segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Horta escolar é sucesso em escolas de Nova Iguaçu

 
 
   Plantar Couve, tomate, jiló, chicória, alface e outras verduras e legumes está entre as lições pedagógicas dos estudantes  de 24 escolas da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu. Na Escola Municipal Abílio Ribeiro, em Cabuçu, o Projeto Aprendendo com a Horta Escolar é um sucesso e tem a participação de 40 crianças. O trabalho tem dado tanto resultado,que algumas vezes esses alimentos são utilizados na própria merenda dos alunos.
De acordo com Márcia Luíza Carvalho, da equipe de educação ambiental da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entre os pontos positivos do programa está o entendimento por parte de pais, alunos e professores da importância da alimentação saudável e rica em nutrientes. “No projeto, os alunos recebem aulas de diversas disciplinas, como português e matemática, mas sem esquecer do cuidado com a horta”, disse Márcia. 
Outro avanço citado por Márcia Luíza foi o incentivo dos pais aos alunos em relação à horta. “Inicialmente, os pais tinham muito preconceito e não queriam que seus filhos manuseassem enxada, pois tinham vergonha. Agora, eles participam ativamente e incentivam os  filhos”, afirmou a integrante da equipe de educação no campo.
Segundo a Coordenadora Político Pedagógica da escola, Elisangela Lopes Soares, a iniciativa começou no ano passado, mas foi a partir de abril desse ano que o projeto alavancou. Houve uma mobilização de professores e toda a equipe pedagógica para que esses alunos começassem a aprender técnicas de cuidados com as plantas. O “Aprendendo com a Horta Escolar” é uma das oficinas do “Programa Mais Educação” do Governo Federal.
Os responsáveis pela horta são os monitores do Mais Educação, que fazem curso de aperfeiçoamento de técnicas de plantio realizado pela Secretária Municipal de Educação (SEMED).  Todo esse conhecimento é repassado para as crianças, que ajudam a preparar a terra, semeiam e depois participam da colheita. E de acordo com a monitora Rosangela Bandeira, o interesse dos alunos é levar todos os produtos para casa.
 “Esse projeto escolar fez os alunos mudarem seus hábitos alimentares. Hoje eles comem couve, chicória, alface, beterraba, quiabo e outros legumes e verduras” declarou ela, acrescentando que a horta é composta ainda por cenoura, mostarda, espinafre, cebolinha, salsinha, pimentão e pimenta.
Para a Coordenadora Político Pedagógica (CPP), Elisangela Lopes Soares, os estudantes são muito dedicados e, todos os dias eles olham o canteiro. “Eles cuidam da horta de segunda a sexta, seguindo uma escala por turmas.”, afirma. verduras.  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário