quinta-feira, 24 de maio de 2012

Política ambiental na gestão pública é tema de palestra

As vésperas da Conferência Rio +20, onde serão discutidos os rumos para o clima do planeta, a Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (Semed) realizou nesta quarta-feira, dia 22, no Espaço Municipal da Terceira Idade (Esmuti) a palestra “Agenda 21 ambiental na Administração Pública”. O evento faz parte do curso “Agenda 21 escolar: Elos de cidadania”, realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e visa estimular os professores em relação a este tema.
A palestra foi ministrada pelo professor Francisco Carrera, mestre e doutor em Direito da cidade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). "A conscientização e informação sobre a agenda ambiental da administração pública", com foco nas escolas, "Os princípios da sustentabilidade", "O consumo eficiente" e "A boa gestão ambiental na gestão pública", foram alguns dos temas debatidos no encontro. 
Para Francisco Carrera, é imprescindível a participação dos professores neste tipo de palestra. Segundo ele, Os educadores passam a entender a importância das escolas praticarem a agenda ambiental e passam a ser multiplicadores para os estudantes e à comunidade. “É importante que este trabalho nas escolas seja feito de forma transdisciplinar. Ou seja, falar sobre o ambiente passando pelas disciplinas inseridas na grade curricular das escolas”, afirmou o mestre. 
Segundo Marcia Luiza Machado, coordenadora do setor de Educação no Campo Ambiental da Semed, a palestra visa potencializar o debate e sensibilizar os profissionais da educação para a construção de uma Agenda 21 Escolar, que fora elaborado há 20 anos, quando o Rio de Janeiro recebeu a conferência Eco 92 e que ganhou importância maior com a realização da Rio +20, no mês que vem. “Este encontro é uma forma de nós professores nos aprimorarmos e contribuimos para o desenvolvimento mais sustentável do país”, concluiu Márcia.
Clarice Ribeiro, diretora da Escola Municipal Maria Eliondas dos Santos, elogiou a palestra. “Ele nos passou a sua experiência e o encontro foi bastante produtivo. O tema da palestra é muito atual, principalmente devido a proximidade da conferência Rio +20. Acabou expandindo os nossos horizontes a cerca da forma de como tratar o assunto meio ambiente para professores e estudantes”, afirmou Clarice, que trabalhará o tema em peças de teatro e de fantoche.  
No próximo dia 6 de junho, professores das escolas localizadas nos bairros de Cabuçu, KM 32 e Tinguá assistirão à palestra “Saneamento básico ambiental, saúde e educação”, que também faz parte do projeto promovido através da parceria entre a Prefeitura e a Uerj e será realizado no Esmuti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário