terça-feira, 22 de novembro de 2011

Concurso premia melhores cordéis feitos por alunos de Nova Iguaçu

Professores e estudantes conhecerão nesta quarta-feira, dia 23, na Universidade Iguaçu (Unig), a partir das 9h, o vencedor do concurso “Literatura e Africanidade em Cordel”. Realizado pela Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o projeto está na terceira edição e contou com a participação de estudantes das 125 unidades escolares da rede municipal de ensino.

Foram 70 trabalhos avaliados pela comissão de professores, formada por especialistas em literatura infanto-juvenil e representantes de grupos que discutem a temática africana. Os cinco melhores trabalhos serão premiados com livros de literaturas de autores diversos.
Para facilitar a elaboração dos textos, das ilustrações e da edição do material elaborado para o concurso, os alunos foram auxiliados por professores de Incentivo à Leitura e Produção Textual (ILPT), mediadores tecnológicos e incentivadores da palavra. Antes da final, os trabalhos foram expostos em murais nas próprias unidades escolares.
O evento terá ainda uma palestra com o cordelista Jota Rodrigues. Além disso, os estudantes da Escola Municipal Manoel João Gonçalves farão monólogo sobre o líder da Revolta da Chibata João Cândido e desfile de roupas africanas. Já os alunos do Centro de Educação Especial Paul Harris vão apresentar uma dança afro.
Segundo Vanessa Gnisci, responsável pelo Incentivo à Palavra, além de incluir assuntos relacionados à história do povo africano e do povo nordestino, o cordel foi tema de novela recentemente. “Nosso objetivo é realizar o projeto dentro uma perspectiva literária, provocando nos estudantes o gosto pela leitura e pela história do nosso povo”, disse Vanessa. 
A Universidade Iguaçu (Unig) fica localizada à Estrada Abílio Augusto Távora, 2.134, Bairro da Luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário