A secretária municipal de Educação, Sandra Gusmão, apresentou nesta quarta-feira, dia 7, a nova equipe pedagógica e administrativa da Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu. O encontro, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, reuniu chefes de setores e diretores das 125 unidades escolares. Além da apresentação do novo grupo de trabalho, a reunião serviu ainda para que a equipe do Programa Saúde na Escola ((PSE) divulgasse as metas de combate a dengue por meio da campanha 10 Minutos Contra a Dengue.
A secretária fez questão de frisar para os diretores que todos os setores estão à disposição para dirimir qualquer problema relacionada à questão da educação. Ela aproveitou a ocasião para sanar dúvidas sobre reforma de escolas, contratação de professores, vigias, merendeiras e auxiliares. “Foi enviado para a Câmara de Vereadores mensagem pedindo a contratação de vigias, merendeiras e auxiliares”, contou Sandra.
Também já foram enviadas ao Legislativo mensagens solicitando a prorrogação do contrato dos professores contratados por mais 180 dias, até a realização do concurso e aumento da gratificação para os profissionais que trabalham em áreas de difícil acesso.
A secretária falou ainda do esforço da prefeita Sheila Gama em oferecer ensino de qualidade para cerce de 65 mil alunos da rede municipal, que hoje contam com 87 itens no cardápio da merenda escolar, como: frutas, legumes, carnes, frango, geleia, sucos, iogurtes e alimentos a base de soja. “Estamos fazendo um esforço concentrado para que os prédios sejam reformados”, explicou Sandra, acrescentando que um engenheiro foi lotado na Secretaria para acompanhar e levantar os problemas de estrutura nas escolas.
Dengue
A cidade de Nova Iguaçu foi pioneira no Estado a reunir os diretores das escolas para convocá-los a participar da campanha dos 10 Minutos Contra a Dengue, que é uma proposta baseada em estudo científico da Fundação Oswaldo Cruz. A iniciativa foi do Programa de Saúde na Escola (PSE), parceria das Secretarias Municipais de Educação e de Saúde e Defesa Civil (Semusdec) e reuniu profissionais da Saúde do município e do Estado.
A ideia é integrar conselho escolar, associação de moradores, igrejas e outras instituições da sociedade civil. Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, Virginia Moreira, a proposta é fazer uma mobilização social onde todos percam 10 minutos para fazer um check list (lista de verificação) dos possíveis focos do Aedes aegypti.
Para esse mutirão, os diretores receberão folders e cartazes com informações que os ajudem a identificar os lugares de possíveis focos do mosquito. Eles também receberão uma lista com os nomes s e endereços das unidades básicas mais próximas das escolas para orientar os alunos e pais onde recorrer em caso de suspeita de dengue, para que as UPAS e o Hospital da Posse não seja sobrecarregado e sejam usados apenas nos casos graves da doença.
Represente da Secretaria Estadual de Saúde e do Programa 10 Minutos Contra a Dengue, Roberto Xavier, achou estratégica a decisão de chamar os diretores das escolas para participarem da campanha. Segundo ele, Nova Iguaçu é a primeira cidade a ter esta iniciativa e vai levar a ideia à Coordenação Estadual para sugerir aos demais municípios
Nenhum comentário:
Postar um comentário