quinta-feira, 18 de abril de 2013

Mais de 12 mil alunos participam do Saerjinho pela primeira vez



Mais de 12 mil alunos da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu participam nesta quarta-feira, dia 18, do Saerjinho. A avaliação diagnostica o desempenho dos estudantes do 5º e 9º nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. As provas com 22 e 26 questões acontecem às 9h, 14h e 19h, com duração de duas horas de duração.

O Convênio com o Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ) foi uma das primeiras medidas adotadas pelo secretário de Educação, Paulinho Leopoldo, ao assumir a Pasta. O objetivo é verificar o nível de aprendizado dos estudantes e a partir do resultado planejar ações como reforço escolar, formação continuada dos professores entre outros caminhos.

“Nova Iguaçu começou a buscar as falhas educacionais em sua rede com diagnóstico preciso. Não podemos continuar tão mal no IDEB. Com os professores capazes que possuímos, vamos modificar esta realidade”, afirmou o secretário. Ele acrescentou  que com relação ao ano passado, são  4 mil alunos a mais acreditando no trabalho realizado pela educação de Nova Iguaçu.

As provas que serão aplicadas em 113 escolas, pelos próprios professores, foram entregues para os diretores das escolas pela Coordenadoria Metropolitana 1 e como num vestibular só podem ser abertas na hora da avaliação. Já os estudantes marcarão as questões no caderno de questões e no cartão resposta, que será entregue ao aplicador.  O próximo Saerjinho acontece em novembro.


Um comentário:

  1. Para o Saerj ser válido como meio de avaliação, a matriz curricular mínima do município deve se adequar à matriz curricular do Estado.
    Vamos pensar nisso para 2014?

    ResponderExcluir