quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Alunos da rede municipal se apresentam em seminário do MEC


Os alunos da Escola Municipal Manoel João Gonçalves deram um show no Seminário de Educação Integral, realizado semana passada no Palácio Capanema. Eles apresentaram um cordel em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, no evento que reuniu os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro.
Em 2010, o mesmo grupo venceu um concurso Pontinho de Cultura, da secretaria de Municipal de Cultura e Turismo no mesmo ano foi aprovado no edital da Casa da Moeda e da Eletrobrás. Segundo Marcos Covask coordenador artístico do projeto Cordel com a Corda Toda, eles atuam nos bairros da Prata, Monte Líbano e Jardim Tropical.
No bairro Monte Líbano o projeto é desenvolvido na Escola Municipal Manoel João Gonçalves com turmas do 1ºsegmento, que vai até o 5º ano. “O projeto é focado na literatura de cordel e no resgate da cultura popular. Trabalhamos com as crianças atividades ligadas à xilogravura, parte visual e repente. Também incentivamos a escrita a leitura e a arte cênica, através do teatro de cordel e o teatro de mamulengo, as danças populares”, afirmou o coordenador.
A apresentação do cordel visualiza os trabalhos das crianças e monitores e evidenciam as oficinas de teatro desenvolvidas nas escolas. De acordo com Claudia Robledo, da coordenação do Programa Mais Educação, da Secretaria Municipal de Educação, o seminário serviu como troca de experiência entre os municípios. “Foi um evento que evidenciou Nova Iguaçu, não só como referência, mas como um município que está em busca de uma educação integrada”, afirmou Claudia.
O Seminário foi promovido pelo Comitê Territorial de Educação Integral do Estado do Rio de Janeiro e teve como temas: Escola Aberta, Educação Integral e Mais Educação. O evento contou com apresentações culturais das escolas e mesa de debate das diretrizes curriculares da educação integral.
Para João Alberto Chagas Lima consultor da UNESCO e prestador de serviço do MEC, a proposta do Mais Educação é manter uma educação integral em jornada ampliada. “Se nós fossemos esperar uma estrutura ideal para termos uma escola com condições para atender todos os nossos alunos em tempo integral, nós não começaríamos o projeto nunca. Então o programa trabalha com a ideia de território educativo, a cidade como território educador”, esclareceu João.

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