terça-feira, 17 de abril de 2012

Professores e Enfermeiros assistem palestra sobre bullying

Cerca de 120 profissionais entre Orientadores Educacionais (O.Es) e enfermeiros que integram a equipe do Programa Saúde na Escola (PSE) assistiram na manhã desta quarta-feira, dia 11, a palestra “Bullying: suas características, causas e conseqüências”. O encontro, ministrado pelo psicólogo e mestre em psicologia educacional, Arthur Monteiro Salles, foi uma realização da Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (Semed)em parceria com Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig) e a Universidade Geraldo Di Biasi (UGB). 
O objetivo desta palestra foi fazer com que os profissionais saibam como lidar com os possíveis casos e orientar os alunos sobre a importância do respeito às diferenças. Este é o primeiro de vários encontros que ocorrerão no decorrer deste ano e teve como foco no encontro realizado nesta quarta foi o Bullying, através da neurociência.
Segundo Aline Medeiros, coordenadora do Serviço de Orientação Educacional da Semed, o encontro também tem a finalidade de capacitar e orientar os professores para a questão do bullying. “Com esta palestra, os orientadores passaram a ter mais entendimento do bullying, segundo a neurociência”, disse Aline.
Durante a palestra, Arthur Monteiro Salles mostrou como o bullying depende necessariamente dos valores morais que cada ser humano possui. “O bullying tem muito a ver com a evolução da sociedade, que se tornou cada vez mais competitiva e moldada. A característica de casos em meninos é o fato de ser mais explícito e físico, enquanto em meninas ela é mais velada e relacional”, explicou Arthur.
A palestra foi elogiada por diversos profissionais que tiveram presentes no auditório da UGB. A orientadora educacional da Escola Municipal Nena Rodrigues, Fátima Cristina Coelho, destacou a importância do evento. “A palestra foi muito proveitosa. Espero que a Semed continue dando subsídios para nós lidarmos melhor com o bullying nas escolas e, assim, podermos dar outro tratamento aos casos que ocorrerem na unidade onde trabalho”, disse Fátima.
Outra profissional que elogiou o encontro foi Luciana Soares, orientadora educacional da Escola Municipal Vereador Hélcio Chambarelli. “Achei interessante ser passado para nós professores esta parte neurocientífica do bullying. Ela, apesar de não ser muito falada, tem uma importância muito grande na forma de lidarmos com a falta de respeito entre os colegas”, afirmou Luciana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário