terça-feira, 13 de março de 2012

Escola Aberta de Nova Iguaçu encanta dominicanas

Representantes do Ministério da Educação da República Dominicana visitaram,  no domingo (11/03), atividades do Programa Escola Aberta nas Escolas Municipais Professor Darcy Ribeiro e Mascarenhas de Moraes, em Nova Iguaçu. As oficinas de culinária, com reaproveitamento total de alimentos, de jiu jitsu, capoeira, teatro e artesanato impressionaram a comitiva, que estava acompanhada pela Unesco e da Coordenação Nacional do Escola Aberta/MEC.

 Para Minerva Perez, do Ministério da Educação da República Dominicana, o programa desenvolvido nas escolas brasileiras é de inclusão social para os jovens. “Para nós é uma excelente oportunidade conhecer um programa de sucesso, que pode ser referência para o meu país”, explicou Minerva. Ela disse ainda que ao contrário do que acontece no Brasil, o governo de seu país não subsidia projetos educacionais como este.

Já Cheila Valera é coordenadora de um projeto piloto desenvolvido em quatro bairros dominicanos. Para ela, o fato de o Escola Aberta envolver a comunidade faz toda a diferença. “Visitei projeto semelhante na Guatemala, mas aqui é mais comunitário e inclusivo”, afirmou. As dominicanas conversaram com oficineiros, estudantes e coordenadores do Escola Aberta das escolas de Nova Iguaçu. Provaram sucos feitos com sobra de alimentos e bolo de “cenoura” com chocolate feito com casca de abóbora, na Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro.

Elas também assistiram apresentações de capoeira e entraram na roda com futuros capoeiristas, como Fabrício dos Santos, o Besourinho, de apenas três anos de idade. Depois o grupo seguiu para a Escola Municipal Mascarenhas de Moraes, onde conheceram outras oficinas, como biscuit. A visita foi acompanhada pelo Secretário adjunto de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação, Reinaldo Moreira e pelas coordenadoras do Programa Escola Aberta da Semed, Marciana  Moreira e Denise Andrade, Alessandra Mangagnin (Unesco) e Carla Borges(Mec).

O Brasil, por meio da UNESCO, é referência para o México, Guiné Bissau, Guatemala e Nicarágua, que estão implantando programas semelhantes ao Escola Aberta.

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