O constante problema de desabastecimento de água na Baixada Fluminense tem afetado diretamente algumas escolas da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu. Só no mês de fevereiro 13 unidades escolares precisaram ser abastecidas com o carro-pipa fornecido pela Prefeitura. Na manhã desta sexta-feira, dia 02 de março, as escolas Professor Marcio Caulino Soares e a Escola de Educação Infantil Monte Sol, ambas em Austin, solicitaram ao Departamento de Patrimônio da secretária Municipal de Educação, o serviço de água.
Só em Austin, uma das regiões mais afetadas com a falta d’água, cinco escolas são abastecidas diariamente. Só a Marcio Caulino é abastecida três vezes por semana num total de 12 vezes por mês, equivalendo a 144 vezes por ano. O mesmo acontece com os Cieps Municipalizados 071 e 099, nos Bairros da Luz e Carmari.
A falta d’água prejudica as atividades escolares do horário integral, limpeza das escolas e principalmente a preparação da merenda escolar. Só na Escola Municipal Professor Marcio Caulino Soares são lavados diariamente 1.500 utensílios de cozinha, como: pratos, panelas, copos e talheres. “Os banheiros precisam ler lavados três vezes por dia. Todos os serviços da escola, incluindo os bebedouros consomem diariamente 12 mil litros d’água”, explicou a diretora, Mariângela da Conceição Soares.
No bairro Cobrex, a situação não é diferente. A comunidade, segundo a diretora da Escola Municipal Maria Eliondas dos Santos, Clarice Ribeiro, está com as bicas secas. “Se não fosse o carro-pipa da Prefeitura a escola não teria condições de funcionar. Temos 143 alunos da educação infantil 2 ao primeiro ano e, sem água não há o que fazer”, disse a diretora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário