Resgatar as heranças culturais. Este foi o objetivo da Escola Municipal Francisco de Oliveira ao contar por meio de oficinas culturais a história de Lampião e Maria Bonita, no centenário do rei do cangaço. Durante todo o bimestre, o tema da cultura nordestina foi abordado em cordel, xilogravura, artesanato, dança teatro, contação de histórias e cantigas de roda.
Este trabalho faz parte do Programa de Incentivo a Leitura e Produção Textual (ILPT) desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu. "Esta iniciativa da escola reafirma o trabalho que acontece no horário integral através das oficinas de leitura e dos projetos literários desenvolvidos pelos professores da rede" informou a Coordenadora do Programa, Vanessa Gnisci.
A festa de encerramento dessas atividades, intitulada "De Lampião a Maria Bonita: à Saga Nordestina", aconteceu nesta quarta-feira, dia 30, com a participação dos 400 alunos e professores.
De acordo com a incentivadora da palavra, Denise do Nascimento Walger, o tema foi escolhido para os estudantes conhecerem a cultura nordestina. "O projeto foi desenvolvido para ensinar aos alunos a importância de preservar e conhecer a própria cultura. As oficinas estimularam a interdisciplinaridade com outras disciplinas", explicou a professora.
"Aprendi algumas danças da cultura nordestina que não conhecia, como o Frevo", contou O aluno do 3º ano Lucas Santos Souza, 10 anos.
Já para a aluna do 4º ano, Paloma de Oliveira Freitas a festa foi muito divertida "Gostei muito de participar. Dancei quadrilha e aprendi mais sobre a cultura nordestina" disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário