A Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu realizou na semana passada o IV Fórum dos Conselhos Escolares. O encontro reuniu representantes do segmento dos pais e os presidentes dos Conselhos Escolares das 126 escolas municipais. Realizado no Campus Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o fórum apresentou os resultados da pesquisa de atuação dos Conselhos Escolares da rede, realizada pela Disciplina de Estágio em Gestão, coordenada pela Professora Gabriela Rizo.
Iniciada em setembro do ano passado, a pesquisa foi dividida em fases e neste primeiro momento foi realizada em 23 escolas. O trabalho em campo teve a participação de 20 estudantes do 7º período do curso de pedagogia, que avaliaram o trabalho realizado pelos conselhos escolares.
“Os pesquisadores chegaram a conclusão de que os conselhos funcionam com deficiência, seja na formação como também na possibilidade de reunir os conselheiros”, afirmou Aparecida Alves, coordenadora dos Conselhos Municipais Escolares na Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (Semed).
Ainda segundo Aparecida, o encontro foi extremamente positivo. “A partir deste diagnóstico, podemos ir direto ao foco do problema, além de sabermos quais são as demandas que cada unidade escolar possui”, concluiu a Coordenadora.
O Conselho Escolar da Escola Municipal Padre Agostinho Pretto (antiga Venina Corrêa Torres) foi considerado atuante pelos pesquisadores. “Os conselheiros contaram que todas as ações da escola são decididas por meio de votação”, disse Gabriela Rizo. No entanto, os pesquisadores apontam que a participação dos pais nos pleitos ainda é pequena.
Há um ano como presidente do Conselho da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) José Vieira de Jesus, Diana Teodoro de Arruda afirmou que os fóruns servem para aprimorar a atuação dos conselheiros. “Nosso trabalho, aos poucos, está entrando nos eixos. Nós estamos cada vez mais próximos de pais e professores”, afirmou Diana.
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