sexta-feira, 1 de junho de 2012

Professores participam de palestra sobre distúrbios da fala

Cerca de 70 professores do 3º ano da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu participaram nesta quinta-feira, dia 31, na 1ª Igreja Batista do município, da palestra “Fonoaudiologia na escola: Orientações práticas para professores”.  O encontro, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), apresentou os principais distúrbios em estudantes -como gagueira, dislexia e dislalia- e formas de  trabalhar com essas crianças em sala de aula.
A formação teve como objetivo mostrar aos profissionais da educação a importância de se observar os possíveis distúrbios na fala dos alunos e foi ministrada por Luciana Coelho, professora da rede, psicopedagoga e fonoaudióloga. “A rede tem diversos casos de estudantes com problema na fala. Esta formação visa mostrar aos professores  como observar e encaminhar a criança aos profissionais especializados na área”, explicou Luciana.
Ainda segundo a palestrante, a escola é fundamental para o desenvolvimento da comunicação oral e escrita das crianças. A ideia é promover uma integração entre o professor e o fonoaudiólogo a partir da formação.
De acordo com Márcia Carvalho, responsável pela equipe de Educação Especial, a palestra conseguiu esclarecer as dúvidas dos educadores sobre o desenvolvimento da linguagem .
“A partir do momento que passa por essa formação, o profissional da educação passa a entender um pouco mais os problemas de fala apresentados pelos alunos. Isto faz com que ele busque desenvolver a capacidade de conhecimento da criança”, afirmou Márcia.
Joelma Maria da Silva Vale, professora do 3º ano da Escola Municipal Francisco de Oliveira, elogiou a iniciativa. “Na minha unidade temos diversos casos de crianças com problemas na fala. Esta formação está nos ajudando a entender melhor a forma de  trabalhar com crianças que apresentam estes tipos de distúrbios”, concluiu a professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário