segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Nova Iguaçu e PUC lançam Atlas Geográfico

A PUC-Rio e a Prefeitura de Nova Iguaçu lançaram nesta quarta-feira, dia, 8, na Casa de Cultura de Nova Iguaçu, o novo Atlas Geográfico do município. Destinado a estudantes, o livro é composto pelos mapas Mundi, do Brasil, do Estado e do município. E traz informações sobre densidade demográfica, hidrografia, domicílios, relevo, rodovias, coleta de lixo, abastecimento de água, entre outras coisas.
O Atlas foi impresso pela Imprensa Oficial do Rio de Janeiro, é fruto do “Curso de Formação de valores ético-ambientais para o exercício da cidadania no município de Nova Iguaçu”, ministrado pela PUC, aos professores municipais e estaduais. Com base na pesquisa realizada em 2009, a universidade produziu o livro como apoio da Petrobras, Governo do Estado e Prefeitura de Nova Iguaçu.
Para a secretária de Educação, Sandra Gusmão, o Atlas será um importante instrumento de consulta para alunos e professores. “Nossos alunos terão a oportunidade de conhecer melhor a geografia da nossa cidade”, comemorou a secretária, que parabenizou a PUC e os professores por terem participado do curso de formação que resultou na produção do livro.
Durante a solenidade, o diretor do Núcleo Interdisciplinar do Meio Ambiente da PUC (NIMA), Luiz Felipe Guanaes Rego, anunciou que serão abertas vagas em setembro e outubro para um curso de formação, no Centro de Educação Ambiental da instituição, em Tinguá. Inicialmente poderão participar apenas 50 professores das redes estaduais e municipais e posteriormente será aberto também para os estudantes.
Os 100 mil exemplares do Atlas foram impressos pela Imprensa Oficial do Rio de Janeiro, e é fruto do “Curso de Formação de valores ético-ambientais para o exercício da cidadania no município de Nova Iguaçu”, ministrado pela PUC, aos professores municipais e estaduais. Com base na pesquisa realizada em 2009, a universidade produziu o livro como apoio da Petrobras, Governo do Estado e Prefeitura de Nova Iguaçu.
Cada unidade escolar receberá 100 exemplares que estarão disponíveis como material de apoio para alunos e professores na biblioteca da escola.
“Acho que existe uma dívida histórica. Os mapas são regionais e falta cidadania espacial. As pessoas precisam entender o espaço onde vivem e isto os alunos poderão entender no Atlas.”, disse o diretor do Nima, Luiz Felipe.
Para a professora Marcia Luiza Machado, da Assessoria Técnica de Gestão Pedagógica, o lançamento do Atlas enriquecerá o trabalho dos professores. “Os livros didáticos de geografia não trazem um aprofundamento dos municípios, no caso específico de Nova Iguaçu ou outras cidades. Agora é diferente o aluno vai poder ver no mapa o que o professor relatou”, comemora a professora.
Também participaram do lançamento, o diretor presidente da Imprensa Oficial, Haroldo Zaga, a Coordenadora Regional da Metro I, Neide Fonseca, o secretário de Cultura e Turismo, Anderson Ávila e a gestora de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Vera Abdelquader.

Nenhum comentário:

Postar um comentário