terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Educação inicia formação com palestra para diretores


A 17 dias do início das aulas, a Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu promoveu, no Centro Cultural de Nova Iguaçu, a palestra “Existe um líder dentro de você!”.  O evento que aconteceu nesta sexta-feira,  teve como convidado professor Julio César Furtado dos Santos, que levou os diretores e convidados a refletirem sobre como um líder deve se posicionar.

Com auditório lotado, a Secretária de Educação Sandra Gusmão deu as boas-vindas aos gestores, garantido que outros momentos como este acontecerão ao longo do ano letivo de 2012. “Obrigada por estarem aqui e que o ano letivo de 2012 seja um ano de muito sucesso para todos nós”, disse a secretária. A formação para diretores e professores faz parte da proposta de educação da prefeita Sheila Gama, que tem investido na educação integral na rede de ensino de Nova Iguaçu.

 A palestra, mediada pela Assessora Técnica de Gestão Pedagógica, Odenize Monteiro, aconteceu em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG) e a Editora FTD e teve como objetivo despertar o espírito de liderança nos gestores das 125 escolas da rede municipal.

Autor de diversos livros, Julio César Furtado iniciou a palestra levando a todos a refletirem a questão da vivência ao demonstrar a aterrisagem de um avião, onde a equipe é que apontava o caminho. Para ele a liderança tem que ter coragem, competência técnica e acreditar que é possível.

Uma outra característica que o líder precisar ter, segundo o palestrante é: conhecimento, avaliação e identificação do que falta para melhorar.  O professor Júlio, que é Reitor da Uniabeu fala com propriedade sobre liderança e gestão. Foi professor de geografia da rede municipal de ensino na Escola Municipal Professor Amazor Vieira Borges, onde estudou na antiga 5º série.  Ele conta ainda que já foi diretor e como todos precisou reavaliar sua postura.

Ao final do encontro, Julio Furtado exibiu um trecho do filme “O Primeiro da Classe”, onde uma escola teve que mudar a postura por causa de um aluno que sofria de uma síndrome incurável. A decisão partiu do diretor daquela escola, o que fez o aluno tornar-se um professor e mudar sua própria história. O filme é baseado num fato verídico nos Estados Unidos.

Para a diretora da Casa da Criança, Laís Laranjeira, a palestra serviu para ela repensar situações exemplificadas por Julio. “O Líder tem que repensar e reformular um pouco a história. Às vezes me sinto um pouco autoritária”, explicou ela. Quem também saiu radiante foi à diretora adjunta do Centro Educacional Paul Harris, Lisiane Messias. “Achei maravilhoso. Ele foi meu professor e tudo que ele tem feito tem sido assim. Ele já foi diretor”, contou Lisiane, que sempre participa das formações oferecidas pela prefeitura de Nova Iguaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário