quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Obras da Escola Marinete Cavalcante estão a todo vapor

Ano Novo e novos ares para os alunos da Escola Municipal Marinete Cavalcante de Oliveira, em Comendador Soares, em Nova Iguaçu. As obras que estavam paralisadas, por cerca de dois anos, foram retomadas em outubro do ano passado com previsão de entrega para março deste ano. A reconstrução da escola é um dos principais compromissos da prefeita Sheila Gama, na área da educação, que em reunião com a comunidade em setembro de 2010 afirmou que os alunos retornariam para à escola no bairro Jardim Pernambuco.

As obras ficaram abandonadas por dois anos e neste período os alunos estudaram em dois galpões setembro de 2010. Após visita da prefeita ao local, foram transferidos para o Ciep Municipalizado 022 - Presidente Getúlio Vargas, no Bairro da Luz.

A prefeita Sheila Gama acompanha regularmente o andamento das obras e já garantiu que estará presente a aula inaugural no novo prédio. Atualmente, parte dos alunos são levados ao Ciep por meio de transporte escolar e os demais utilizam o passe escolar.

“A educação é uma prioridade de meu governo. Quando estive na escola e vi o abandono em que se encontrava não tive dúvidas de que tinha que resolver a situação. Na ocasião não tinha como realizar a obra e disse isso a comunidade, mas me comprometi a retomar o trabalho e estamos quase concluindo”, afirmou Sheila, lembrando que outras 10 escolas estão sendo construídas por seu governo.

As obras estão sendo realizadas pela Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (Codeni). Segundo André Carvalho, engenheiro responsável pela obra, a reforma está no final de sua 1ª fase.  Foram feitos serviços de limpeza, instalação elétrica, hidráulica, sanitária (a ligação do esgoto da escola à rua), telhado, impermeabilização das calhas e alvenaria. Além disso, as salas terão teto rebaixado com gesso e receberão iluminação padrão das escolas e ventilação. Também estão sendo refeitos  o pátio, banheiros, sendo um deles adaptado para alunos com necessidades especiais, refeitório, dispensa e depósito para lixo.

Ainda de acordo com André, a 2ª fase das obras começa nos próximos dias. Neste período, será construído o segundo pavimento que terá quatro novas salas de aula e uma rampa, que ligará os dois pavimentos da unidade, possibilitando o acesso dos estudantes com necessidades especiais às salas. “Estaremos recebendo o cálculo estrutural, que é o detalhamento do projeto na próxima semana e a partir disso, daremos início a segunda parte da obra”, afirmou o engenheiro.

“A prefeita Sheila Gama faz tudo com muita responsabilidade. Com a Escola Martinete Cavalcante não seria diferente. Ela está sempre em contato com os engenheiros da Codeni para saber todos os detalhes da obra. Nossa previsão é que possamos entregar a escola para o próximo ano letivo”, disse a Secretária de Educação Sandra Gusmão

Comemoração

A entrega das obras para março é motivo de comemoração de professores e moradores da localidade, que há muito tempo esperavam pela conclusão dos serviços. Trabalhando na Marinete há 19 anos, a diretora geral da escola, Alda Moreira de Aguiar afirmou que a conclusão das obras é uma vitória de toda a equipe pedagógica e da comunidade e agradeceu o esforço da prefeita Sheila Gama em retomar e entregar a obra. “A escola é uma necessidade urgente para toda a região e precisávamos dela. Temos a expectativa que a escola passe a ter cerca de 470 estudantes”, disse Alda.

Para a dona-de-casa Jéssica Gomes, de 20 anos,  a entrega da unidade possibilitará uma melhor qualidade de vida para as crianças da região, que tinham que ir de ônibus para o CIEP. “Agora as crianças terão uma escola perto da casa deles. Com certeza, isto melhorará a capacidade de concentração deles”, concluiu Jéssica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário