terça-feira, 18 de setembro de 2012

Práticas de planejamento é tema de palestra em Nova Iguaçu


Com o objetivo de proporcionar a troca de experiências entre profissionais, a Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (Semed) promoveu na última sexta-feira, dia 14, Formação  Continuada sobre Práticas de Informática Educativa (ProInfo) da rede municipal de ensino. Realizado no auditório da Universidade Geraldo Di Biase (UGB), o encontro contou com certa de 100 Coordenadores de Aprendizagem e Mediadores Tecnológicos - profissionais responsáveis pelos laboratórios de informativa educativa do ProInfo.
A assessora técnica de gestão pedagógica da Semed, Odenize Monteiro Ferreira, ressaltou que o auditório lotado se deve ao comprometimento que todos os profissionais possuem em relação à educação. “A secretaria de Educação está se empenhando cada vez mais pela melhora da condição de trabalho dos educadores. E esta forte presença de profissionais é o resultado deste investimento”, disse Odenize.
Durante o encontro, profissionais assistiram palestras das professoras da rede municipal de ensino, Adriana da Rocha Monteiro, que atua na Escola Municipal Professora Dulce de Moura Raunheitti e Neiva Menezes, do Centro Municipal de Educação Especial Paul Harris. Elas mostraram o trabalho realizado nas salas de informáticas das respectivas unidades escolares e deram dicas de como trabalhar a informática com os alunos.  
 A professora Adriana Monteiro mostrou o planejamento desenvolvido na escola. Na Dulce Raunheitti foi detectada entre os alunos a dificuldade na leitura e escrita e, com isso, o foco do trabalho foi voltado para esta área. “Fizemos o projeto político pedagógico “Educação e Computador: Uma Ótima Combinação!”. Realizamos um trabalho integrado com a sala de aula com biografias de personalidade, contos, cartas  e produção de textos”, afirmou a professora.
Já Neiva Menezes, mostrou o trabalho realizado no Paul Harris. “A maioria de nossos estudantes são portadores de necessidades especiais. Com isso, o trabalho acaba sendo diferente. Devido a isto, fazemos atividades, como completar palavras, músicas e cantigas, entre outros”, disse Neiva.
De acordo com Tatiana Eliza Carvalho, da Semed, o encontrou proporcionou aos profissionais o entendimento sobre a importância do planejamento no trabalho pedagógico. “O uso dos softwares educativos permite que os nossos alunos aprendam brincando”, concluiu Tatiana.
Professores
Entre os educadores que participaram, o planejamento é uma ferramenta considerada fundamental para o bom desenvolvimento da aprendizagem. Uma delas é a Coordenadora de Aprendizagem da Escola Municipal Paulo Roberto Fiorenzano Araújo, Rita de Cássia da Cruz Araújo. Para ela, o planejamento é o foco principal de cada atividade. “Cada ação precisa ser bem planejada, já que temos alunos de diversas séries e com níveis diferentes de aprendizagem”, disse a Coordenadora. 
 Já Cláudia Patriota Campos, Coordenadora de Aprendizagem da Escola Municipal Aminthas Pereira, afirmou que o planejamento é fundamental para o processo de ensino. “Com o planejamento nossas ações vão direto ao foco. Além disso, vemos os nossos avanços e aquilo que ainda não funcionou”, concluiu Cláudia.

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