ciclo de debates

Professores da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu participaram nesta terça-feira, dia 27, do 2° Ciclo de Debate sobre Educação das Relações Etnicorraciais (ERE), no campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em Nova Iguaçu. O evento realizado pela universidade teve o objetivo de discutir com os professores a lei 11.645/08, que institui nas escolas da rede o ensino da cultura Afro-Brasileira, Africana, História e cultura Indígena.

O ciclo de debate é resultado da união entre dois grupos de pesquisa do Laboratório de Estudos Afro-brasileiros – LEAFRO/NEABI da UFRRJ. Os grupos de Educação Superior e Relações Interétnicas (GPESRI) e o Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Interseções (Afrosin). Dividido em dois momentos, o debate contou com a palestra do professor e doutor Renato Nogueira(UFRRJ) intitulada “Mitologia Yourubá: saberes, poderes, homens e mulheres“ e uma conferência com o professor Petrônio Domingues(Unioeste) “ Pós-Abolição, História e Ações Afirmativas”.

Na palestra sobre mitologia Yorubá, o professor Renato Nogueira falou da importância das escolas difundirem entre os alunos a mitologia africana e incluir o assunto no currículo escolar. Atualmente só são abordadas nas escolas a mitologia grega. Já o professor Petrônio Domingues enfatizou que a lei 11.645/08 só foi implementada no país a partir de muitas lutas. “A lei é fruto de um acúmulo de forças do movimento negro. A aplicação dela só depende da nossa capacidade de articulação e mobilização mesmo que de forma gradativa”, explicou o professor.

Para a integrante da assessoria de formação da Secretaria de Educação do Município de Nova Iguaçu (Semed), Denise Fernandes, o cilco de debates foi esclarecedor. “O ciclo foi importante para mostrar aos professores a necessidade de abordar questões etnicorraciais nas escolas da rede e todo o processo de luta no período negro republicano” disse Denise.

De acordo com o professor Renato Nogueira, o ciclo de debates teve como finalidade discutir a inclusão de uma educação voltada para as questões etnicorraciais. “Pretendemos que os profissionais de educação possam se ambientar com a modificação da lei 11.645/08 e como a mesma pode ser abordada nas escolas do município” afirmou o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário