A estudante Bruna Porto, do 7º ano da Escola Municipal Professor Leonardo Carielo de Almeida foi a vencedora da segunda rodada do concurso "Soletrando Ambiental", realizada na tarde desta segunda-feira, dia 13, na Escola Municipal Darcílio Ayres Raunheitti. Participaram alunos das Unidades Regionais de Governo (URGs) Comendador Soares, Cabuçu e KM 32. Com o resultado, a aluna já marcou a sua presença na final municipal do concurso, a ser realizada no próximo dia 22, no Espaço Municipal da Terceira Idade (Esmuti).
Esta seletiva, assim como a anterior, realizada na última semana, foi marcada pela ansiedade e pelo nervosismo dos seis participantes. A torcida, formada por colegas de classe, pais e professores, esteve presente, dando apoio aos competidores. O concurso é inspirado no quadro "Soletrando", exibido no programa "Caldeirão do Huck", da TV Globo e tem a finalidade de proporcionar aos estudantes conhecimento das ações de meio ambiente e ampliação do vocabulário.
O Projeto Soletrando Ambiental é um jogo com quatro rodadas, onde um estudante de cada unidade escolar deverá soletrar e conceituar uma palavra que esteja inserida na temática ambiental. De acordo com o Departamento Pedagógico da Semed, ao término destas rodadas, continuarão no jogo apenas os dois jogadores que obtiverem a maior pontuação. Nesta rodada, o jogador deverá conceituar, soletrar e construir uma frase utilizando a palavra sorteada.
A professora de Incentivo à Leitura e Produção Textual (ILPT) Rafaela Paez ficou muito feliz com a vitória de sua estudante. “Ela se dedicou bastante e estudou todos os dias. Com o resultado, os demais alunos da escola passam a se dedicar cada vez mais aos estudos, principalmente no que envolve à leitura”, afirmou Rafaela.
A dona de casa Inês Oliveira Porto Vilela, mãe da aluna vencedora, estava emocionada com a vitória. “Ela se dedicou diariamente ao concurso. No dia dos pais, ela se trancou no quarto o dia inteiro estudando para o campeonato. Ela é o orgulho de nossa família”, disse a dona-de-casa, que fez questão de agradecer todos os professores e também os colegas de classe.
Mesmo após a final da competição, Bruna Porto ainda estava com um frio na barriga, devido ao nervosismo de participar do concurso. “Só tenho a agradecer minha família e professores, que desde o primeiro momento me incentivaram a participar do campeonato e que o importante não era vencer, mas competir”, concluiu Bruna.
Os alunos Yasmin da Costa e Matheus Oliveira, respectivamente das Escolas Municipais José Reis e Pera Flor, ficaram na segunda e terceira colocação. Já Milene Fidélis, da Escola Municipal Dr. Ruy Berçot de Matos, Gabriel Nascimento, da Escola Municipal Nicanor Gonçalves Pereira e Carolina Andrade, da Escola Municipal Darcílio Ayres Raunheitti ficaram nas 4ª, 5ª e 6ª colocações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário